O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira do Mesquita

SUMMARIO

Apresentação de requerimentos e participações. - Foi introduzido na sala e prestou juramento o sr. Wenceslau de Sousa Pereira Lima - Elege-se a commissão administrativa, a do orçamento e a de fazenda.- Approva-se uma proposta do ministerio do reino para que os senhores deputados possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as dos empregos dependentes do mesmo ministerio.

Abertura - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 66 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Abilio Lobo, Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Gonçalves Crespo, A. I. da Fonseca, A. J. d'Avila, A. J. Teixeira, A. M. de Carvalho, Santos Viegas, Pinto de Magalhães, Seguier, Ferreira de Mesquita, Potsch, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Neves Carneiro, Trajano de Oliveira, Augusto de Castilho, Zeferino Rodrigues, Castro e Solla, Barão de Ramalho, Bernardino Machado, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Brito Côrte Real, Conde de Thomar, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Gomes Barbosa, Freitas Oliveira, Jayme da Costa Pinto, J. A. Pinto, Rodrigues da Costa, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, Ponces de Carvalho, J. J. Alves, Amorim Novaes, Elias Garcia, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, J. M. Borges, Sousa Monteiro, José de Saldanha (D.), Lopo Vaz, Luciano Cordeiro, Luiz do Lencastre, Gonçalves de Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.), Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Guimarães Camões, Miguel Candido, Barbosa Centeno, Visconde de Balsemão, Visconde de Porto Formoso, Visconde de Reguengos o Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Moraes Carvalho Sousa e Silva, Cunha Bellem, Mello Ganhado, Carrilho Fuschini, Custodio Borja, Eugenio de Azevedo, Jeronymo Osorio; Ferrão Castello Branco, J. A. Neves, Avellar Machado, Dias Ferreira, Pereira dos Santos, Rosa Araujo, Vaz Monteiro, Pereira de Mello, Julio de Vilhena, Silva e Matta, Pinheiro Chagas, Pedro Roberto, Affonso Pequito, Tito de Carvalho, Visconde do Rio Sado e Wenceslau Pereira Lima.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Agostinho Fevereiro, Azevedo Castello Branco, Pereira Côrte Real, Conde da Foz, Conde de Sobral, Cypriano Jardim, Diogo de Macedo, Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira Junior, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Francisco do Campos, Francisco Patricio, Wanzeller, Arouca, Guilherme de Abreu, Hermenegildo da Palma, Silveira da Motta, Illydio do Valle, Franco Frazão, Ferreira Braga, J. A. Gonçalves, José Bernardino, Borges Faria, José Guilherme, Figueiredo de Faria, José Luciano, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. dos Santos, Pinto Leite, Malheiro, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Guedes Bacellar, Vicente da Graça, Marcai Pacheco, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Martins, Dantas Baracho e Visconde de Alentem.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - A grande deputação encarregada de participar a El-Rei a constituição da camara, e de lhe apresentar a lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidencia e vice-presidencia, desempenhou hoje esse encargo, e foi recebida por Sua Magestade com a costumada affabilidade.

Foi introduzido na sala e prestou juramento o sr. Wenceslau da Sousa Pereira Lima.

EXPEDIENTE

Declarações

Declaro que não compareci á sessão de hontem por motivo justificado. = José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas.

Declaro que, por motivo justificado, faltei ás sessões anteriores, e que, se estivesse presente na sessão de 5 do corrente, teria approvado a proposta em virtude da qual se lançou na acta um voto de sentimento pela morte de Antonio Rodrigues Sampaio e de Augusto Saraiva de Carvalho. - Visconde da Ribeira Brava.
Declaro a v. exa. e á camara que, por incommodo de saude, deixei de comparecer ás duas anteriores sessões. = Custodio de Borja.

Declaro que, desde a abertura do parlamento, tenho comparecido a todas as sessões, sendo completamente inexactas as informações, n'este ponto, do Diario da camara dos senhores deputado s.= Luiz A. Gonçalves de Freitas, deputado pela Ponta do Sol.

Declaro que não compareci á sessão de 8 do corrente por incommodo de saude. = Pinto de Magalhães.

Declaro que, por motivo justificado, não compareci ás sessões dos dias 5 e 8 do corrente mez. = O deputado pelo circulo dos Olivaes, João da Silva Ferrão de Castello Branco.

Declaro que deixei de comparecer a algumas das sessões por incommodo de saude. = A. F. de Castro e Solla.

Declaro que, por motivo justificado, não tenho podido comparecer ás sessões da camara. = E. Pinto Basto.

Declaro que, faltei ás sessões até hoje, por motivo justificado. == José Novaes.
Declaro a v. exa. e á camara que tenho faltado até hoje ás sessões por incommodo de saude. == Manuel Pedro Guedes.

Participações

Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado Mariano de Carvalho tem faltado ás sessões d'esta camara por incommodo de saude. = Luiz de Lencastre.
Participo a v. exa. e á camara que o sr. Manuel Aralla, deputado por Ovar, tem faltado, e ainda faltará a algumas sessões, por incommodo de saude. = O deputado por Estarreja, José Frederico Pereira da Costa.

O sr. Ferreira de Mesquita: - Mando para a mesa dois requerimentos: um de Antonio Ferreira e outro de Frederico Augusto Ferreira Barbosa, primeiros sargentos de infanteria, ácerca da contagem da sua antiguidade.

Peço a v. exa. que dê o destino conveniente a estes dois requerimentos.

ORDEM DO DIA

Eleição da commissão

O sr. Presidente: - Convido os srs. deputados a formularem as suas listas para a eleição da commissão administrativa.