O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 37

JUNTA PREPARATORIA 5.ª SESSÃO EM 28 DE ABRIL DE 1890.

Presidencia do exmo. sr. Joaquim Germano de Sequeira (decano)

Secretarios-os exmos. srs.

Alvaro Possolo
Julio Cau da Costa

SUMMARIO

Apresentam-se, e são appvovados sem discussão. - diversos pareceres eleitoraes. - O sr. Xavier da Cunha manda paru a mesa o seu diploma do deputado eleito. - O sr. presidente nomeia a deputação que deve ir ao paço comprimentar Sua Magestade pelo anniversario da outorga da carta constitucional. - O sr. Santos Crespo apresenta um requerimento, pedindo documentos, por diversos ministerios.

Abertura da sessão - Ás tres horas e tres quartos da tarde.

Presentes, a chamada - 85 Srs. deputados eleitos.

Acta - Approvada.

Não houve expediente.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelos ministerios respectivos, sejam enviados com a maior urgencia a esta junta preparatoria, ou á camara, seja estiver constituída, os seguintes documentos, que devem ser juntos ao processo eleitoral do circulo de Leiria, que está affecto ao tribunal de verificação do poderes:
1.º Copia de toda a correspondencia, quer telegrapbica, quer por meio de officios, trocada entre o governador civil de Leiria e o ministerio do reino, relativamente aos incidentes occorridos na assembléa de apuramento do circulo plurinominal de Leiria.
2.º Copia ou correspondencia telegraphica trocada no dia 9 do corrente mez de abril entre o coronel commandante do regimento de caçadores n.º 6, e o quartel general da primeira: divisão militar, relativamente á entrega dos cofres, que estavam sob a guarda da força publica, e que continham as actas e mais papeis da eleição do circulo de Leiria, e bem assim copia da correspondencia, que porventura haja, com respeito ao sargento commandante da força do caçadores n.º 6, que no dia 7 do corrente expulsou violentamente a mesa legalmente eleita da assembléa de apuramento do referido circulo.
3.° Copia dos relatorios, que devem ter sido apresentados ao coronel do regimento de caçadores n.º 6 pelos commandantes das forças que estiveram de guarda á assembléa de apuramento de Leiria na noite de 6 e nos dias 7, 8, 9 e 10 do corrente mez do abril.
Sala das sessões, da junta preparatoria da camara dos deputados, em 28 de abril de 1890. = Augusto Faustino dos Santos Crespo, deputado eleito.
Mandou-se expedir.

O sr. Sergio de Castro: - Mando para a mesa o parecer, da segunda commissão de verificação, de poderes relativo, ao processo eleitoral pelo circulo plurinominal n.º 40 (Coimbra), concluindo pela approvação da eleição.
Como não houve protestos e o acto eleitoral correu com regularidade, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa o regimento para que o parecer, possa entrar desde já em discussão.
O sr. José Cavalheiro: - Mando para a mesa, por parte da terceira commissão de verificação de poderes, os pareceres sobre as eleições pelos círculos n.ºs 82 (Santarem), 87 (Portalegre), 89 (Beja) e 90 (Odemira).
Como não houve protestos e o acto eleitoral correu com regularidade, peço a v. exa. que consulte a junta sobre se, dispensando o regimento, consente que este parecer entre desde já em discussão.
O sr. Barão de Paço Vieira (Alfredo): - Mando para a mesa, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, o parecer relativo á eleição pelo circulo n.° 27 (Felgueiras), concluindo pela approvação da eleição.
Como não houve protestos e o acto correu com a maior regularidade, peço a v. exa.consulte adjunta sobre se dispensa o regimento para este parecer poder entrar desde já em discussão.
O sr. Alberto Pimentel: - Mando para a mesa, por parte da segunda commissão de verificação de poderes, o parecer relativo á eleição pelo circulo n.° 47 (Penacova).
Como não, houve protestos, peço a v. exa. consulte a junta se dispensa o regimento para este parecer entrar desde já em discussão.
O sr. Teixeira de Sousa: - Por parte da segunda commissão de verificação de poderes, mando para a mesa os pareceres relativos ás eleições pelos circulos n.° 9 (Villa Verde) e 56 (Pesqueira).
Como não consta que n'ella houvesse irregularidades nem protestos, peço a v. exa.consulte a junta sobre se, dispensando o regimento, permitte que estes pareceres entrem desde já em discussão.
O sr. Xavier da Cunha: - Mando para a mesa o meu diploma de deputado eleito pelo circulo n.° 60 (Trancoso).
Peço. a v. exa. que o mande á respectiva commissão.
O sr. Presidente: - Vou nomear a deputação que tem de ir ámanhã, ao paço comprimentar Sua Magestade El-Rei pelo anniversario da outhorga da carta.
A deputação é composta, alem da mesa, dos srs:

Pedro Augusto de Carvalho.
Alberto Augusto de Almeida Pimentel.
Alfredo Mendes da Silva.

ntonio Eduardo Villaça.
Antonio Sérgio da Silva e Castro.
Barão de Paçô Vieira (Alfredo).
Carlos Lobo d'Avila
Elvino José de Sousa e Brito.
Fidelio de Freitas Branco.
Joaquim Teixeira de Sampaio.
José Bento Ferreira de Almeida.
Eduardo de Jesus Teixeira.
José Freire Lobo do Amaral.

O sr. Ministro da Instrucção Publica (Arroyo): - Participo á junta que Sua Magestade recebe a deputação ámanhã, pela uma hora da tarde, no real paço da Ajuda.

Página 38

38 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Leram-se na mesa os seguintes pareceres:

PARECER N. ° 73

Circulo n.º 56 (Pesqueira)

Senhores. - Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 56 (Pesqueira). A vossa commissão, depois de ter examinado convenientemente o processo, verificou que o numero real dos votantes foi do 5:728, tendo obtido:

Eugenio Augusto Ribeiro de Castro (juiz de direito) 2:811 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral, 2:036 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 400 votos
Joaquim Alves Matheus. 98 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins. 97 "
Anselmo do Assis Andrade. 95 "
José Augusto Correia de Barros . 95 "
Julio Cesar de Abreu e Sousa. 95 "
Álvaro Ferraz (Castellões) . 1 "

Os actos eleitoraes correram com regularidade, e por isso a vossa commissão é de parecer que seja proclamado deputado pelo circulo n.° 56 (Pesqueira) o cidadão Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, juiz de direito, que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala das sessões, 26 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = Alberto Pimentel = Sergio de Castro = Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa, relator.
Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 74

Circulo n.° 47 (Penacova)

Senhores. - A vossa commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo n.° 47 (Penacova), reconheceu que foi do 5:250 o numero dos votantes, havendo, porém, seis listas brancas, sendo portanto do 5:244 o numero do votos entrados em todas as assembléas do circulo, os quaes votos recaíram nos seguintes cidadãos:

Bacharel Fortunato Vieira das Neves 3:056 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 900 "
Francisco José de Medeiros 300
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 200 "
Caetano Pereira Sanches do Castro (general) 300 "
Joaquim Alves Matheus. 436 "
Bernardino Pereira Pinheiro. 41 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 8 "
Emygdio Julio Navarro. 1 "
Dr. Antonio Luiz de Sousa Henriques Secco 1 "
José Joaquim da Paixão. 1 "

E tendo o acto eleitoral corrido regularmente e sem protestos, a vossa commissão é de parecer que a eleição seja approvada e proclamado deputado o cidadão Fortunato Vieira das Neves, que apresentou o seu diploma.
Sala da commissão, 23 de abril de 1890. - Ferreira de Almeida = Teixeira de Sousa = Santos Viegas = Sergio de Castro = João de Paiva = Alberto Pimentel, relator.
Foi approvado.

PARECER N.° 73

Circulo n.° 90 (Odemira)

Senhores. - A vossa commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo uni-nominal de Odemira n.° 90.
Pelo exame do processo viu-se que o numero de vontantes foi 3:528.
Numero real de votos, 3:452.
Sendo votados os seguintes cidadãos:

Bacharel João de Paiva. 2:663 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 322 "
José Jacinto Nunes 266 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 200 votos
José Augusto Correia de Barros 1 votos

E tendo o acto eleitoral corrido com toda a regularidade e sem protestos, a commissão e de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado bacharel João de Paiva, o qual apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da commissão, 25 do abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sen discussão.

PARECER N.° 72

Circulo n.° 87 (Portalegre)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 87 (Portalegre), e examinando-o reconheceu que o numero total de votantes foi do, 14:920, E foram votados os seguintes cidadãos:

Frederico de Gusmão Corrêa Arouca. 10:573 votos
Manuel Francisco Vargas. 8:414 "
Manuel de Assumpção. 8:216 "
Carlos Lobo d'avila. 5:429 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 2:356 "
Anselmo de Assis Andrade. 1:928 "
Conego Joaquim Alves Matheus. 1:864 "
Francisco José Medeiros. 1:851 "
Caetano Pereira Sanches de Castro. 1:481 "
Julio Carlos de Abreu e Sonsa. 1:149 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:042 "
José Augusto Correia de Barros. 745 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins. 726 "
Bernardino Pereira Pinheiro. 320 "
Guilhermino Augusto de Barros. 205 "
Dr. Manuel de Arriaga. 24 "
Bernardo Pereira Pinheiro. 22 "
Visconde de Alter. 21 "
Emílio de Sousa de Mendes Leal 21 "
Dr. José Frederico Laranjo. 10 "
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal. 9 "
Eusebio David Nunes da Silva. 9 "
D. José de Alarcão. 8 "
Antonio Luiz Tavares. 7 "
José Henriques Tierno. 6 "
Antonio Alves de Sousa. 6 "
Adriano Emilio de Sousa Leal. 6 "
Manuel de Sá Pereira. 2 "
José Maria Latino Coelho. 2 "
Caetano Augusto Sarzedas. 1 "
Manuel da Silva Vargas. 1 "
Diogo da Fonseca Archioli. 1 "
José Jacinto Nunes. 1 "
José Simões Dias 1 "
Francisco de Paula Santa Clara. 1 "
1oaquim Rodrigues de Freitas. 1 "
Antonio Ennes. 1 "
Manuel Caldeira Gaiola. 1 "
Francisco Felisberto Dias Costa. 1 "
Francisco Manuel Homem Christo. 1 "
José da Cruz. 1 "

Página 39

SESSÃO DE 28 DE ABRIL DE 1890 39

José Jeronymo dos Reis e Silva. 1 votos
Luiz Lucio Lopes do Couto, 1 "
José Augusto de Correia Barros. 1 "
Antonio Maria Malape. 1 "
José Frederico de Gusmão Correia Arouca. 1 "
João Henriques Tierno. 1 "
A. A. Serpa Pinto. 1 "

E porque o acto eleitoral correu coar toda a legalidade e este circulo elege quatro deputados, visto terem sido mais votados os cidadãos Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Manuel Francisco Vargas, Manuel de Assumpção e Carlos Lobo d'Avila, é a vossa commissão de parecer que sejam approvada a eleição do circulo n.° 87 (Portalegre), e que sejam proclamados deputados os mencionados cidadãos Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Manuel Francisco Vargas, Manuel de Assumpção e Carlos Lobo d'Avila, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal.
Sala das sessões em 26 de abril de 1S90. = Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 69

Circulo n.° 40 (plurinominal de Coimbra)

Senhores. - A vossa commissão do verificação do poderes fez exame do processo eleitoral do circulo n.° 40 (plurinominal de Coimbra), que, nos termos da lei de 21 de maio de 1884, é representado em côrtes por tres deputados. - A commissão verificou que o numero total dos votantes nos quatro concelhos de que se compõe o circulo foi de 12:640, distribuídos pelos seguintes cidadãos:

Conselheiro Emygdio Julio Navarro. 6:675 votos
Conselheiro Francisco de Castro Mattozo da Silva Corte Real. 610 votos
Dr. João José Dantas Souto Rodrigues. 4:072 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 1:857 "
General Caetano Pereira Sanches de Castro. 1:640 "
Alberto Affonso da Silva Monteiro. 1:021 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral. 861 "
Francisco José de Medeiros. 707 "
Joaquim Pedro do Oliveira Martins. 351 "
Anselmo de Assis e Andrade 350 "
Dr. José Joaquim Pereira Falcão. 245 "
Dr. Bernardino Pereira Pinheiro. 82 "
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal. 12 "
José Pedrozo de Lima 7 "
Conego Joaquim Alves Matheus. 6 "
Manuel Miranda. 3 "
Bento José Ladeiro 3 "
Carlos Zephirino Pinto Coelho. 2 "
Antonio Pereira da Cunha. 1 "
Antonio Rodrigues Pinto. 1 votos

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, e porque foram mais votados os cidadãos conselheiro Emygdio Julio Navarro, conselheiro Francisco de Castro Mattozo da Silva Côrte Real e dr. João José Dantas Souto Rodrigues, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal, é a vossa segunda commissão de parecer que sejam proclamados deputados.
Sala das sessões da segunda commissão de verificação de poderes, em 28 do abril de 1890. = Ferreira de Almeida = João de Paiva = Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa = Alberto Pimentel - Sergio de Castro, relator.
Foi approvado sem discussão.

PARECER N.º 67

Circulo n.º 9 (Villa Verde)

Senhores. - Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 91 (Villa Verde), e, depois de convenientemente examinado, verificou que o numero total de votantes foi de 7:316, e que o resultado da votação foi o seguinte:

Augusto da Cunha Pimentel. 3:853 votos
Visconde da Torre. 3:458 "
Listas brancas 7 "

O acto eleitoral correu com regularidade em todas as assembléas do circulo, e contra a validade da eleição não houve protesto algum.
A vossa commissão é de parecer que seja proclamado deputado pelo circulo n.º 9 (Villa Verde) o cidadão Augusto da Cunha Pimentel, que obteve a maioria dos votos e que apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala das sessões, 28 de abril de' 1890. = Ferreira de Almeida = Alberto Pimentel = Sergio de Castro = Santos Viegas - João de Paiva = Antonio Teixeira de Sonsa, relator.

Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 70

Circulo n.º 89 (Beja)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando o processo eleitoral do circulo n.° 89 (Beja), verificou que o acto eleitoral correu com regularidade e legalidade, recaindo a votação nos seguintes cidadãos:

Conselheiro Pedro Victor da Costa Sequeira. 7:363 votos
Tenente coronel José Estevão de Moraes Sarmento 5:538 Votos
Dr. Antonio Fialho Machado. 4:461 "
Antonio José Pereira Borges 3:403 "
Bernardino Pereira Pinheiro. 1:097 "
Joaquim Alves Matheus. 626 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal. 593 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 496 "
Anselmo de Assis Andrade. 486 "
Francisco José de Medeiros 220 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Cabral. 213 "
Heliodoro Salgado 47 "
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal. 44 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins. 10 "
Guilhermino Augusto de Barros 3 "
José Jacinto Nunes 2 "
João de Almeida Pogeiro. 2 "
Caetano José da Fonseca. 2 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa. 2 "
José Maria Latino Coelho. 1 "
Dr. Bernardino Pereira. 1 "
Visconde da Boa Vista. 1 "
Antonio José Pereira. 1 "
Adolpho Augusto de Almeida Doria. 1 "
Bernardo Antonio dos Santos. 1 "
Fernando Guedes Guilherme Pimenta

E porque este circulo elege tres deputados e foram mais votados os cidadãos conselheiro Pedro Victor da Costa Sequeira, tenente coronel José Estevão de Moraes Sarmento e dr. Antonio Fialho Machado, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e que sejam proclamados deputados os mencionados cidadãos Pedro Victor da Costa Sequeira, José Estevão de Moraes Sarmento e Antonio Fialho Machado.
Sala das sessões, era 26 de abril de 1890. = Joaquim

Página 40

40 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.

Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 68

Circulo n.º 27 (Felgueiras)

Senhores.- Á vossa primeira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral relativo á eleição do circulo n.º 27 (Felgueiras). Do seu exame verificou que o numero total de votos em todo o circulo foi de 24:043, distribuídos da seguinte fórma:

Feliciano Gabriel de Freitas 6:083 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 4:008 "
Francisco José de Medeiros 2:712 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 2:200 votos
José Augusto Correia de Barros 2:200 "
Joaquim Alves Matheus 2:000 votos
José de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 2:053 votos
Guilhermino Augusto de Barros 1:506 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 300 votos
Julio Carlos de Abreu e Sonsa 977 votos
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal 4 "

E como não houve no acto eleitoral nem protestos nem reclamações, é parecer da vossa commissão que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão Feliciano Gabriel de Freitas, que foi o mais votado e apresentou o seu diploma na fórma legal.
Sala das sessões da primeira commissão, em 28 de abril de 1890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = Luciano Monteiro = José Estevão de Moraes Sarmento = Sebastião de Sousa Dantas Baracho = Marcellino Mesquita = Barão de Paço Vieira (Alfredo) relator.
Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 71

Circulo n.° 82 (Santarem)

Senhores. - A vossa commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 82 (Santarem) e examinando-o, reconheceu que o numero total dos votantes foi de 13:923, e foram votados os seguintes cidadãos:

Arthur Mendes Pedrozo 5:291 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho 5:274 votos
Antonio José Ennes 3:986 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 1:627 votos
José Maria Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:595 votos
Anselmo de Assis Andrade 1:579 votos
Joaquim Alves Matheus 1:317 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 1:248 votos
José Augusto Correia de Barros 1:209 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:060 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 1:038 votos
Guilhermino Augusto de Barros 976 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 765 votos
Anselmo Augusto da Costa Xavier 728 votos
Francisco José Medeiros 150 votos
Francisco Felisberto Dias da Costa 2 "
Julio Cesar da Silva Caldas 1 votos

E porque o acto eleitoral correu com toda a regularidade, e este circulo elege tres deputados, visto terem sido os mais votados os cidadãos Antonio Mendes Pedrozo, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Antonio José Ennes, é a vossa commissão de parecer que seja approvada a eleição do circulo n.º 82 (Santarem) e que sejam proclamados deputados os referidos cidadãos, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal.
Sala da commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos de Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvação sem discussão.

O sr. Santos Crespo: - Mando para a mesa um requerimento pedindo documentos que hão de ser juntos ao processo eleitoral relativo á eleição do circulo de Leiria, processo que se acha affecto ao tribunal de verificação de poderes.
O requerimento vae publicado a pag. 37 d'este, Diario.
O sr. Presidente: - Manda-se expedir. A ordem do dia para quarta feira é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e um quatro.

O redactor = Sá Nogueira.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×