O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[53]

Pescarias.

Senhores Rodrigo de Sousa Castello Branco,Manuel Meixo Duarte, pereira Brandão

Petições.

Senhores Rebella Leitão , Antonio Vicente ,Manoel Ahiro ,Pereira do Carmo, Fernandes Pinheiro.

Policia das Cortes.

Senhores Presidente, Secretario mais votado, Jorge d´Acilez, Luiz da Cunha , Galvão Palma.

Redacção do Diario.

Senhores Pato Moniz, Joaquim Anastacio Mendes Velho, Joaquim Placido Galvâo Palma , Rocha Loureiro, Boto Pimentel.

Redacção das Leis.

Senhores Pato Moniz, Felgueiras Junior ,Basilio Alberto.

Saude Publica.

Senhores Derramado, Soares Franco.

Ultramar

Senhores Bispo do Pará, Betford, Domingos da Conceiçõa, Manoel Patricio, João Manoel Branco, Pessanha, Pimente de Aguiar.

Pora o regimento interior das Cortes.

Senhores Pato Moniz, Campos, Rochas Loureiro

Francisco Soares Franco; Nuno Alvares Pereira Pato Moniz; Francisco Xavier Monteiro; Manoel Borges Carneiros;José Liberato Freire de Carvalho Carneiro ; Carvalho.

O Sr. Campos: - Além das Commissões propostas eu lembro outras, que me parece muito necessaria; tal he uma Commissão de beneficencia. A cada passo nos fichamos interceptados na rua por uma multidão de pobres , e ainda que não todos o sejão verdadeiramente, e que n'uns seja vicio, o que n´outros he intigencia verdadeira, seja pelo mesmo necessario estabelecer uma Commissão, não só para proporcionar auxílios aos verdadeiramente inuteis e indigentes, sermos tambem para proporcionar trabalho aos que são robustos, e livrar a sociedade dos crimes que por sua oerosidade podem commetter.

O Sr. Soares Franco: - Este ramo pertence á commissão de saude publica: a Commissão anterior apresentou um projecto a este respeito, e talvez seja adoptado pela nova Commissão.

O Sr. Presidente propoz a votos a moção do Sr. Campos, e resolveu-se, que suppra a Commissão de saude publica.

O Sr, Freire: - Proponho tambem, Sr. Presidente que se nomeie uma Commissão especial, que deve ter lugar entre as Commissões geraes , para formar o regulamento dos administradores o contadores das provincias.

O Sr. Soares Franco: - Ha certas Commissões especiaes, de que a Commissão encarregada de propor os membros para as geraes não julgou devia tomar conhecimento, como por exemplo esta, a do tribunal supremo de justiça, e outras, que são meramente especiaes, e que por tanto não competia á Commissão propor os seus membros; porque acabão desde que apreseritão aquillo de que forão incumbidas.

O Sr, Serpa Machado: - A experiencia tem feito conhecer, que para a regularidade dos trabalhos he melhor que haja antes mais Commissões permanentes que erear especiaes. Em quanto ao regulamento para os contadores parece, que a Commissão ao propria para incumbir-se delle he a Commissão de fazenda : para o do tribunal de justiça, deveria ser a de legislação: e assim em geral se poderão incumbir ás Commissões geraes aquelles negocios que fossem mais proprios dos ramos para que forão nomeados, e evitar as Commissões especiaes; pois álem de que assim he melhor para a regularidade dos trabalhos, como os membros do Congresso não são muito, e tem de estar empregados nas Commissões geraes, lhes faltaria tempo para accudir a estas, se fossem empregados nas especiaes.

O sr. Freire, fez novamente conhecer o util que sera nomear a Commissão que tinha proposto, e tendo-se tomado votos se resolveu, que se nomeasse.

Popoz o Sr. Presidente o modo de approvar a lista, se em grosso, ou em escritinio secreto sobre cada uma das Commissõespor Commissão.
O Sr. Serpa Machado disse: Parecia-me melhor que se differisse para amanhã a decisão deste negocio para que se alguma Srs. Deputados não se julgassem com bastante forças para desempenhar os encargos que selhe dão . podessem fazer suas declarações.
O sr. Pereira do Carmo:- A qualquer Deputado deve ficar salvo reclama suas demissão, quando julgue que não deve pertencer á Commissão que se lhe destinou.

O Sr. Xavier Monteiro: - Este direito de reclamar não deve ser nem muito extenso, nem muito restrieto: se he muito extenso, poderá dar-se o caso de que fiquem algumas Commissões sem membros. Dessas reclamações poderão ser admittidas algumas, mas he muito preciso que o Congresso pondere a solidem das razões que se expõem para pertender a exclusão de uma Commissão; porque como isto he um nus , e não um despacho, admittidas as escusas, ficaria talvez inutil o trabalho da Commissão que foi incumbida de as propor.

O Sr. Serpa Machado : - He verdade ; mas tambem he necessario, que os membros estejão nellas á sua vontade, e escolhão a repartição para que tem mais propenção; porque de outro modo nada farão , e padecerá o serviço publico.

O Sr. Pato Moniz: - Parece-me que se está manifestando uma theoría a respeito de Commissões,