O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

porque todos nós estamos ápprovando a nossa eleição. (Apoiado.) \

O Sr. J, A. de Magalhães\—Na conformidade do que disse o Sr. Secretario, o Parecer diz que esses

O Sr. Presidente: — Eu vou pôr á votação o Parecer da Commissâo incluindo lambem o Sr. Manoel Bento Rodrigues, 1.° Substituto por Coimbra.

Foi approvado.

Ordem do dia. — Eleição da Mesa'.

O Sr. Presidente:—-Vai proceder-se á eleição de Presidente; o Sr. Secretario vai fazer a chamada para a votação.

Tendo entrado na urna 87 listas, sabi» eleito com a maioria absoluta de 46 votos o Sr. José Caetano de Campos.

Em seguida passou-se á eleição de Vice-Presiden-te, e tendo entrado na urna 85 listas sahiu eleito com a maioria absoluta de 45 votos o Sr. António Manòd Lopes Vieira de Castro.

Passou-se á eleição de Secretários, e Vice-Sécre-tarios. e lendo entrado na urna 84 listas sahiram eleitos co;n a maioria absoluta os Srs. Custodio RebeU lo de Carvalho com 63 votos, Manoel Justino Marques Murta corn 45, João Alexandrino de Sousa Queiroga com 44, e António Caiado d'Almeida com 44.

Finda esta eleição disse /

O Sr. Presidente:—Em virtude da Constituição da Monarcbia Portugueza, e pela nomeação do Presidente, edo Vice-Presideníe. e Secretários, estãocon-cluidas as funcçõcs-da Mesa provisória, e acha-se esta dissolvida, e rogo aos Srs., que compõem a Mesa queiram vir occupar esles logares.

O Sr. José' Caetano de Campos passou a tomar o logar da Presidência ; o Sr. Custodio Rebello da Carvalho o de 1.° Secretario, e o Sr. Manoel Justino Marques .Murta o de S.°

O Sr. Presidente:—Srs. Deputados! Não posso deixar de vos exprimir a minha profunda gratidão pela distincta honra que acabo de receber , nomeando-me vosso Presidente, logar que requer qualidades e talentos eminentes, que eu não possuo, e que mal poderei desempenhar, principalmente depois de ter sido occupado pelo nosso digno, e respeitável Decano. Pore'm empregando todas as minhas forças no desempenho dos meus deveres, e mostrando em todos os meus actos urna inteira e firme imparcialidade, espero corresponder a confiança que em min) tendes depositado, e merecera vossa benevolência. (Apoiados.)

Na forma do Regimento devemos agora prestar juramento, collocando-se para esse fim urna mesa no plano da sala, mas como não temos uma formula para eile, parece-me que se poderia adoptar a que se acha no Regimento das Cortes de 1826, substituindo « Constituição de 1838 » ás palavras « Car» ta Constitucional. »

A Camará approvou esta formula, e coílocada en» tão uma mesa em frente da Mesa da Presidência, e sobre ella os Santos Evangelhos, desceu o Sr. Presidente a prestar o seguinte juramento: Juro ser in-' violavelmenle fiel á Religião Catholica .Romana , ao Hei y d Nação, e á Constituição, e concorrer quanto em mim couber para a formação de leis justas, e sabias, que hajam de fazer a prosperidade dos Povos, a gloria da Mainha, e o esplendor do Estado. Juro outro sim , como Presidente da Camará, desempenhar quanto me per mil tirem minhas faculdades os deveres que me impõe tão honroso cargo,

Em seguida passou o Sr. Presidente a deferir o juramento aos Srs. Secretários, e depois a todos os Srs. Deputados presentes; findo o que occupou novamente a cadeira da Presidência, e disse:—Estácons-, tituida a Camará dos Srs. Deputados.

O Sr. Fonseca Magalhães: — Mando para a Mesa um Parecer da Commissâo de verificação de Poderes, sobre os diplomas dos Srs. Deputados Substitutos Manoel Bento Rodrigues, por Coimbra, José' Maria Xavier d'Araújo, por Vianna, e João Pedro Soares Luna', por Lisboa, os quaes a Commissâo acha legaes, e que portanto devem ser proclamados Deputados os ditos Srs. ' Posto á votação foi approvado.

O Sr. M. A. de Pasconccllos: — Lembra-me, Sr. Presidente^ que nos havemos ver muito embaraçados na nomeação de Cornmissões, porque não conhecemos todos ainda bem uns aos outros; e para obviar a esse inconveniente seria bofn que se mandasse imprimir a lista dos Srs. Deputados, para amanhã ser distribuída pela Gamara.

O Sr. Presidente: — Estão fora da Sala alguns Srs. Deputados, cujos Diplomas foram agoraapprovados ; -é necessário que se não interrompa a sua entrada, e peço aos Srs. Vice Secretários que tenham a bondade de os acompanhar.

Foram introduzidos na Sala os Srs. José' Maria Xavier d'Araújo, e João Pedro Soares Luna, que prestaram juramento, e tomaram assento.

O Sr. Presidente:-.— O Sr. Manoel António de Vasconceílos fez uma proposta, para que se mande imprimir a lista dos Srs. Deputados; eu vou propô-ia á votação.

Foi approvada.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã é a nomeação de Commissões; principiando-se pela que ha de preparar a resposta ao discurso doThrono.

O Sr. Ferreira de Castro: — Parece-me que seria bom nomear-se hoje a Deputação que ha de ir com-tnunicar a S. Magestade que esta Camará se acha definitivamente constituída.

O Sr. Presidente: — Pôde ficar para amanhã por isso que ainda S. Magestade ha de destinar o dia, em que a recebe, e a hora está adiantada. (Apoiados). Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas menos um quarto da tarde.