O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Presidente: — Eu disse quejn^p^recia que a Camará queria1 gueJse^dgpidísse o desempate pela sorte , confortiíe já se decidiu em outras votações...

O Sr. Gòrjdo: — Logo V. Ex.a consultou a Camará de certo modo"; e porque eu votaria contra, por isso perguntei se V. Ex.a propoz: mas tendo havido decisão para todos os casos idênticos, nada ha que. oppor ,-(apoiado).

O Sr. Presidente : — Vai eleger-se a Com missão :d'Instnicção Publica, que consta de 7 membros.

Preenchidas as formalidades do estiílo, tendo entrado na'urna 96 listas, saíram eleitos os Srs. José' Alexandre de Campos com 57 votos, Garrett com 55, Silva Costa com 53, Ferrer com 51 , Manoel Bento com 49. e Moniz com 49.

O Sr. Presidente: —Vai correr segundo escrutínio para um membro que falta.

Apuradas 89 listas que-entraram na urna, saiu eleito o Sr. Aguiar com 39 votos.

O $!r. Presidente: —Vai eleger-se a Com missão d'Estatística, que'.ha de constar de 7 membros.

Apuradas 90 listas, quê haviam entrado na urna, saíram eleitos os Srs. Pestana com 50 votos, e -Ferreira de Castro com 46, nenhum dos outros Srs. teve maioria absoluta. .

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã, e' o segundo escrutínio para esta Commissão, e a nomeação das demais: está levantada a Sessão. Eram quatro horas e um quarto.

N.° 6.

Presidência do Sr. Guilherme Henriques.

9 te

Abertura'—Pouco antes do meio dia.

Chamada. — Presentes 87 Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Barreio •Ferraz, Galafurã, Mottà Pimmlel, Corrêa de Sá, Teixeira de dguillar. Bispo Conde, JTeiga^ Sousa Guedes, Dias de sízevedo, Queiroga, Mascaranhas Netto , Luna , Castro Portugal, f^elloso da Cruz, Borges Peixoto, Ferreira de Castro, Henriques Ferreira, Fontoura, Silva Pereira, Pinto Soares, Mou-Kinho da Silveira, Pimenta, Colmieiro, Ferreira Cabral, Leite Pelho* e Xavier Botelho.

jícta — approvada sem discussão..

Q Sr..Secretario Rebello de Carvalho deu conta de um officio do Sr. Deputado Borges Peixoto, em que participa que pelo seu máo estado de saúde não pôde já tomar parte nos trabalhos da Camará; — A Camará ficou inteirada.

O Sr. Leonel:—Sr. Presidente, todos nós sabemos que a Commissão , que foi encarregada de apre-s.entar a resposta ao Discurso do Throno, já trabalha nessa matéria: e' natural que esse Projecto hão tarde muito a apparecer, e e' conveniente certamente , (creio que a Camará está de acordo a esse respeito) que a sua discussão, eapprovação, não se demore muito. Eu preciso alguns documentos do Governo , para me preparar para a discussão, pelo menos em alguma parte ; por isso vou fazer á Camará um requerimento a pedir esses documentos, e desde já declaro que peço também a. sua urgência.

Requerimento. — Requeiro que ao Governo, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, se peçam copias de dous despachos do mesmo Ministério, expedidos em 1816, um errí Abril a Cypriano Ribeiro

1840.

nicação do Governador Geral d'Angola, ou d'outro empregado, ou particular sobre'este mesmo objecto. - .

Requeiro "igualmente que pelo Ministério da Ma" rinha gê peça copia de um protesto assignado aos 16 de Dezembro do anno passado, no Tribunal do Commcrcio Nde Primeira Instancia "de Lisboa, por António de Barros Valente, e João Pedro Marques, Capitão e sobre carga do Navio Portuguez Maria •Cariota, appresado nas Costas do Brasil por um Na-' vio de Guerra Inglez ; e se o Ministério da Marinha se não julgar competente para fazer está remessa, requeiro que faça a necessária communicação á Secretaria d'Estado a que pertencer.

Sendo-me precisos todos estes papeis para a discussão da resposta ao Discurso do Throno , requeiro que isso se declare a cada um dos Ministérios mencionados; pedindo-lhes a brevidade da remessa dos papeis. — Leonel Tavares Cabral.

Peço que se declare urgente pára ser votado hoje mesmo (apoiados).

Vou fazer outro Requerimento para se pedir ao Governo copia do Requerimento quê me consta elle lá tem, dos catholicos residentes em Bombaim, e outros logar.es da Ásia, que foram em outro tempo Portuguezes, e que são hoje Inglezes , a queixarem-se d*algum procedimento do Governo Inglez, violando um tractadq feito por occasião dó casamento da Infanta D. Gatharina: não me lembra agora a. sua data, mas creio que todos a sabem: vou fazer o Requerimento.

O Sr. Silva Sanckes : —• Aproveitarei esta occasião para também requerer que se peça ao Governo, para o mesmo fim, que remetia com urgência a esta Camará os Relatórios,-que os Administradores Ge-raes devem,^ter^mandado ao Ministério do Reino,

Freire, outro em Outubro ao Conde de Paimeltar^em virtude das Portarias, Circulares de 5 e 11 de

(hoje o Sr. Duque do mesmo titulo) Ministro,da nossa Corte na de Londres, ordenando-lhes que reclamassem do Governo Inglez a entrega da Cidade de Columbo na_Jiha.-do Ceiíãov ^ -—::._;. /_ JB-eqireiro mais que pelo Ministério da Marinha se peçam copias de uma Representação da Camará de Loanda, na qual entre outros objectos se menciona o procedimento do Navio de Guerra Columbinc contra dous Navios Poituguezes, e de qualquer coinmu,.

Outubro próximo passado; assim como a Portaria de 14 de Setembro e lastrucções que a acompanha, dirigida aos Administradores Geraes de Coimbra, Vi-zeu, Guarda, eCastello-Branco : e a Nota do Barão da Ribeira de Sabrosa dirigida ao nosso Ministro Plenipotenciário residente em Londres, e o protesto feito pelo mesmo Ministro contra o atlentado com-mettido na nossa Possessão ou Ilha de Bolama: eu vou reduzir tudo isto a escripto, e espero que tudo -. " •' 3