O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(12 )

(•vazes: — é verdade — é exactissimo.) Também estou persuadido , que este negocio não é menos grave, e eu o supponho ainda mais grave que o outro; e igualmente estou persuadido, que se algum dos Srs. Ministros estivesse presente, não deixaria de tomar nesta occasião um arbítrio igual áquelle: neste caso não sei o que a Camará resolverá fazer a este respeito , mas eu entendo, que pelo menos, a Camará está no direito de comtnunicar ao Governo, que este negocio se acha affecto a ella , e então o resultado dessa commumcação ser«a , que o Governo obrando com prudência., suspenderia o seguimento da Portaria, ate' que a Catraia resolvesse o negocio pela maneira porque constitucionalmente lhe compete decidir.

O Sr. Presidente:—Manda-se vir a Acta pira se fazer a sua leituia, se o Sr. Deputado ainda insiste,

O Sr. A. Albano:— A explicação, que acabou de dar o Sr. Deputado, é exactamente o que se passou ; mas eu queria que isso constasse ofticialmenie: Se os Membros desta Camará estão lembrados do que se passou naquella e'pocha , hão-de ler na sua memória que exactamente se passou o que acabou de dizer o Illustre Deputado: — Um dos Ministros da Coroa estava presente, e encarregou«se de corn-municar ao seu Collega da Repartição, a que pertencia o negocio em questão, e em consequência sus-pendêo-se a execução da medida; mas qualquer que seja a resolução da Camará, para melhor convicção e cabal conhecimento de todos que se achão presentes, parecia-me muito conveniente que a Acta fosse Jida.

O Sr. Seabra : — Entrei agora , e não sei bem se ha proposta feita sobie esta matei ia: O Sr. Deputado Soure fallou neste objecto , ruas não sei se fez alguma moção ; mas no entanto parece-»ine indispensável , que se tome uma resolução. Também iiiC consta que não obstante a reclamação feita, «e continua n'um procedimento, que se considera (Ilegal; não sei se o e', nem se o não e', porqoe ainda a Camará não tomou 'conhecimento delle, nem eu ainda o examinei com miudeza ; potein houve.esta reclamação, e a Camará decidio sobre o Parecer da Commissão da Administração Publica, que se pedirem ao Governo esclarecimentos :. estes esclarecimentos, segundo depois se explicou, deviào importar a opinião do Govei no sobre o que se tinha feno ; agora ha urua nova instancia, e a Camará e cha-jmada a tornar urna resolução sobre ella, e parece-me que esía nova instancia tem em vista^o sustar a contin«ação do procedimento, A Camará na realidade não pode tomar decisão nenhuma sôbie este objecto, que tenha urn effeilo prompto, e um resultado e&c

O Sr. Suure: — Sr. PresiderHe, eu disse logo que não me attrevia a fazer uma indicação no sentido em que^fallei . (í/o%es, e' verdade) salvo se a Camará tivesse a respeito d'utn negocio similhante ado-

ptado já algum precedente. Eu sou muito respeitador das formulas; (apoiados) quando eu entender que

O Sr. Presidente: — Como o Sr. Soure para fazer a sua indicação, depende da verificação d'iun facto, vai lèi-se a Acta relativa a esse facto; se depois o Sr. Deputado insistir em fazer a sua Pró-„ posta, continuaiá a discução; se a não quizer fazer, passamos a diai.te. (Leu-se a Acta.)

O Sr. Soure:—Estou satisfeito, não faço a indicação.

O Sr. Seabra: — Tenbo eu a fazer um Requerimento, porétn este e', para que o negocio fique ad-diado , até que esteja presente algum dos Srs. Ministros: se o Ministério não appaiecèr, ou algum, de seus Membros, não deixará com tudo de ter conhecimento do que se tem passado nesta Camará, e tibrará por tanto como, e segundo entender que deve obrar; o que me lemito a pedir por agora, é o addiamento da questão.

O Sr. Presidente: — Não ha Proposta nenhuma em discussão, que se possa addiar; por consequência está na mão do Sr. Deputado pedir a palavra na occaf.ião em que estiver presente algum dos Srs. Ministro».

O Sr. Seabra: — Pois bem , peço a palavra a V. Ex.a, para quando esteja presente algum dos Srs. Ministros.

O Sr. Presidente: — A Camará tem agora a deliberar, se quer eleger por escrutínio a Cornmissâo de Petições. (f^ozes — a Mesa.)

A Camará decidio que a Commissão de Petições fosse eleita pela Mesa.

O Sr. Presidente:—Segue-se a nomeação da Commissão Diplornolica, que tem sido sempre eleita pela Camará (e composta de 7 Membros.)