O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(1
' )
todos os que se dedicaram á Administração, póde-se dizer que são gárrulos porque não aprendernin na Universidade, por isso que a Universidade não tem estudos para isso; nem na Universidade, nem na Escola Polytechnica, nem em parle nenhuma'ha aquillo que conslilue um Curso de Estudos Administrativos, como é necessário para habilitar os individuos que se dedicam a estes empregos importantes; faltam os estudos lheoricos, e faliam os estudos práticos.
E lorno a dizer —honro e respeito muilo a Classe dos Bacharéis, e Alumnos das Academias, porque se os não honrasse, não me honraria a mim, mns digo que o facto de uma Carta de Approvaçâo Académica não conslilue Sciencia, apenas indica que tem habilitações para alcançar a Sciencia. Sr. Presidenle, lambem desejaria, e é para isso que veio esta questão, que se marcassem duas classes diversas de Empregados, e de habilitações exigidas, pnra a Secrelaria da Alarinha e Ultramar, que se consignasse o principio das habilitações Académicas, mas que so consignasse também uma excepção, pela qual o Alinislro não ficasse inhibido de prover nos empregos daquella Secrelaria, todos os individuos que se mostrassem habilitados pnra exercer as suas funeções. Tomo a dizer — a nossa Instrucção Publica não é tão perfeita que se possa dizer, que abrange todos os ramos que devia abranger, eque o Alumno approvado chegou por isso á perfeição de conhecimentos; a própria Escola Polytechnica que offerece uma area de Estudos mais ampla, essa mesma não se pôde dizer que e' uma Escola Central, na Universidade falia quasi lodo 'oCurso Administrativo ; e nas Academias Polylechnicas fnlfa lambem b'Curso que pertence no Direito Administrativo, e tudo aquillo que completa uma Escola Central. Porlanlo digo, respeito ns Academias, e não posso deixar de respeitar os Tilulos que ellas apresentam, como presuinpções de Sciencia, mas não como Sciencia provadd, porque essa nâo se prova senão pelo longo estudo, e pela praclica, pelo estudo applicado •á praclica; nâo estão por tal forma aperfeiçoados os nossos Estudos, que se possa fixar nas habilitações Universitárias e Académicas, o unico Titulo para ser chamado ás funeções publicas; quando chegarem a esla perfeição, serei o primeiro a sustentar que sejam sufficiente Titulo, porque quero dar este direito ao Estudo, ao capilal que o Estudante empata em Estudos, que sejam profícuos nos differentes negócios que o Eslado lhe possa incumbir.
O Sr. Lopes dc Lima: — Sr. Presidente, n Commissão não teve em vista classificar Sábios, teve em vista apontar ns habilitações necessárias para os logares da Secretaria; os Sábios conhecem-se pelas suas Obras. Mas nâo sc trncla de Sábios, tracla-se de habilitações legaes, e as habilitações legaes incontestavelmente é preciso que sepiovem por Diplomas; foi a isso qne a Commissão attendeu, quando accoi-tou o arligo proposto pelo Governo. Ora tem havido dois extremos — ha quemlenha julgado, quo a Carta de Bacharel devia ser talvez a única habilitação, e que essa snppria ludo; e ha quem tenha julgado, que a esta disposição que manda se apresentem certas habilitnções, se devia fazer excepção para se admitlir algum Gandidalo que não livesse nenhuma delias; cu direi—Tn médio lutissimus ibis. Já na Sessão passada tive occasião d rco*, depende isío de quinze, vinte, e nlé de Irinla indivíduos, em quanto que nos concursos apenas se depende de Ires ou quatro; e se se receia que os primeiros, que sâo muilos, possam fazer a injustiça de dar um Titulo scientifico a um homem, que nào tem a capacidade necessária, parece-me que, com mais razão se deve receiar dos s-gutidos que são npenns Ires ou qualro: poí Consequência, ainda nesle cnso esloii cu persuadido, que os Titulos das Escolas devem ser mnisefficazes do quesão Os concursos; e não pôde conleslar-se, que esses Tilulos sâo o verdadeiro concurso, porque Se ha alguém que não os tendo, lenha os conhecimentos que se exigem, isso e' uma excepção que por maneira nenhuma desiroe a regra. Eu não quero dizer que os Bacharéis, ou mesmo áquelles que teem o Curso das differenles Escolas, sejam os únicos capazes de desempenhar os logares de que se Iracla, porem é cerlo que esses teem a maior razão a seu favor, e por consequência entendo que esses devem ser os preferidos.
O Sr. Faria Barbosa: — Eu fui prevenido pelos illuslres Oradores que me precederam, por consequência cedo da palavra.