O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 6.

SESSÃO DE 10 DE JANEIRO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. FRANCISCO DE CARVALHO (Decano).

Secretarios os srs.

Conde de Samodães (Francisco).

Manuel Firmino da Trindade Sardinha.

Chamada — presentes 62 srs. deputados. Abertura,—á meia hora da tarde. Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º—Do ministerio do reino, acompanhando as cópias das actas das assembléas de Cambres e Moimenta, e alguns documentos relativos á eleição dos circulos de Cinira e Tôrres Vedras; e bem assim satisfazendo ao requerimento do sr. conde de Samodães, envia a acta da eleição primaria no concelho de Sinfães, e a resposta de dois portadores de actas que compareceram na assembléa do apuramento do circulo de Lamego.

A segunda commissão de verificação de poderes.

2. º—Do mesmo ministerio, remettendo o recenseamento dos cidadãos elegiveis para deputados nos circulos do districto de Braga e Lamego; e bem assim os dos concelhos de Estarreja e Albergaria a Velha.

A primeira commissão de verificação de poderes.

O sr. Passos (José): — O sr. Manuel da Silva Passos incumbiu-me de apresentar a V. ex.ª o seu diploma de deputado eleito pelo circulo de Santarem: peço a V. ex.ª que seja remettido á respectiva commissão; e incumbiu-me tambem de participar que virá tomar assento na junta preparatoria logo que lh'o permitta o seu estado de saude.

O sr. Avila: — Peço licença para mandar para a mesa

I um protesto contra a eleição do collegio eleitoral da Feira, I que me foI mandado por uns cidadãos recenseados n'uma das assembléas daquelle circulo. Peço a V. ex.ª a bondade de mandar este protesto á commissão respectiva para o tomar na consideração que merecer.

O sr. Pinto d'Almeida: — Pedi a palavra para mandar para a mesa a seguinte proposta. (Leu.) Ficou para segunda leitura.

O sr. Mello Soares: — Mando para a mesa onze documentos relativos á eleição de Moncorvo: acho que elles são importante», e que são a favor de dois illustres cavalheiros, que são o sr. Francisco Xavier de Moraes Pinto e o sr. Seabra. Peço a V. ex.ª que lenha a bondade de os mandar remetter á respectiva commissão.

Foram remettidos á primeira commissão.

O sr. Rebello da Silva: — (Leu e mandou para a mesa os pareceres da segunda commissão, relativos ás eleições dos circulos de Coimbra, Guarda, Castello-Branco, Leiria e Setubal.)

Mandaram se imprimir.

O sr. Ferrer: — (Leu e mandou para a mesa o parecer da primeira commissão relativo á eleição do circulo da ilha do Principe.)

Mandou-se imprimir.

O sr. Presidente: — Á ordem do dia para segunda feira é a discussão dos pareceres n.° 1, 3 e 2. A sessão ha de começar ás onze horas. — Está levantada a sessão.

Era hora e meia da tarde.

Vol I—Janeiro—1837.