O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°6
SESSÃO DE 6 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
SJosè de Mello Gouveia Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 80 srs. deputados.
Entraram duranle a sessão — os srs. Baldnino, A. E. Dias da Silva, Antonio Feio, Gonçalves de Freitas, Avila, Santos Lessa, Pinto Carneiro, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Garcez, Abranches, Carlos Bento, Ramiro Coutinho, Folque, F. dc Mello, Bivar, Diogo dc Sá, F. J. da Costa c Silva, Costa Lobo, Chamiço, Posser, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Blanc (Hermenegildo), Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Almeida Pessanha, Mamede; Coelho de Carvalho, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, Guilherme Pacheco, Chrispiniano da Fonseca, J. M. de Abreu, Casal Ribeiro, Lacerda (D. José), Frazão, Latino Coelho, José Horta, Nogueira, Justino de Freitas, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, Peixoto, Azevedo Pinlo, marquez de Sousa Holstein, Pinto Martins, Pedro Roberto, Pitta, Moraes Soares, Thiago Horta, Thomas de Carvalho e Blanc (Viriato).
Não compareceram — os srs. Azevedo e Cunha, Dias de Azevedo, Arrobas, Fontes, Anlonio de Serpa, Aristides, Pinto Coelho, conde da Torre, Custodio de Faria, Garcia Peres, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Bicudo Correia, Pulido, Batalha, Fonseca Coutinho, Calça e Pina, Maia, Silva Cabral, Dias Ferreira, Rojão, Camara Leme, Peneira, Plácido de Abreu c D. Rodrigo de Menezes.
Abertura — á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Pinto Martins, de que não pôde assistir á sessão de hontem por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
2.*—Do sr. Mousinho de Albuquerque, dc que o sr. conde da Torre não lem comparecido ás duas ultimas sessões e deixará de comparecer a mais algumas por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
3."—Do sr. Pedro Roberto, de que o sr. Jacome dc Bruges, deputado pelo circulo de Angra, não vem lomar assento na camara n'esta occasião por estar incommodado, mas espera comparecer brevemente.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1."—Do ministério da marinha, informando sobre um re-Vol. V— Junho — 1860
querimento do sr. Ferrer, declarando que nada correu por este ministério relativamente ás irmãs da caridade. Para a secretaria.
2.°—Do ministério do reino, acompanhando a copia, pedida pelo sr. Eleutério Dias, da carta regia de 9 de novembro de 1859, pela qual foi conferido o grau de cavalleiro da ordem de Christo ao cavalheiro Vitali.
Para a secretaria.
3.°—Do mesmo minislerio, acompanhando cenlo e cincoenta exemplares dos relatórios sobre o eslado da administração publica nos districtos do continente e ilhas adjacentes, com referencia ao anno de 1858.
Mandaram-se distribuir.
4.°—Do mesmo ministério, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. D. José de Alarcão, relativos ao rendimento das barcas que navegam no Tejo enlre o concelho de Almeirim e o de Santarém.
Para a secretaria. t
REPRESENTAÇÕES
1."—Dos administradores do seminário dos meninos desamparados, erecto na cidade do Porto, pedindo providencias para o pagamento do papel moeda.
Foi á commissão de fazenda.
2."—Dos habilantes da freguezia de Uligarcs, no concelho de Freixo de Espada á Cinta, pedindo a annexação da sua freguezia ao concelho de Moncorvo.
Foi á commissão de estatistica.
3."—Da camara municipal de Anadia, pedindo a approvação da proposla do governo para acabar com os privilégios dos vinhos do Douro.
Foi á commissão de vinhos.
4.'—Da camara municipal da Certa, pedindo que a direclriz do caminho dc ferro do norte siga de Thomar a Coimbra pelo Valle dos Cabaços.
Foi remellida ao governo.
5.'—De vários habitantes de Linhares, conlra as medidas financeiras do governo.
Foi á commissão de fazenda.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA NOTA DE INTERPELLAÇÃO
Desejo interpellar o sr. ministro das obras publicas sobre dois pontos: