O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Não estando presentes os srs. ministros, não deveria fallar de s. ex.ªs, porém eu não tenho culpa de que s. ex.ªs não estejam agora aqui, ou que antes de nos darem explicações se occupem do adiamento.

Dir-se-ha que eu teria podido discorrer hontem a este respeito, quando s. ex.ªs estavam presentes. É verdade, mas se não o fiz então, ainda tenho faculdade de fallar hoje. Hontem quando se estava tratando de uma questão de vida ou de morte para a nossa patria, quando se discutia a proposta para serem addicionados seis membros á commissão de fazenda, estive para me levantar e declarar á camara, que não votava em similhante assumpto, por me parecer que por meio d'elle se queria encobrir uma questão politica. Entendi que era conveniente proceder a esse respeito com toda a franqueza e lealdade, e queria que a questão politica fosse feita a respeito de principios, e não a proposito da eleição de commissão; negocio pequeno, e por conseguinte improprio para definir cada partido.

Depois do que se passou aqui e antes de se ter conhecido o que seria este parlamento quando lhe fossem apresentadas propostas importantes, o governo devia ter todo o cuidado em propor á corôa o adiamento ou a dissolução (apoiados). O adiamento não resolve nada; a dissolução tambem não.

Se eu visse no poder um individuo que podesse reunir todos os partidos, que podesse verdadeiramente fundi-los; individuo que fosse ao mesmo tempo a condemnação viva de todos os erros que se tem praticado n'este paiz, e digno de grande affecto; se no gabinete estivesse um homem que fosse tão respeitado como a propria justiça, tão attractivo como a amisade, tão rodeado de esplendor pelos seus actos como se fosse a propria sciencia, e ao qual nós devêssemos tanta veneração como á virtude largamente comprovada, creio que n'esse caso todos os grupos se uniriam lealmente, dominados por esse poder, e trabalhando todos para o engrandecimento do paiz; porém esse homem não existe ali; o ministerio é fraco; e estes expedientes, que o governo aconselha ao poder moderador, não são mais nem menos do que o adiamento de uma questão verdadeiramente difficil de resolver, e creio não ha de ser dado aos srs. ministros decidi-la com gloria.

Apresentei a minha opinião sobre a questão politica, e apresentei-a, porque desejei tornar bem patente que a camara não era responsavel pela crise ministerial (apoiados), e que os srs. ministros não mostraram ainda pela elevação de seus conhecimentos, pela coragem e energia da sua iniciativa, que eram dignos do apoio do parlamento; estimo que o provem; mas até hoje, em vez de o demonstrarem, unicamente patentearam que não souberam estabelecer aqui a questão politica.

Não tenho mais nada a dizer e volto ao meu circulo, mandando para a mesa a representação da camara de Caminha.

O sr. José Tiberio: — Pedi a palavra para participar a v. ex.ª e á camara, que por encommodo de saude não tenho comparecido ás sessões; e que se o sr. ministro das obras publicas estivesse presente, chamaria a sua attenção para o mau estado em que se acham as estradas do Douro, e especialmente a da Regua que actualmente se acha pessima. Como s. ex.ª não está presente, reservo-me para n'outra occasião apresentar algumas considerações a esse respeito.

O sr. Mariano de Carvalho: —... (O sr. deputado não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Arrobas: — V. ex.ª inscreveu-me?

O sr. Presidente: — Vae-se ler um officio do ministerio do reino.

O sr. Arrobas: — Ora muito obrigado.

Leu-se na mesa o seguinte

Decreto

Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia no artigo 74.°, § 4.°, depois de ouvido o conselho d'estado, nos termos do artigo 110.° da mesma carta: hei por bem adiar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 11 de março proximo futuro.

O presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza assim o tenha entendido para os effeitos convenientes. Paço da Ajuda, em 8 de fevereiro de 1871. = REI. = Marquez d’Avila e de Bolama.

O sr. Presidente: — Em consequencia, está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.