O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 11 DE JANEIRO DE 1886 23

do-me á sua leitura e declarando que, se o não apresentei logo que a sessão se abriu este anno, foi porque suppunha que o governo ou mesmo algum membro do illustre partido progressista se apressaria a trazer ao parlamento esta medida. Sei, comtudo, que posso contar de antemão com o apoio dos cavalheiros que compõem esse partido.
Mando o projecto para a mesa, esperando que v. ex. lhe dê o destino competente, a fim de que com a maior urgencia se tome uma providencia sobre o assumpto.
Ficou para segunda leitura.
O sr. Mariano de Carvalho: - Mando para a mesa diversos requerimentos pedindo esclarecimentos ao governo.
Vão publicados na secção competente.
O sr. Simões Ferreira: - Sinto igualmente, como já sentiram outros collegas meus, que não esteja presente nenhum membro do governo, porque desejava perguntar ao sr. ministro do reino se a liberdade eleitoral é uma cousa, que existe simplesmente nos livros e nos papeis, ou se realmente nós estamos vivendo sob o regimen liberal.
No dia 7 d'este mez reuniram-se na villa do Sabugal os maiores contribuintes do concelho para fazerem a eleição da commissão do recenseamento. Não chegaram a reunir-se e a entrar na casa da camara senão trinta.
Com estes se constituiu a assembléa. Apresentada pelo presidente a lista da commissão recenseadora, foi rejeitada por vinte eleitores e apenas foi apoiada por dez, que passaram para a direita do presidente. Interveiu então o administrador do concelho e mandou ou intimou os eleitores a que passassem todos para o mesmo lado, e em seguida dissolveu a assembléa. E a eleição não se fez n'esse dia.
No dia seguinte, 8, os vinte eleitores da opposição á lista do presidente, que eram maioria, reuniram-se na praça onde está a casa da camara, esperando que a eleição se fizesse n'esse dia. Mas a porta da casa estava fechada, e fechada se conservou pertinazmente. Por muito favor se entreabriu para dar entrada a um protesto, em papel, que esses cidadãos tinham lavrado e assignado. E de tarde viram-se sair da mesma casa, que tinha estado com a porta fechada, os dez cidadãos que constituiam a minoria da assembléa, mas o que fizeram não sei, porque nada sei oficialmente.
Desejava, pois, ouvir o governo. E como não está presente o sr. ministro, limito-me a apresentar estas reflexões, deixando de fazer outras que deviam ser em harmonia com a resposta de s. exa.
Apenas annuncio este facto, e perguntarei por elle, e por outros análogos que conheço, quando o governo se resolver a cumprir o seu dever de vir á camara. Nada mais. (Apoiados.)
O sr. Emygdio Navarro: - Mando para a mesa um requerimento pedindo esclarecimento pelo ministerio da fazenda.
Vae no logar competente
O sr. Simões Dias:-Mando tambem para a mesa um requerimento pedindo esclarecimentos ao governo, pelo ministerio das obras publicas.
Vae na secção competente.
O sr. Albino Montenegro: - Mando para a mesa a participação de que o sr. Correia de Barros não tem podido comparecer às sessões por motivo justificado.
Vae publicado no logar competente.
O sr. Carlos Lobo d'Avila: - Mando para a mesa um requerimento pedindo esclarecimentos ao governo.
Vae publicado a pag. 21.
O sr. Ennes: - Sentindo que não esteja presente nenhum dos membros do governo, (Apoiados) e não podendo por isso dirigir-lhe algumas perguntas a respeito do contrato celebrado para o abastecimento de agua na cidade de Loanda, mando para a mesa um requerimento pedindo, pelo ministerio da marinha, todos os documentos em que se baseou o governo para considerar urgente o contrato a que me refiro.
Peço a v. exa. que dê a este requerimento o conveniente destino.
Vae publicado a pag. 21.
O sr. Pereira Leite: - Mando para a mesa uma proposta renovando a iniciativa do projecto de lei n.° 10-B, publicado no Diario do governo de 20 de fevereiro de 1868.
Ficou para segunda leitura.
O sr. Alfredo Barjona: - Mando para a mesa uma nota justificando as faltas do sr. deputado pelo circulo n.° 43, a algumas sessões.
Vae na secção competente.
O sr. Reis Torgal: - Mando para a mesa um requerimento pedindo esclarecimentos, pelo ministerio da fazenda.
Vae publicado a pag. 21.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição da commissão de fazenda. Queiram os srs. deputados formular as suas listas, e convido a servirem de escrutinadores os srs. Tito de Carvalho e Alfredo Barjona.
O sr. Correia Barata: - Proponho a v. exa. que consulte a camara sobre se quer que esta commissão seja composta de dezezete membros.
Foi approvada esta proposta.
Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 56 listas, sendo uma branca, e ficaram eleitos os srs.:

José Dias Ferreira, com .... 55 votos
Henrique Barros Gomes .... 53 votos
Antonio Maria Pereira Carrilho .... 55 votos
Adolpho da Cunha Pimentel .... 55 votos
Antonio Alberto de Moraes Carvalho .... 55 votos
Antonio José Lopes Navarro .... 55 votos
Antonio Pinto de Magalhães .... 55 votos
Arthur Hintze Ribeiro .... 54 votos
Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe .... 55 votos
Filippe Augusto de Sousa Carvalho .... 54 votos
Francisco Augusto Correia Barata .... 55 votos
Frederico de Gusmão Correia Arouca.... 55 votos
João Ferreira Franco Pinto de Castello Branco .... 55 votos
João Marcellino Arroyo .... 55 votos
Luciano Cordeiro .... 55 votos
Marçal de Azevedo Pacheco .... 55 votos
Pedro Augusto de Carvalho .... 55 votos

Obtiveram tambem os srs

Tito Augusto de Carvalho .... 2 votos
Antonio Alfredo Barjona de Freitas .... 1 votos

O sr. Presidente: -Vae proceder-se á eleição da commissão do orçamento, e convido para escrutinadores os srs. Scarnichia e Pedro Diniz.
Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 56 listas, saindo eleitos os srs.:

Caetano Pereira Sanches do Castro, com .... 56 votos
Antonio Maria Pereira Carrilho .... 56 votos
Arthur Amorim Sieuve de Seguier .... 56 votos
Augusto Fuschini .... 54 votos
Augusto Neves dos Santos Carneiro .... 56 votos
Avelino Augusto César Maria Callixto .... 56 votos
Fernando Affonso Geraldes .... 56 votos
Henrique da Cunha Matos e Mendia .... 56 votos