O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

70 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

a effectiva transformação das verdades da sciencia nos melhoramentos materiaes de toda a especie, nas commodidades da vida, nas celeridades do commercio, em todas as grandes vantagens que póde produzir a suppressão maravilhosa das distancias do espaço e das distancias do pensamento. (Muitos apoiados.)
A intelligencia, emancipada de antigos preconceitos, e a politica, entrada de uma nova alma, generosa e sympathica, tornaram possivel este magnifico resultado; (Apoiados.) mas a Fontes Pereira de Mello coube a grande fortuna e a grande gloria de comprehender e servir em Portugal esta missão utilissima do seu tempo (Apoiados.)
Elevado ao poder, como chefe do partido, Fontes Pereira de Mello governou este paiz em longos annos. Tinha na politica um pensamento seu e um processo proprio mas não é esta a hora de fazer a critica d'esse pensamento e d'esse processo.
Não ha homem, por mais vasto que seja o seu espirito, que tenha em si a verdade completa de um minuto, de um segundo... O absoluto é o ideal da nossa especie; não é propriedade exclusiva de ninguem. Quando um homem desapparece da vida deixa na historia o desenho e a impressão exacta da porção de verdade que trouxe na sua consciencia, e vê-se então como é fallivel a critica humana, ora augmentando ora diminuindo a realidade das cousas moraes! Mas é só então que se vê...
Mas se não é a hora de fazer a critica do pensamento e do processo de Fontes Pereira do Mello, é certamente a hora de dizer que raras vezes se reunem um homem de estado tantas virtudes moraes e tantos talentos como elle teve. (Apoiados.)
Intelligentissimo, activo, tendo a intuição das cousas e o conhecimento facil dos homens, tenaz e habil, malleavel e forte, alma lavada de invejas e de odios, sempre generoso, ambicioso no bom sentido, leal e verdadeiro, tendo a consciencia de si e sabendo estar no seu logar, perfeitamente equilibrado, sem grandes enthusiasmos e sem egoismo excessivo, nem muito crente nem muito sceptico, occupando por direito proprio a tribuna e sabendo dominar-se n'ella, Fontes Pereira de Mello era o maior homem da sociedade politica portuguesa, o primeiro que as vistas estranhas distinguiram de qualquer parte do mundo. (Muitos apoiados.) Se tivera nascido em França ou na Inglaterra, poderia ter governado qualquer d´estas grandes nações, e creio que, educado por influencias melhores que as nossas, teria sido lá maior e mais util ainda do que foi aqui...
A critica verdadeira, a critica completa, que se faz com a cabeça e com o coração, tem de exercer-se sobre a obra e sobre a virtualidade dos personagens que estuda.
Já fallei da sua eloquencia.
Era admiravel!
A voz clara e vibrante, a estatura erecta e sempre composta, a phrase prompta e felicissima, a defeza valente, a replica audaz e scintillante, a illuminação do olhar, o movimento gentil da cabeça, differente da de José Estevão, mas tão formosa como a d'elle... ah! que immensa pena eu sinto do que tudo isto tenha desapparecido para sempre! Foi a perda de tudo isto que me commoveu e me impressionou mais quando soube que a morte, a sinistra triumphadora de tudo e de todos, o vencêra e prostrara a final!
A sua palavra, rapida e facil, não movia vastos systemas de doutrina, nem se recamava de atavios preciosos e raros. Não era Gruizot, nem Thiers, nem Castellar, nem Gladstone, nem José Estevão... Mas servindo facilmente a inspiração de momento, e perfeitamente adequada aos assumptos que elle versava, era uma grande faculdade, tinha um vivo esplendor, e fica, com a sua originalidade inconfundivel, na mais alta constellação da nossa tribuna parlamentar. (Muitos apoiados.)
Não saberão o que elle foi os que o não ouviram... Como a lamina de uma fina espada que não tem brilhos quando immovel, em descanso, e só preluz o scintilla quando é erguida e vibrada - assim era a eloquencia de Fontes Pereira de Mello!
Termino aqui. Disse mais do que era preciso depois do eloquente discurso do sr. presidente do conselho e da larga e brilhante oração do sr. Pinheiro Chagas; mas o que posso affirmar a v. exa. e á camara é que disse menos do que desejava em louvor do grande homem, que tanta gloria deu áquella tribuna e tão grandes serviços prestou a este paiz! (Muitos e repetidos apoiados.)
(O orador foi comprimentado por toda a camara e por muitos pares do reino que estavam na sala.)
O sr. Presidente: - Vae ler-se a proposta mandada para a mesa pelo sr. Antonio Candido. (Leu-se.)
É a seguinte:

Proposta

Proponho que se dê por terminada a sessão de hoje, em testemunho de sentimento pela morte do eminente estadista Fontes Pereira de Mello, e que se communiquem estes votos da camara á familia do illustre finado.
Sala das sessões, 15 de abril de 1887. = Antonio Candido.
Foi approvada.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e dez minutos.

Redactor - Rodrigues Cordeiro.