O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1890 43

circulo n.° 70 (Lisboa), os cidadãos mais votados, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, José Maria Latino Coelho, Manuel de Arriaga, José Elias Garcia, Alexandre Alberto da Rocha Serpa, Pinto, e Antonio Maria Cardoso, que já apresentaram os seus diplomas na fórma legal.
Sala das sessões da commissão, em 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.
Leu-se mais o

PARECER N.º 28

Circulo n.° 72 (Alemquer)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 72, (Alemquer), e tendo procedido a um minucioso exame de todos os papeis o documentos que o constituem, verificou que em todas as actas das assembléas primarias o numero de listas entradas nas urnas foi igual ao das descargas lançadas nos respectivos cadernos, e que o numero total de votantes foi de 5:831.
Estabeleceu comtudo o escrutínio uma differença sensivel, porque se reconheceu quedos votos apurados foram apenas 5:470.
Esta differença foi produzida pelo facto de terem sido lançadas na urna destinada á eleição de um deputado 361 listas, que deviam entrar na urna dos delegados á eleição dos pares, e que ficaram por esse facto inutilisadas.
O apuramento geral deu o seguinte, resultado:

Antonio Maria Jalles, advogado e proprietario 3:007 votos
Antonio Centeno, commerciante 2:401 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 39 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal

E considerando que todos os actos relativos á eleição de que se trata correram com a maxima legalidade, sem protesto nem reclamação de ninguem;
Considerando; que o candidato mais votado foi o cidadão Antonio Maria Jalles, que obteve sobre o candidato immediatamente mais votado, Antonio Centeno, a maioria de 556 votos;
Considerando, que, ainda quando a estes fossem contados os 361 votos inutilisados pela troca das listas nas urnas de deputado e delegado á eleição de pares, ainda assim o cidadão Antonio Maria Jalles seria o mais votado;
Considerando, que este apresentou o seu diploma em fórma legal:
É a vossa commissão de parecer que seja approvada a eleição do circulo n.° 72 (Alemquer), e que seja proclamado deputado o cidadão Antonio Maria Jalles.
Sala das sessões em 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.
Seguiu-se o

PARECER N.° 8

Circulo n.º 73 (Torres Vedras)

Senhores. - Á vossa commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo uninominal n.° 73 (Torres Vedras).
Pelo exame do processo conheceu-se que o numero dos votantes foi de 6:093, sendo votados os seguintes cidadãos:

Ignacio Emauz do Casal Ribeiro 4:507 votos
Antonio Batalha Reis 1:514 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 4 "
Manuel Francisco Marques 1 "

Na assembléa do Turcifal foram apresentados tres protestos e na Carvoeira um, mas com tão pouco fundamento que, ainda mesmo que fossem attendidos, em cousa alguma alterariam o resultado da eleição, pois que referindo-se á contagem de um pequeno numero de votos, ainda que estes fossem addicionados aos do candidato votado cm segundo logar, o resultado da eleição ficaria o mesmo, e como em tudo mais a eleição correu com regularidade é a vossa commissão de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, o qual apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado.
Leu-se o

PARECER N.° 84

Circulo n.° 79 (Aldea Gallega do Ribatejo)

Senhores. - Á vossa commissão de verificação do poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 79 (Aldea Gallega do Ribatejo), e reconheceu, depois de o examinar, que o numero total de votantes foi 6:518 e o numero real de votos de 5:610.
A votação recaiu nos seguintes cidadãos:

José Maria dos Santos 3:424 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:002 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 572 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 549 "
Guilhermino Augusto de Barros 516 "
José Augusto Correia de Barros 205 "
Anselmo de Assis Andrade 200 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 37 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 5 votos

E porque o acto correu com legalidade e foi mais votado o cidadão José Maria dos Santos, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e proclamado deputado aquelle cidadão.
Sala da commissão, em 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mais o

PARECER N.° 85

Circulo n.° 81 (S. Thiago do Cacem)

Senhores. - A vossa terceira commissão, tendo examinado o parecer da eleição, respectiva do circulo uninominal n.° 81 (S. Thiago do Cacem), verificou o seguinte:

Que o numero de votantes foi de 5:075 votos
Que o numero real de votos foi de 5:075 votos

Que os cidadãos votados, foram:

José Augusto Soares Ribeiro de Castro 2:637 "
Antonio Narciso Rebello Alves Correia 812 "
Anselmo de Assis Andrade 320 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 320 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 220 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 130 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 141 votos
Guilhermino Augusto de Barros 177 "
José Maria de Alpoim de Cerqueira 141 votos