O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 41

JUNTA PREPARATORIA 6.ª SESSÃO EM 30 DE ABRIL DE 1990

Presidencia do exmo. sr. Joaquim Germano de Sequeira (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Abilio Lobo
Albino Figueiredo

SUMMARIO

Communicação do sr. presidente sobre a maneira por que foi recebida por Sua Magestade a deputação da camara. - Apresentação de pareceres por parte das commissões de verificação de poderes. - Declara o sr. presidente que recebeu uma representação dó professorado primario do Porto, e que será opportunamente entregue á commissão competente. -- São approvados sem discussão, depois, de dispensado o regimento, os pareceres relativos ás eleições pelos círculos n.º 38 (Ovar), n.° 48 (Vizeu), n.° 58 (Pinhel), n.º 39 (Anadia), n.º 70 (Lisboa). n.° 72 (Alemquer), n.° 73 (Torres Vedras), n.° 79 (Aldeia Gallega), n.º 81 (S. Thiago do Cacem), n.º 83 (Cartaxo), n.º 86 (Abrantes), n.º 88 (Evora), n.º 91 (Mertola), n.º 22 (Faro), n.º 93 (Villa Real de Santo Antonio), n.º 94 (Tavira), n.° 95 (Silves), n.° 97.(Funchal), n.º 149 (Dilly, eleição de 1889), n.º 54 (Armamar), n.° 62 (Castello Branco), n.° 14 (Villa Real); n.º li (Cabeceiras de Basto) e n.° 1 (Vianna do Castello). - Foram tambem approvados os pareceres relativos aos diplomas dos srs. deputados eleitos pelos circules n.° 64 (Idanha a Nova) e n.° 33 (Villa Nova de Gaia). - Manda para a mesaum requerimento official o sr. João de Paiva. - Proclamação de 122 srs. deputados.

Abertura da sessão - As tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 85 srs. deputados eleitos.

Acta-Approvada.

Não houve expediente.

O sr. Presidente: - Cummunica á junta que a deputação que hontem foi comprimentar Sua Magestade EI-Rei pelo anniversario da outorga da carta constitucional, cumpriu a sua missão e foi recebida pelo mesmo augusto senhor com a sua costumada affabilidade.
O sr. João de Paiva: - Mando para mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes sobre as eleições pelos círculos n.ºs 38 (Ovar), e 48 (Vizeu).
Como n'estas eleições não houve protestos nem reclamações, peço a v. exa. que consulte a junta-se permitte que os pareceres sejam desde já discutidos.
O sr. Sergio de Castro: - Mando para mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes sobre os processos eleitoraes do círculos n.ºs 58 (Pinhel), e 39 (Anadia).
Como não houve protestos peço a v. exa. que consulte ajunta sobre se permitte para que estes pareceres entrem desde já em discussão.
O sr. Santos Viegas: - Mando para a mesa o parecer da segunda commissão de verificação de poderes sobre o diploma do deputado eleito pelo circulo n.° 64, (Idanha a Nova), e requeiro que elle entre desde já em discussão.
O sr. José Cavalheiro: - Mando para a mesa os pareceres da terceira commissão de verificação de poderes sobre os processos eleitoraes dos circules n.ºs 70 (Lisboa), 72 (Alemquer), 73 (Torres Vedras), 79 (Aldeia Gallega), 81 (S. Thiago do Cacem), 83 (Cartaxo); 86 (Abrantes), 88 (Evora), 91 (Mertola), 92 (Faro), 93 (Villa Real de Santo Antonio), 94 (Tavira), 95 (Silves), 97 (Funchal), e 149 (Dilly, eleição do anno passado).
Não havendo n'estes processos reclamação ou protesto algum, requeiro que dispensando-se a impressão dos pareceres, elles entrem hoje em discussão.
O sr. Teixeira de Sousa: - Mando para a mesa os pareceres da segunda commissão de verificação de poderes sobre as eleições dos circulos n.ºs 54 (Armamar), e 62 (Castello Branco).
Como não houve irregularidades nem protestos n'estas eleições, peço a v. exa. que consulte a camara sobre se permitte que, sem dependencia da impressão dos dois pareceres, elles entrem desde já em discussão.
O sr. Moraes Sarmento: - Mando para a mesa um parecer da commissão de poderes sobre o diploma do deputado eleito pelo circulo n.° 33 (Villa Nova de Gaia).
Peço que este parecer entre já em discussão.
O sr. Dantas Baracho: - Mando tambem para a mesa alguns pareceres da primeira commissão de verificação de poderes. Referem-se ás eleições dos círculos n.ºs 1 (Vianna do Castello), 14 (Villa Real) e 11 (Cabeceiras de Basto).
Como não houve reclamações nem protestos, peço que se dispense a impressão d'estes pareceres para que entrem já em discussão.
O sr. Presidente: - Tenho, a declarar que o professorado primario do Porto enviou á junta um memorial, que fica reservado para ter o destino conveniente, logo que a camara esteja constituída.
Consulto agora a junta sobre se dispensa a impressão de todos os pareceres que hoje têem sido enviados para a mesa, a fim de poderem ser postos em discussão desde já.
Assim se resolveu.
Leu-se na mesa o seguinte:

PARECER N.° 76

Circulo n.° 38 (Ovar)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo relativo ao circulo n.° 38 (Ovar), e reconheceu que o unico cidadão votado foi o dr. Manuel de Oliveira Aralla e Costa por 1:941 votos, numero igual ao dos votantes.
Considerando que o processo está regular e que foi apresentado o legal diploma, e de parecer a vossa commissão que deve ser proclamado deputado aquelle mesmo cidadão.
Sala das sessões, da segunda commissão de verificação de poderes, em 25 de abril de 1890. - Ferreira de Almeida = Sergio de Castro = Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa - João de Paiva, relator.
Não havendo quem pedisse a palavra, foi posto á votação e approvado.
Leu-se o

PARECER N.° 77

Circulo n.° 48 (Vizeu)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.° 48 (Vizeu), e reconheceu que o numero de votantes foi de 17:788 votos, recaindo em favor de:

Conselheiro Antonio Maria Pereira Carrilho 3:910 votos
Arthur Alberto de Campos Rodrigues 3:872 votos

1

Página 42

42 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Francisco de Barros Coelho e Campos 3:758 votos
Anselmo de Assis Andrade 3:617 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 3:608 "
José Augusto Correia de Barros 3:079 "
Joaquim Alves Matheus 3:541 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 3:533 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 2:522 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 970 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 830 votos
Bernardo Pereira Pinheiro 800 votos
Francisco José de Medeiros 719 "
Guilhermino Augusto de Barros 253 "
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal 59 votos

O processo correu com a regularidade legal. Não Louve protestos ou reclamações algumas. Os mais votados foram os tres primeiros acima indicados, que apresentaram os seus diplomas na fórma da lei.
Pelo que é a vossa commissão de parecer que devem ser proclamados aquelles tres primeiros cidadãos.
Sala das sessões da segunda commissão, 25 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = Alberto Pimentel - Sergio de Castro = Antonio Teixeira de Sousa = Santos Viegas = João de Paiva, relator.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mais o

PARECER N.° 78

Circulo n.º 58 (Pinhel)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.° 58 (Pinhel), e d'elle consta que o numero total doa votantes em todo o circulo foi de 8:023, recaindo os votos dos seguintes cidadãos:

Bacharel Julio Antonio Luna de Moura 4:436 votos
D. João de Alarcão Velasques Sarmento Osorio 1:824 votos
José Augusto Correia de Barros 611 votos
Conselheiro Guilhermino Augusto de Barros 385 votos
Joaquim Alves Matheus 220 votos
Anselmo de Assis Andrade 120 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 120 votos
José de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 120 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 110 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 44 votos
Dr. Bernardino Pereira Pinheiro 30 votos
Listas brancas, 3 votos

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, e porque o candidato mais votado foi o cidadão bacharel Julio Antonio Luna de Moura, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa segunda commissão de parecer que elle seja proclamado deputado pelo circulo n.° 58 (Pinhel).
Sala da segunda commissão de verificação de poderes, em 30 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida - Santos Viegas = Teixeira de Sampaio = João de Paiva = Alberto Pimentel - Sergio de Castro, relator.
Foi approvado.
Leu-se na mesa o

PARECER N.° 79

Circulo n.º 39 (Anadia)

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.º 39 (Anadia), verificando que o numero real dos votantes foi de 5:305, distribuídos pelos seguintes cidadãos:

Dr. José Paulo Monteiro Cancella 4:555 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 493 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 235 votos
José Mana de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 14 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 4 votos
Listas brancas 3 votos
Listas inutilisadas

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, e porque o cidadão mais votado, foi o dr. José Paulo Monteiro Cancella, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa segunda commissão de parecer que elle seja proclamado deputado.
Sala das sessões da segunda commissão de verificação de poderes, 30 de abril de 1890. - Ferreira de Almeida - Alberto Pimentel = Santos Viegas = Teixeira de Sousa = João de Paiva = Sergio de Castro, relator.
Foi approvado.
Leu-se mais o

PARECER N.° 80

Diploma do deputado eleito pelo circulo n.° 64 (Idanha a Nova)

Senhores. - A segunda commissão de verificação de poderes, tendo examinado o diploma do deputado eleito pelo circulo n.° 64 (Idanha a Nova) João Pinto Rodrigues dos Santos, e julgando-o em fórma legal, é de parecer que póde ser proclamado deputado o referido cidadão.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = João de Paiva = Teixeira de Sousa = Sergio de Castro - Santos Viegas.

Foi approvado.

Leu-se em seguida o

PARECER N.° 6

Circulo n.° 70 (Lisboa)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando o processo da eleição do circulo n.° 70 (Lisboa), verificou o seguinte:
Que o numero total dos votantes foi de 13:923.
Que o numero real dos votos foi de 13:427.
E que os cidadãos votados foram:

Fernando Pereira Palha Osorio Cabral 7:371 votos
José Maria Latino Coelho 6:986 votos
Manuel de Arriaga 6:948 votos
José Elias Garcia 6:936 "
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto 5:937 votos
Antonio Maria Cardoso 5:858 votos
Alvaro de Castro Araujo Cardoso Pereira Ferraz 5:789 votos
Joaquim Carlos Paiva de Andrade 5:705 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 314 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 102 votos
Luiz Gongaza dos Reis Torgal 61 votos
Guilhermino Augusto de Barros 56 votos
Joaquim Alves Matheus 53 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 43 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 41 votos
José Augusto Correia de Barros 30 "
Anselmo de Assis Andrade 27 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 26 votos
José Rodrigues do Amaral Thernudo 23 votos
Joaquim Theotonio Cornelio da Silva 21 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 16 "
José Gregorio da Rosa Araújo 7 votos
José Maria de Oliveira 7 votos

Tendo corrido com toda a regularidade o acto eleitoral, não se tendo apresentado protesto algum, é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados pelo

Página 43

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1890 43

circulo n.° 70 (Lisboa), os cidadãos mais votados, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, José Maria Latino Coelho, Manuel de Arriaga, José Elias Garcia, Alexandre Alberto da Rocha Serpa, Pinto, e Antonio Maria Cardoso, que já apresentaram os seus diplomas na fórma legal.
Sala das sessões da commissão, em 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.
Leu-se mais o

PARECER N.º 28

Circulo n.° 72 (Alemquer)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 72, (Alemquer), e tendo procedido a um minucioso exame de todos os papeis o documentos que o constituem, verificou que em todas as actas das assembléas primarias o numero de listas entradas nas urnas foi igual ao das descargas lançadas nos respectivos cadernos, e que o numero total de votantes foi de 5:831.
Estabeleceu comtudo o escrutínio uma differença sensivel, porque se reconheceu quedos votos apurados foram apenas 5:470.
Esta differença foi produzida pelo facto de terem sido lançadas na urna destinada á eleição de um deputado 361 listas, que deviam entrar na urna dos delegados á eleição dos pares, e que ficaram por esse facto inutilisadas.
O apuramento geral deu o seguinte, resultado:

Antonio Maria Jalles, advogado e proprietario 3:007 votos
Antonio Centeno, commerciante 2:401 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 39 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal

E considerando que todos os actos relativos á eleição de que se trata correram com a maxima legalidade, sem protesto nem reclamação de ninguem;
Considerando; que o candidato mais votado foi o cidadão Antonio Maria Jalles, que obteve sobre o candidato immediatamente mais votado, Antonio Centeno, a maioria de 556 votos;
Considerando, que, ainda quando a estes fossem contados os 361 votos inutilisados pela troca das listas nas urnas de deputado e delegado á eleição de pares, ainda assim o cidadão Antonio Maria Jalles seria o mais votado;
Considerando, que este apresentou o seu diploma em fórma legal:
É a vossa commissão de parecer que seja approvada a eleição do circulo n.° 72 (Alemquer), e que seja proclamado deputado o cidadão Antonio Maria Jalles.
Sala das sessões em 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.
Seguiu-se o

PARECER N.° 8

Circulo n.º 73 (Torres Vedras)

Senhores. - Á vossa commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo uninominal n.° 73 (Torres Vedras).
Pelo exame do processo conheceu-se que o numero dos votantes foi de 6:093, sendo votados os seguintes cidadãos:

Ignacio Emauz do Casal Ribeiro 4:507 votos
Antonio Batalha Reis 1:514 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 4 "
Manuel Francisco Marques 1 "

Na assembléa do Turcifal foram apresentados tres protestos e na Carvoeira um, mas com tão pouco fundamento que, ainda mesmo que fossem attendidos, em cousa alguma alterariam o resultado da eleição, pois que referindo-se á contagem de um pequeno numero de votos, ainda que estes fossem addicionados aos do candidato votado cm segundo logar, o resultado da eleição ficaria o mesmo, e como em tudo mais a eleição correu com regularidade é a vossa commissão de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, o qual apresentou o seu diploma em fórma legal.
Sala da commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado.
Leu-se o

PARECER N.° 84

Circulo n.° 79 (Aldea Gallega do Ribatejo)

Senhores. - Á vossa commissão de verificação do poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 79 (Aldea Gallega do Ribatejo), e reconheceu, depois de o examinar, que o numero total de votantes foi 6:518 e o numero real de votos de 5:610.
A votação recaiu nos seguintes cidadãos:

José Maria dos Santos 3:424 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:002 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 572 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 549 "
Guilhermino Augusto de Barros 516 "
José Augusto Correia de Barros 205 "
Anselmo de Assis Andrade 200 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 37 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 5 votos

E porque o acto correu com legalidade e foi mais votado o cidadão José Maria dos Santos, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e proclamado deputado aquelle cidadão.
Sala da commissão, em 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mais o

PARECER N.° 85

Circulo n.° 81 (S. Thiago do Cacem)

Senhores. - A vossa terceira commissão, tendo examinado o parecer da eleição, respectiva do circulo uninominal n.° 81 (S. Thiago do Cacem), verificou o seguinte:

Que o numero de votantes foi de 5:075 votos
Que o numero real de votos foi de 5:075 votos

Que os cidadãos votados, foram:

José Augusto Soares Ribeiro de Castro 2:637 "
Antonio Narciso Rebello Alves Correia 812 "
Anselmo de Assis Andrade 320 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 320 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 220 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 130 "
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 141 votos
Guilhermino Augusto de Barros 177 "
José Maria de Alpoim de Cerqueira 141 votos

Página 44

44 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Francisco José Medeiros 103 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 30 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 27 votos
Joaquim Alves Matheus 17 votos

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, não se apresentando protesto algum, e assim e a vossa terceira commissão de parecer que, tendo sido mais votado o cidadão José Augusto Soares Ribeiro de Castro, que já apresentou o seu diploma na fórma legal, seja este o proclamado deputado pelo supradito circulo.
Sala das sessões da terceira commissão, em 28 de abril de 1890. - Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Approvado sem discussão.
Seguiu-se o

PARECER N.° 86

Circulo n.º 83 (Cartaxo)

Senhores. - A vossa terceira commissão, examinando o processo da eleição do circulo n.° 83 (Cartaxo) verificou o seguinte:

Que o numero total dos votantes foi de 4:322.
Que o numero real dos votos foi de 4:275.
Que os cidadãos votados foram:

Marianno Cyrillo do Carvalho 3:G05 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 177 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 162 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 158 votos
Guilhermino Augusto de Barros 113 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 27 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 16 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 5 "
José Maria Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 5 votos
Anselmo de Assis Andrade 4 votos
Antonio Mendes Pedrozo 1 votos
Antonio Pereira Sanches de Castro 1 votos
Marcellino Antonio da Silva Mesquita 1 votos

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, e assim é a vossa terceira commissão de parecer que, visto ter sido o cidadão mais votado, Marianno Cyrillo de Carvalho, seja este o proclamado deputado pelo supradito circulo, visto ter já apresentado o seu diploma na fórma legal.
Sala das sessões da terceira commissão, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos de Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Approvado sem discussão.
Leu-se o

PARECER N.° 87

Circulo n.° 86 (Abrantes)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo uninominal n.° 86 (Abrantes), reconheceu que o numero de votantes foi de 7:395. Numero real de votos, 7:395.
E que foram votados os cidadãos seguintes:

José Alves Pimenta de Avellar Machado 5:750 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 534 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 356 votos
Guilhermino Augusto de Barros 245 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 139 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 130 votos
José Augusto Correia de Barros 129 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 89 votos

O acto eleitoral correu com a maxim regularidade, não havendo protesto algum; e porque o candidato mais votado foi o cidadão José Alves Pimenta de Avellar Machado, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e que seja proclamado deputado o supradito cidadão, José Alves Pimenta de Avellar Machado.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo - José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado.
Leu-se mais o

PARECER N.° 88

Circulo n.° 88 (Evora)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 88 (Evora), e examinando este processo, conheceu-se que o numero de votantes foi de 44:933, e o numero real de votos foi de 44:933, sendo votados os seguintes cidadãos:

Adriano Augusto da Silva Monteiro 10:647 votos
Luciano Cordeiro 9:571 votos
Estevão Antonio de Oliveira Junior 8:944 votos
Frederico Ressano Garcia 5:928 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 1:835 "
Joaquim Henrique da Fonseca 1:459 "
Joaquim Alves Matheus 1:414 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 991 votos
Luiz Gonzaga doa Reis Torgal 801 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 672 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 625 votos
Anselmo de Assis Andrade 438 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 430 votos
Francisco José de Medeiros 425 votos
José Jacinto Nunes 333 votos
Guilhermino Augusto de Barros 98 votos
José Augusto Correia de Barros 96 votos
José Joaquim Lopes Tavares 52 votos
Mendes Leal 34 votos
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal 31 votos
Adriano de Sousa Mendes Leal 26 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 16 votos
Latino Coelho 9 votos
José Joaquim de Vasconcellos Gusmão 7 votos
Sebastião de Magalhães Lima 7 votos
José Joaquim Lopes Fernandes 7 votos
Padre José Bernardo dos Santos 5 votos
Antonio José Alves 5 votos
Guilherme Victor de Manto Pereira 3 votos
Antonio Jahel Batalha de Campos 2 "
Sebastião de Sousa Dantas Baracho 2 "
Joaquim Theophilo Braga 2 votos
José Agostinho Pereira e Sousa 2 "
Pedro Augusto Xavier Paes 1 votos
Antonio de Sousa Faria e Mello 1 votos
Thomás Ramalho 1 votos
Francisco Eduardo de Barahona Fragoso 1 votos
Gouveia Pinto 1 votos
José Gaspar dos Santos 1 votos
Joaquim Lopes Tavares 1 "
Augusto Maria Esteves 1 "
Manuel de Arriaga 1 "
Joaquim José Rosado Correia 1 votos
Arcebispo de Pergal 1 votos
Joaquim Antonio de Sousa Telles Matos 1 votos

Página 45

SESSÃO BE 30 DE ABRIL DE 1890 45

José Antonio de Oliveira Soares 1 votos
Julio Augusto Martins 1 votos
Benedicto Candido de Sousa Araújo 1 votos
Martinho Pedro Rosado 1 votos
Augusto Adriano da Silva Monteiro 1 "
Antonio Augusto da Silva Monteiro 1 "
Joaquim Pedro de Matos 1 votos
Eduardo Adelino da Silva Gião 1 votos
Emygdio Ressano Garcia 1 votos
José Mousinho 1 votos

Elegendo este circulo quatro deputados, e sendo os mais votados Adriano Augusto da Silva Monteiro, Luciano Cordeiro, Estevão Antonio de Oliveira Junior e Frederico Ressano Garcia, e não havendo protesto ou irregularidade, votou a vossa, commissão que fossem proclamados os cidadãos acima indicados, como os mais votados, os quaes apresentaram, os seus diplomas em fórma legal.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio - Cardoso Pimentel - José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Foi approvado sem discussão
Leu-se ainda.
PARECER N.° 89

Circulo n.° 91 (Mertola)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação do poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 91 (Mertola).
Pelo exame d'este processo conheceu que o numero total de votantes foi de 3:836, sendo o numero real de votos de 3:836, e os cidadãos mais votados os seguintes:

Eugênio Lourenço Augusto Pereira Malheiro 2:474 votos
Bacharel Anselmo de Assis de Andrade 1:235 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 127 votos

E tendo-se reconhecido que o acto eleitoral correu com regularidade e sem protesto, é a commissão de parecer que seja proclamado deputado o cidadão mais votado, engenheiro Lourenço Augusto Pereira Malheiro, o qual apresentou o seu diploma em forma legal.
Sala das sessões, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado.

PARECER N.° 90

Circulo n.º 92 (Faro)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, tendo examinado o processo eleitoral do circulo plurinominal de Faro n.° 92, reconhecem que os votantes foram 16:343. Numero real de votos 16:343.
Sendo votados os seguintes cidadãos:

José Bento Ferreira de Almeida 10:240 votos
Alexandre Maria Ortigão de Carvalho 8:199 "
José Freire Lobo do Amaral 7:630 votos
Francisco José de Medeiros 2:327 "
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 1;143 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 973 "
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 735 votos
João Alves Matheus 535 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 453 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 304 "
Julio Carlos de Abreu e Sousa 48 "
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 12 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 10 "
José Estevão Affonso 8 votos
Heliodoro Salgado 1 votos

Durante a eleição, apenas na assembléa de apuramento se apresentaram dois protestos indocumentados, sendo estes ainda contra-protestados, e de tal fórma sem importancia que deixam de ter qualquer valor, e muito mais depois que á vossa commissão foi apresentada uma desistencia dos mesmos protestos em fórma legal; por isso é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados os cidadãos mais votados, José Bento Ferreira de Almeida, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, José Freire Lobo do Amaral; que apresentaram os seus diplomas em fórma legal. = Joaquim Teixeira Sampaio - José Joaquim de Sousa Cavalheiro = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se em seguida o

PARECER N.° 91

Circulo n.° 93 (Villa Real de Santo Antonio)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou o processo eleitoral do circulo n.° 93 (Villa Real de Santo Antonio), que lhe foi presente, e reconheceu que o numero total de votantes foi de 5:155, sendo votados os seguintes cidadãos:

Agostinho Lúcio da Silva 1:653 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:445 votos
Francisco José Medeiros 765 votos
Anselmo de Assis Andrade 570 votos
José Augusto Correia de Barros 565 votos
General Caetano Pereira Sanches de Castro 100 votos
Guilherinino Augusto de Barros 70 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 68 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 62 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 50 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 81 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 26 "

O acto eleitoral correu regular e legalmente, e porque o candidato mais votado foi o cidadão Agostinho Lucio da Silva, que apresentou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e proclamado deputado aquelle cidadão.
Sala da commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos de Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado.

PARECER N.º 92

Circulo n.º 94 (Tavira)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando o processo eleitoral do circulo n.° 94 (Tavira), que lhe foi presente, reconheceu que o numero total de votantes foi de 4:365, sendo o numero real de votos igualmente de 4:365.

Os cidadãos mais votados foram:
Matheus Teixeira de Azevedo, juiz de direito 1:550 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:500 "
Dr. Francisco José de Medeiros, juiz de direito 1:200 "
Dr. Guilhermino Augusto de Barros 15 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 10 "
Dr. Anselmo de Assis Andrade 90 votos

O acto eleitoral correu com a maxima legalidade, não havendo protesto algum; e porque o candidato mais votado foi o cidadão Matheus Teixeira de Azevedo, que apresen-

Página 46

46 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tou o seu diploma em fórma legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e que seja proclamado deputado o cidadão Matheus Teixeira de Azevedo.
Sala das commissões, em 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel.
Foi approvado sem discussão.

PARECER N.° 93

Circulo n.° 95 (Silves).

Senhores. - A vossa terceira commissão, examinando o processo da eleição do circulo n.° 95 (Silves), verificou o seguinte:
Que o numero total dos eleitores foi de 5:701.
Que o numero real de votos foi de 5:701.
E que foram votados os seguintes cidadãos:

José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas 3:490 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 936 votos
José Augusto Correia de Barros 544 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 485 votos
Guilhermino Augusto de Barros 226 "
Francisco Felisberto Dias Costa 20 votos

O acto eleitoral correu com toda a regularidade, não se apresentando protesto algum; e assim, a vossa commissão é de parecer que visto ter sido o cidadão mais votado José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, seja este o proclamado deputado pelo supradito circulo, visto ter já apresentado o seu diploma na fórma legal.
Sala das sessões da terceira commissão, 26 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se mais o

PARECER N.° 94

Circulo n.º 97 (Funchal)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes, examinando o processo eleitoral do circulo n.° 97 (Funchal), verificou o seguinte:
Que o numero total dos votantes foi de 17:797.
Que o numero real de votos foi de 17:768.
E que os cidadãos votados foram:

Bacharel Fidelio de Freitas Branco 8:780 votos
Bacharel Antonio Jardim de Oliveira 8:546 "
José Maria Greenfield de Mello 8:169 votos
José Julio Rodrigues 8:104 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 4:343 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 4:220 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 2:404 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 2:002 votos
Manuel de Arriaga 1:572 votos
Bacharel Francisco José de Medeiros 1:450 votos
Anselmo de Assis Andrade 1:262 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 1:212 "
A. A. da Rocha Serpa Pinto, major do exercito 1:050 votos
Adriano Emílio de Sousa Mendes Leal 33 votos
Conego Joaquim Alves Matheus 1 votos
José Augusto Correia de Barros 1 votos
Silverio da Silva de Goes 3 votos
Henrique de Sant'Anna Vasconcellos Moniz de Bettencourt 2 votos
João Alexandre de Carvalho 2 votos
Luciano Cordeiro 2 votos
Sebastião de Magalhães Lima 1 votos
José Maria Latino Coelho 1 "
Manuel José Vieira 1 votos
Antonio Vicente Varella 1 votos
José Antonio de Almeida Almada 1 votos
José de Barros e Sousa 1 votos
Francisco Correia de Sousa 1 votos
Carlos Lobo d'Avila 1 votos
Luiz de Mello Bandeira Coelho 1 votos
João Chagas 1 votos
João Gonçalves de Aguiar 1 votos
José Carlos de Abreu e Sousa 1 "
Manuel Maria de França 1 votos
Manuel Figueira 1 votos
Alvaro Ferraz de Castellões 1 votos

Tendo corrido com a maior regularidade o acto eleitoral, não se tendo apresentado protesto algum, é a vossa terceira commissão de parecer que sejam proclamados deputados pelo circulo n.° 97 (Funchal), os cidadãos mais votados, bacharel Fidelio de Freitas Branco, bacharel Antonio Jardim de Oliveira, José Maria Greenfield de Mello e José Julio Rodrigues, que já apresentaram os seus diplomas na fórma legal.
Sala das sessões da terceira commissão, 28 de abril de 1890. = Joaquim Teixeira Sampaio = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
Foi approvado sem discussão.
Seguiu-se o

PARECER n.° 95

Circulo n.° 149 (Dilly)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo da eleição do circulo n.°149 (Dilly), celebrada em 22 de dezembro de 1889, e passando esta commissão a examinal-o verificou o seguinte:
Que o numero total de votantes foi de 287.
Que o numero real de votos foi de 287.
E que os cidadãos mais votados foram:

Luiz Antonio de Moraes e Sousa 279 votos
Ramiro da Rosa 7 votos
Antonio Heitor 1 "

Não se tendo até hoje apresentado o processo da eleição a que deve ter-se procedido posteriormente, e tendo corrido todo o acto eleitoral com a maior regularidade, não se tendo apresentado protesto algum, é a vossa terceira commissão de parecer que seja proclamado deputado pelo circulo acima indicado, até que dê entrada o processo relativo á eleição a que ultimamente se procedeu, o cidadão mais votado Luiz Antonio Moraes e Sousa, que apresentou o seu diploma na fórma legal.
Sala das sessões, em 30 de abril de 1890. = José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo - José Joaquim de Sousa Cavalheiro = Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel = Manuel Vieira de Andrade.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se ainda o

PARECER N.° 90

Circulo n.° 54 (Armamar)

Senhores. - Á vossa commissão de verificação de poderes foi presente o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.° 54 (Armamar). Examinado convenientemente, verificou-se que o numero real dos votantes foi de 4:634, e que obtiveram:

Conselheiro José de Azevedo Castello Branco 1:802 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 1:417 "

Página 47

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1890 47

Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 671 votos
Conselheiro José Augusto Correia de Barros 400 votos
Francisco José de Medeiros 116 votos
Conselheiro Guilhermino Augusto de Barros 95 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 63 votos
Anselmo de Assis Andrade 50 "
Conego Alves Matheus 13 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 7 votos

O acto eleitoral correu com regularidade e sem protesto algum. A vossa commissão é de parecer que seja proclamado deputado pelo circulo n.° 54, pois que apresentou o seu diploma em fórma legal, o cidadão José de Azeredo Castello Branco, que obteve a maioria dos votos.
Sala das sessões, 26 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida = Sergio de Castro = Santos Viegas = Alberto Pimentel = Antonio Teixeira de Sousa, relator.
Foi approvado sem discussão.
Leu-se tambem o

PARECER N.° 97

Circulo n.º 62 (Castello Branco)

Senhores. - Á vossa segunda commissão de verificação de poderes foi presente o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.° 62.(Castello Branco). Verificou-se que o numero real dos votantes foi de 15:603, tendo obtido:

José Domingos Ruivo Godinho 5:105 votos
Alfredo Cesar Brandão 5:100 votos
Augusto Maria Fuschini 5:105 votos
Guilhermino Augusto de Barros 5:039 votos
José Maria de Alpoim Cerqueira Borges Cabral 4:400 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 4:190 votos
Anselmo de Assis Andrade 1:605 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 334 votos
Adriano Emilio de Sousa Mendes Leal 90 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 100 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 65 "
Bernardino Pereira Pinheiro 45 "
Francisco José de Medeiros 15 "
José Jacinto Nunes 15 votos

Do processo eleitoral não consta irregularidade nem protesto e por isso é a vossa commissão de parecer que sejam proclamados deputados pelo circulo n.° 62 os cidadãos mais votados, José Domingos Ruivo Godinho, Alfredo Cesar Brandão, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal, e o cidadão Augusto Maria Fuschini, quando apresentar o seu diploma.
Sala das sessões, 26 de abril de 1890. = Ferreira de Almeida - Alberto Pimentel = Sergio de Castro - Santos Viegas = Antonio Teixeira de Sousa, relator.
Foi approvado sem discussão.
Seguiu-se o

PARECER N.º 100

Circulo n.º 33, (Villa Nova de Gaia)

Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou o diploma do cidadão Wenceslau de de Sousa Pereira Lima, cuja eleição já está approvada, e estando em fórma legal, entende que deve ser proclamado deputado.
Sala da commissão, em 30 de abril de 1890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = Luiz Bandeira Coelho = Dantas Baracho - Marcellino Mesquita - Luciano Monteiro - José Estevão de Moraes Sarmento = Barão de Paço Vieira (Alfredo).
Foi approvado.
Leu-se mais o

PARECER N.° 99

Circulo n.º 14 (Villa Real)

Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes foi presente o processo relativo á eleição do circulo n.° 14 (Villa Real), e sendo este, pela mesma commissão, devidamente examinado, reconheceu-se que o numero total de votantes foi de 12:317, e que a votação recaiu nos seguintes cidadãos:.

Antonio de Azevedo Castello Branco 7:829 votos
Custodio Joaquim da Cunha e Almeida 7:470 "
Conde de Villa Real 4:291 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 930 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 1:960 votos
Luiz Gonzaga Reis Torgal 395 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 200 votos
Adriano Emygdio de Sousa Mendes Leal 2 votos
Guilhermino Augusto de Barros 494 votos

ernardino Pereira Pinheiro 250 votos
José Augusto Correia de Barros 783 votos
Francisco José de Medeiros 2 votos
Antonio Alberto Teixeira Lobato 1 votos
Dias Costa 1 votos
Reis Torgal 1 "
Sebastião de Magalhães Lima 1 votos
Sebastião Maria da Nobrega Pinto Pizarro 7 votos

Não tendo havido protesto nem reclamação alguma, é de parecer a vossa commissão que a eleição deve ser approvada e proclamados deputados os cidadãos Antonio de Azevedo Castello Branco, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida e conde de Villa Real, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal.
Sala das sessões da primeira commissão, em 26 de abril de 1890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = Dantas Baracho = José Estevão de Moraes Sarmento = A. Paço Vieira = Luciano Monteiro = L. Bandeira Coelho - Marcellino Mesquita relator.
Foi approvado.
Leu-se em seguida o

PARECER N.° 98

Circulo n.° 11 (Cabeceiras de Basto)

Senhores. - A vossa primeira commissão de verificação de poderes, examinando o processo eleitoral relativo ao circulo n.° 11 (Cabeceiras de Basto), reconheceu que a votação total foi de 4:893 suffragios, distribuídos pelos seguintes cidadãos:

Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu 2:853 votos
Caetano Pereira Sanches de Castro 484 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 483 votos
Francisco José de Medeiros 293 "
Joaquim Alves Matheus 260 votos
Julio Carlos de Abreu e Sousa 240 votos
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 176 votos
Guilhermino Augusto de Barros 100 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 4 votos

E não havendo protesto nem reclamação alguma, é a vossa commissão de parecer que a eleição deve ser approvada e proclamado deputado o cidadão Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, que apresentou o seu diploma na fórma legal.
Sala da commissão, em 30 de abril de 1890. = Pedro

Página 48

48 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = L. Bandeira Coelho = Luciano Monteiro = Marcellino Mesquita = A. Paço Vieira = Dantas Baracho, relator.
Approvado sem discussão.
Leu-se o

PARECEU N.° 101

Circulo n.° 1 (Vianna do Castello)

Senhores. - Á vossa primeira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo n.° 1 (Vianna do Castello).
Do exame do referido processo se concluo que o numero de votantes de todo o circulo foi de 15:858, distribuídos pelos seguintes nomes:

Manuel Pinheiro Chagas 7:631 votos
José de Barros Mimoso 7:553 "
José do Alpoim de Sousa Menezes 7:554 votos
Manuel Affonso Espregueira 5:712 votos
Joaquim Pedro de Oliveira Martins 2:195 votos
José de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral 2:542 votos
Luiz Gonzaga dos Reis Torgal 1:959 votos
Francisco José de Medeiros 1:130 "
Caetano Pereira Sanches de Castro 603 votos
José Augusto Correia de Barros 2:012 "
Anselmo de Assis Andrade 2:000 votos
Joaquim Alves Matheus 2:157 votos
Julio Carlos Abreu e Sousa 2:302 votos
Guilhermino Augusto de Barros 212 votos
Bernardino Pereira Pinheiro 401 votos
Francisco Felisberto Dias Costa 41 votos
Antonio Pereira da Costa Caldas 332 votos

E não tendo havido protesto nem reclamação alguma, entende a vossa commissão que a eleição deve ser approvada e proclamados deputados os cidadãos Manuel Pinheiro Chagas, José de Barros Mimoso, José de Alpoim de Sousa Menezes e Manuel Affonso Espregueira, que apresentaram os seus diplomas em fórma legal.
Sala da commissão, em 30 de abril de 1890. = Pedro Victor da Costa Sequeira = José Estevão de Moraes Sarmento = Macellino de Mesquista = Luciano Monteiro = L. Bandeira Coelho = A. Paçô Vieira - Dantas Baracho, relator.
Foi approvado.

O sr. Presidente: - Não ha mais pareceres sobre a mesa.
Em virtude das disposições contidas nos artigos 15.° e 16.° do regimento interno da camara, e visto que já se acham approvados quasi todos os processos eleitoraes, proclamo deputados da nação portugueza os exmos. srs.:

Adolpho da Cunha Pimentel.
Adriano Augusto da Silva Monteiro.
Adriano Emílio de Sousa Cavalheiro.
Agostinho Lúcio è Silva.
Alberto Augusto de Almeida Pimentel.
Albino de Abranches Freire de Figueiredo.
Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto.
Alexandre Maria Ortigão do Carvalho.
Alfredo Cesar Brandão.
Amandio Eduardo da Mota Veiga.
Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso.
Antonio de Azevedo Castello Branco.
Antonio Baptista de Sousa.
Antonio Eduardo Villaça.
Antonio Fialho Machado.
Antonio Jardim de Oliveira.
Antonio José Arroyo.
Antonio José Ennes.
Antonio Manuel da Costa Lereno.
Antonio Maria Cardoso.
Antonio Maria Jalles.
Antonio Maria Pereira Carrilho.
Antonio Mendes Pedrozo.
Antonio Pessoa de Barros e Sá;
Antonio Ribeiro dos Santos Viegas.
Antonio Sergio da Silva e Castro.
Antonio Teixeira de Sousa.
Aristides Moreira da Mota.
Arthur Alberto de Campos Henriques.
Arthur Hintze Ribeiro.
Augusto da Cunha Pimentel.
Augusto José Pereira Leite.
Barão de Paço Vieira (Alfredo).
Bernardino Pacheco Alves Passos.
Carlos Lobo d'Avila.
Conde do Côvo.
Conde de Villa Real.
Custodio Joaquim da Cunha e Almeida.
Eduardo Augusto da Costa Moraes.
Eduardo de Jesus Teixeira.
Elvino José de Sousa e Brito.
Emygdio Julio Navarro.
Estevão Antonio de Oliveira Júnior.
Eugenio Augusto Ribeiro de Castro.
Feliciano Gabriel de Freitas.
Fernando Pereira Palha Osorio Cabral.
Fidelio de Freitas Branco.
Fortunato Vieira das Neves.
Francisco de Almeida e Brito.
Francisco Antonio da Veiga Beirão.
Francisco de Barros Coelho e Campos.
Francisco de Castro Mattozo da Silva Corte Real.
Francisco Felisberto Dias Costa.
Francisco Joaquim Ferreira do Amaral.
Frederico de Gusmão Corrêa Arouca.
Frederico Ressano Garcia.
Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu.
Ignacio Emauz do Casal Ribeiro.
Ignacio José Franco.
Jayme Arthur da Costa Pinto.
João Alves Bebiano.
João de Barros Mimoso.
João Ferreira Franco Pinto Castello Branco.
João José d'Antas Souto Rodrigues.
João Marcellino Arroyo.
João de Paiva.
João Pereira Teixeira de Vasconcellos.
João Pinto Moreira.
João Pinto Rodrigues dos Santos.
João Simões Pedrozo Lima.
Joaquim Germano de Sequeira.
Joaquim Simões Ferreira:
Joaquim Teixeira Sampaio.
José de Abreu do Couto Amorim Novaes.
José de Alpoim de Sousa Menezes.
José Alves Pimenta de Avellar Machado.
José Antonio de Almeida.
José Augusto Soares Ribeiro do Castro.
José de Azevedo Castello Branco.
José Bento Ferreira de Almeida.
José Domingos Ruivo Godinho.
José Elias Garcia.
José Estevão de Moraes Sarmento.
José Frederico Laranjo.
José Freire Lobo do Amaral.
José Gonçalves Pereira dos Santos.
José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas.
José Joaquim de Sousa Cavalheiro.
José Julio Rodrigues.
José Luiz Ferreira Freire.

Página 49

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1890 49

José Maria Greenfield de Mello.
José Maria Latino Coelho.
José Maria de Oliveira Peixoto.
José Maria Pestana de Vasconcellos.
José Maria dos Santos.
José Monteiro Soares de Albergaria.
José Paulo Monteiro Cancella.
José de Vasconcellos Mascarenhas Pedrozo.
José Victorino de Sousa è Albuquerque.
Julio Antonio Luna de Moura.
Julio Cesar Cau da Costa.
Lourenço Augusto Pereira Malheiro.
Luciano Affonso da Silva Monteiro.
Luciano Cordeiro.
Luiz Antonio Moraes e Sousa.
Luiz de Mello Bandeira Coelho.
Manuel Affonso Espregueira.
Manuel de Arriaga.
Manuel de Assumpção.
Manuel Francisco Vargas.
Manuel de Oliveira Aralla e Costa.
Manuel Pinheiro Chagas.
Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro.
Manuel Vieira de Andrade.
Marcellino Antonio da Silva Mesquita.
Marianno Cyrillo de Carvalho.
Matheus Teixeira de Azevedo.
Miguel Dantas Gonçalves Pereira.
Pedro Augusto de Carvalho.
Pedro Victor da Costa Serqueira.
Sebastião de Sousa Dantas Baracho.
Wenceslau de Sousa Pereira Lima.

O sr. João de Paiva: - O processo eleitoral do circulo n.° 66 lei enviado ao tribunal especial; e como para resolver duvidas que existem, é urgentissimo que se obtenha uma certidão pela qual conste o nome do actual conservador do registo predial do Porto de Moz e a data do seu despacho, mando para a mesa o seguinte:

Requerimento

Requeiro que v. exa. só digne requisitar com urgencia do ministério da justiça o nome do actual conservador do registo predial em Porto de Moz, e a data do respectivo despacho. = O deputado pelo circulo n.° 90, João de Paiva.

Mandou-se expedir.

O sr. Presidente: - Ámanhã, ha trabalhos em commissões. A ordem do dia para sexta feira é a continuação da de hoje e mais a eleição para a lista quintupla que tem de ser presente a Sua Magestade para a escolha de presidente e vice-presidente da camara.
Está levantada a sessão.
Eram quatro horas e quarenta minutos da tarde.

O redactor = S. Rego.

Página 50

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×