O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 6 DE 9 DE MAEÇO DE 1909 3

ABERTURA DA SESSÃO - Ás 3 horas da tarde

Acta - Approvada.

O Sr. Presidente: - Cumpre-me participar á Camara o fallecimento do antigo Deputado Sr. Fortuna Rosado. Creio interpretar o sentimento de nos todos propondo que na acta da sessão de hoje seja lançado um voto de sentimento pela morte desse nosso illustre e antigo collega.

Vou consultar a Camara a fim de que a minha proposta entre em discussão, abrindo-se inscrição especial.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (Campos Henriques): - Sr. Presidente: em nome do Governo associo-me á proposta que V. Exa. acaba de formular.

O illustre extiricto, por muito tempo, tomou parte nos trabalhos parlamentares, sendo digno da maior consideração de todos nós. (Apoiados).

Tenho dito.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Moreira Junior: - Sr. Presidente: em nome do partido progressista associo-me ao voto de pesar que V. Exa. acaba de propor pelo fallecimento do Sr. Deputado Fortuna Rosado.

Dedicado partidario e nobre caracter, é digno da nossa saudade.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Conde de Paçô-Vieira: - Sr. Presidente: em nome dos Srs. Deputados regeneradores, que acompanham o Governo, associo-me ao voto que V. Exa. acaba de propor.

O Sr. Pereira de Lima: - Sr. Presidente: em nome do partido regenerador, e não estando presente o Sr. Pereira dos Santos, associo-me ao voto de pesar que V. Exa. acaba de propor.

Lembro-me que na primeira vez que fui Deputado encontrei o Sr. Fortuna Rosado tomando parte nos trabalhos d'esta casa, e tive occasião de apreciar os dotes do seu caracter e honestidade, continuando as tradições de velho português.

Em meu nome particular associo-me por isso tambem ao voto que V. Exa. propôs.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. João Pinto dos Santos: - Sr. Presidente: em nome dos meus amigos politicos associo-me ao voto de sentimento que V. Exa. acaba de propor.

O Sr. Brito Camacho: - Em nome da minoria republicana associo-me ao voto de sentimento que V. Exa. acaba de propor.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Pinheiro Torres: - Sr. Presidente: em nome do partido nacionalista associo-me ao voto de pesar, que V. Exa. acaba de propor pelo fallecimento do Sr. Deputado Rosado.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Augusto de Castilho: - Sr. Presidente: em nome dos meus amigos politicos associo-me tambem ao voto de sentimento proposto por V. Exa.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. José Tavares: - Em nome do partido regenerador-liberal associo-me igualmente ao voto de sentimento proposto por V. Exa.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Chaves Mazziotti: - Sr. Presidente: pessoalmente, em meu nome, não posso deixar de me associar ao voto de sentimento pela morte do Sr. Deputado Rosado.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: - Em vista da manifestação da iarnara, considero approvada por acclamação a minha proposta. (Apoiados).

EXPEDIENTE

Officios

Do Ministerio da Marinha e Ultramar, remettendo á Camara a synopse das providencias de natureza legislativa que, tendo sido julgadas urgentes, foram promulgadas por aquelle Ministerio desde outubro a dezembro de 1908 e janeiro do corrente anno.

Para a secretaria.

Varios Srs. Deputados pedem a palavra. Lê-se na mesa a inscrição.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Mello Barreto pediu a palavra para um negocio urgente. Convido S. Exa. a vir á mesa dizer o assunto a que deseja referir-se.

(Pausa).

O Sr. Presidente: - O assunto a que o Sr. Deputado Mello Barreto deseja referir-se é relativo a um telegramma da agencia Reuter, publicado num jornal de hoje e que diz o seguinte:

"O Natal Mercury, orgão do Governo do Natal, annuncia que foi assinado ante-hontem, em Johannesburg, um acordo em que o porto e o caminho de ferro de Lourenço Marques são cedidos á Inglaterra e englobados na rede ferroviaria da União Sul Africana".

Vou consultar a Camara se admitte a urgencia. Consultada a Camara, resolveu affirmativamente.

O Sr. Mello Barreto: - Sr. Presidente: começo por me congratular com V. Exa. e com a a Camara por me ter sido reconhecida a urgencia no assunto para que pedi a palavra, e agradeço tambem á Camara a sua deferencia.

O jornal o Seculo de hoje publica o seguinte telegramma:

(Leu).

Parece-me desnecessario encarecer a importancia desta noticia, que causou em Lisboa profunda impressão, e, ao pedir a palavra a V. Exa. para tratar deste assunto, creia a Camara que não foi meu intento frisar a nota politica, nem criar difficuldades ao Governo.

Trata-se de uma questão de caracter internacional, e sei bem as responsabilidades que sobre mim pesam ao tentar abordá-la.

Sr. Presidente: longe disso eu estou até convencido de que presto um serviço ao Governo, proporcionando-lhe ensejo de declarar publica e solemnemente perante o Parlamento Português, e d'esta forma ao estrangeiro, que esta noticia é absolutamente inexacta.