O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(34)

Passou-se a novo escrutinio, e tiveram a pluralidade relativa em noventa e duas listas que se apuraram, tendo-se inutilisado uma, os

Srs. Julio Gomes da Silva Sanches .... 45 votos.
José Caetano de Campos .... 43 votos.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Acabo de receber um officio pelo ministerio do reino, com os papeis relativos á eleição d'um Deputado pela provincia da Madeira e Porto Santo, que faltava para preencher a representação nacional. Mandaram-se á Commissão dos poderes.

Continuou dando conta que a Commissão administrativa da Camara participara que se achava installada - e que havia nomeado para seu presidente o Sr. Neves Mascarenhas, para thesoureiro o Sr. Pinto Basto Junior, e para secretario o Sr. Ramalho Ortigão. A Camara ficou inteirada.

O Sr. Presidente: - Segue-se a eleição da Commissão d'administração publica. As listas são de sete nomes.

Extraídas as listas da uma contaram-se, e eram ontenta e outo, inutilisadas quatro, as quaes deram em resultado do apuramento a que se procedeu a maioria absoluta aos

Srs. José da Silva Passos .... 70 votos.
Joaquim Larcher .... 70 votos.
Antonio Joaquim Barjona .... 46 "
José Fortunato Ferreira de Castro .... 44 votos.

O Sr. Presidente: - E' necessario que se proceda a segundo escrutinio, porque ainda faltam para esta Commissão tres membros. E' deste numero que devem ser agora as listas.

O Sr. Silva Sanches: - V. Exca. tem a bondade de mandar ler os nomes dos Srs. Deputados que alcançaram a maioria absoluta?

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo leu.

Recolhidas as listas em numero de outenta e outo, inutilisadas tres, alcançou a pluralidade absoluta o

Sr. Anselmo José Braamcamp .... 58 votos.

E a relativa os

Srs. José Caetano de Campos .... 42 "
José Liberato Freire de Carvalho .... 41 votos.

O Sr. Presidente: - A hora esta mui proxima - não ha tempo para se fazer mais cousa alguma. A ordem do dia para ámanhã é a continuação da nomeação das Commissões. Está levantada a secção. Eram quatro horas da tarde.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 12 DE JANEIRO.

Ás dez horas e meia da manhã, disse o Sr. Presidente = Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo fez a chamada, e verificou que estavam presentes cem Srs. Deputados, e que faltavam com justificado impedimento os Srs. - Camello Fortes - Dias d'Oliveira - Marciano d'Azevedo - Barão de Leiria - Bernardo Joaquim Pinto - Vieira da Motta - Augusto de S. Paio - Baeta - Camacho - Jeronimo José Carneiro - Queiroga - Ferreira Sarmento - Joaquim Antonio de Magalhães - Galvão Palma - Morão - Figueiredo Freire - Sá Vargas - Rojão - Rebello da Silva - Tavares de Carvalho - Raivoso.

O Sr. Deputado Vice-Secretario Velloso da Cruz leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Macario de Castro: - Palavra para depois da correspondencia.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - O Sr. Deputado Morão participa á mesa, para ser presente á Camara, os motivos por que não pode por ora assistir aos trabalhes da Camara. Se a Camara quer eu leio.

Vozes: - Nada, nada.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Então fica a Camara inteirada. Lerei agora alguns papeis que se acham sobre a mesa.

1.º Declaro que votei contra a idéa reproduzida na acta d'hontem, de que a Camara antes da actual presidencia, não estivesse definitivamente constituida.

Sala das secções, 12 de Janeiro de 1836. = José Ferreira Pestana. - Mandou-se lançar na acta.

2.º O requerimento que na secção d'hontem fez o Sr. Pereira Brandão. Foi approvado. Diario pag. 33 col. 1.ª lin. 43.

O Sr. Barão de Ruivoz: - Mando para a mesa para se tem distribuidos pelos Srs. Deputados alguns exemplares dum folheto com o titulo = Esclarecimentos sobre alguns factos referidos na apologia do coronel Jeronimo Pereira de Vasconcellos, impressa e publicada em Lisboa com data do 1.° de Fevereiro de 1835.

Esta offerta foi recebida com agrado; e os folhetos distribuidos pelos Srs. Deputados.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo continuou com a leitura dos seguintes
papeis.

3.° Cedemos dos subsidios que nos possam competir como Deputados da nação.

Sala das Cortes em 12 de Janeiro de 1836. = José Jorge Loureiro; Manoel Antonio Vellez Caldeira Castel-branco; Luiz da Silva Mozinho d'Albuquerque; Francisco Antonio de Campos.

4.° Não tendo como empregado publico ordenado algum de que possa ou deva ceder em beneficio das urgencias do estado, cedo a favor das mesmas de ametade do ordenado que me compete como presidente da Camara dos Srs. Deputados.

Camara 12 de Janeiro de 1836. = Manoel Antonio de Carvalho.

5.º Cedo para as urgencias da nação da parte do ordenado que, durante a Sessão do presente anno, me competir receber como juiz de direito do julgado de Guimarães.

Sala da Camara dos Srs. Deputados, em 12 de Janeiro de 1886. = O Deputado Antonio Clemente de Sousa Geão.

6.º Declaro que no dia 8 deste mez communiquei por um oificio ao ministro das Justiças que cedia, para as urgencias do estado, o meu ordenado de juiz de direito de Portel, em quanto recebesse o subsidio de Deputado. = Joaquim Filippe de Soure.

7.º Cedo de todos os subsidios que, como Decotado, me pertençam. = José Ferreira Pinto Basto Junior.

8.º Declaro que em 8 do corrente officiei ao ministro da guerra, offerecendo para as urgencias do estado todo o meu soldo como brigadeiro, ficando tão somente com o ordenado de Deputado. = Visconde de Bobeda.

9.° Declaro ceder em beneficio do estado, 5 ordenado que d'aqui em diante me pode pertencer na qualidade de juiz da relação desta cidade.

Camara dos Deputados em 12 de Janeiro de 1836. = Basilio Cabral.

10.º Cedo em beneficio da nação do subsidio que me compete como Deputado. = Luiz Ribeiro de Souza Saraiva.

11.° Declaro que offereço para as urgencias do estado os