O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

chamar-se o segundo Substituto pelo Algarve, em eonsequencia de estar o primeiro no Ultramar, fique adiada, para se discutir mais maduramente. —Foi approvado.

Posto á votação o resto do Parecer foi approvado. O Sr. Pestana: — Pedi a palavra para fazer uma observação á Camará. A respeito dos Deputados, que se acham no Ultramar, que senão decida nada, acho de justiça; mas que a respeito daquelles Srs., que se acham eleitos que estão cá , e que ainda não participaram á Garoara a sua resolução; a respeito destes e' que-eu quizera; e visto que a representação da minha Pátria, o Circulo eleitoral do Funchal, está completa , que a Camará tomasse isto em consideração e que resolvesse — O Sr.Mozinho dVAlbuquerque está eleito pela Madeira, e ate agora não consta que ell-e len-ha declarado, sequer ou não aceitar; . por consequência pareee-me que nós não devemos espe-/ rar que elíe se resolva. Eu não posso affirmar, mas creio que elle já lerá recebido o seu diploma; por isso desejava que a Camará fixasse umaepocha, alern da qual não tivesse Jogar o chamaretn«se osSrs. Deputados, que se não houvessem apresentado.

O Sr. Presidente: — Não se pode tractar disso, sem que o Sr. Deputado mande para a Mesa uma indicação por escripto.

O Sr. Pestana: — Bem; eu a mandarei. O Sr. Presidente:—Tenho presente uma relação vinda da Secretaria, que conte'm as Commissôes.que se devem nomear, seguindo-se esta, a primeira a nomear e' aCommissão Administrativa daCaza. O Regimento diz que esta Commissâo será composta do Presidente, e na sua falta do Viee-Presidente, do Secretario mais antigo, e de três Deputados; nas Cortes passada-v porém nomeou-se uma Commissão-de cinco membros, sem que o Presidente e Secretario fizessem partedella. Por uma parte temos o Regimento, e por outra este precedente: a Camará decidirá por qual destes modos deve ser formada esta 'Co ni missão.

•O Sr. Leonel:—Sr. Presidente, quando um Sr. Deputado propoz que fosse adoptado provisoriamente o Regimento de 36, e que nos casos omissos n'el!e se executasse o de 26 , declarei eu que o Regimento da Camará de 36 já em muita parte tinha sido alterado, em consequência da necessidade o ter mostrado, e u

7 Membros, edepôis resolvesse que fosse de 6. — A experiência mostrou também que tinha grandes in-convenientes que fossem occupar o Presidente, o Vi-ce-Presidente, e Secretários, em serviços que não são próprios deites, quando os d a. Mês á lhes são bastantes para levar bastante tempo ; e esta foi a razão porque no Congresso Constituinte se resolveu que se elegessem 5 Membros todos independentes da Mesa. Como a experiência já mostrou que o Regimento tinha inconvenientes, peço eu que nos conformemos com a pratica, e não com o Regimento; proponho em consequência que seja a Comíuissâo composta de 5 Membros, independentes da Mesa.

A Camará resolveu que aCommissão Administrativa fosse composta de 5 Membros, independentes da Mesa.

O Sr. Presidente: — Conforme o Regimento e necessário ura segundo escrutínio, quando no primeiro se não tenha obtido pluralidade absoluta, mas como por este methodo nos levaria muito tempo a nomeação das Cornmissôes, vou consultar a Camará sequer que a eleição das Commissôes, que faltam, se faça á pluralidade relativa.

O Sr. Leonel: —Ha Commissôes, cuja eleição julgo deve ser feita por maioria absoluta, no entanto nesta, en'outras não-ha essa necessidade, eentão parecia-me que fossemos nomeando asCotomissões unicamente pela maioria relativa, ern quanto algum Sr. Deputado não requerer qua alguma delias soja pela maioria relativa. * Assim se resolveu.

Correu-se oescrutinio para a eleição da Comrníssao Administrativa, e tendo enirado na urna 87 listas, .saíram apurados os Srs. Manoel Joaquim Pimenta com 55 votos, José PiíHo Soares comô4, José' Libe-rato Freire de Carvalho com 51, António Júlio da Silva Pereira com 49, e Caetano Xavier Pereira Brandão com 44*

O Sr. Leonel:—Sr. Presidente, parece-rne que não se pôde eleger já hoje outra Çoromissâo, porque a hora estáquasi dando; já aairâm alguns Srs. Deputado; a Commissâo que se segue a eleger e' de 14 Membros, e lia de haver divergência de nomes; por consequência julgo impossível continuar hoje a Sessão. O Sr. Presidente: — E' veídade que a hora está muito adiantada, ermo ha tetripo de seeieger a Commissâo que se segue. A ordem do dia para amanha e' a continuação da eleição de Comoiissões. Está levantada a Sessão. Eram qiialro horas menos um quarto.

N.° 8.

Presidência do Sr. J. C. de Campos*

. bertura — Ao meio dia.

Chamada—Presentes 73 Srs. Deputados, entrando depois mais alguns , e faltaram os Srs. Cândido de Faria, Fernandes Coelho, Bispo Conde D.Francisco, Varella, Celestino Soares, Monia, M. A. de Carvalho, e MidosS.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho deu conta d'uma participação do Sr, Bispo Conde , que em rasão do incommodo com que tinha sahido da Ca-

mará na. Sessão antecedente, o qual continuava , que não podia comparecer em quanto senão achasse restabelecido.—vi Camará ficou inteirada.

Leu-se, e foi approvada a acta da Sessão antecedente.

Leu-se na Mesa a seguinte proposta do Sr. Pestana = Proponho que seja convidado o Sr. Mosinho d'Albuquerque a declarar se vem ou não tomar assento n'esta Camará—Foi approvada sem discussão.

O Sr. Aguiar: — Peço que esta medida se faça extensiva aos outros Srs. Deputados que e s ti-