O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(53)

O Sr. Presidente: — Nomeio era logar do Sr. .Albano, o Sr. Joaquim António cTAguiar. A hora da Sessão deu ; porque a hora era a das 10; mas como a Camará não se abriu senão ao meio dia parece-me que a Camará está inclinada a'continuar ate ás 4>. (Apoiados.) Vai proceder-se á eleição da Commissâo d'Administração Publica, composta de 7 Membros.

Corrido o escrutínio verificou-se terem entrado lia Urna 68 listas, 12 das quaes erarn brancas, e sahiram eleitos com a maioria absoluta Os Srs. Mousinho d'Aibuquerque com . . 55 vo.tos

J. M. Grande................49 »

Silva Cabral..................49 >»

Vilhena

Pinheiro Ferreira.............. 48 »

Vieira de Castro..............47 »

D. João d'Azevedo............46 n

O Sr. Presidente: — A'manhà eu hei de estar nesta Cadeira ás. 10 horas; ha de-se fazer a pri-ineira chamada ás 10 e tneia , e a segunda ás 11,

senão houver numero.....A Ordem do Dia para

amanhã é a continuação da de hoje. Está levantada a Sessão. — Eram 4 horas da tarde.

DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.° 7.

em 10 to

1843.

Presidência do Sr. Gorjão ffenriques.

hamada.—-Presentes 72 Srs. Deputados. — Approvada.

Abertura. —- Ao meio dia.

O Sr. Presidente: — Acho que e .occasião própria de fazer introduxir na Sala os Srs. Deputados, que se acham nos corredores a fim de prestarem juramento.

Foram introdusidos na salla com as formalidades do estilo os Srs. Deputados Silvestre Pinheiro Ferreira^ pela Provinda da Estremadura, e José Cordeiro Feyo, pela Provinda do Alemtejo j prestaram juramento^ tomaram asssnto.

SEGUNDAS LEITURAS. Requerimentos e Representações.

REQUERIMENTO. — Requeiro que pelo Ministério da Guerra se peça uma relação nominal dos Alferes alurnnos; declarando-se na dita relação os queteem praça nos corpos do Exercito e a data das suas nomeações.— Cezar de T^asconcellos.

Foi adwittido á discussão e approvado.

REQUERIMENTO. — Requeiuo que pelo Ministério da Marinha e Ultramar se peça uma relação nominal de todos os ofíiciaes promovidos nasj>ossessÕ8S ultramarinas desde Janeiro.de 1840 a Dezembro de 1842; declarando-se na dita relação a data e qualidade da patente anterior. — César de Fasconcel-los. ' •

Foi admiltido á discussão e approvado.

Foram rernetlidas á Commissâo de Administração Publica as desesete representações de differentes Concelhos e Camarás Municipaes, apresentadas pelo Sr. Mousinho d'Albuquerque, a favor do Projecto de Lei redigido pelo Conselho Director da Sociedade promotora das communicações internas do Reino. (Vide Sessão d'hontem.)

Foi mandada á Commissâo de Fazenda uma representação da Camará de Castello Branco, apresentado pelo Sr. Miranda. ( F^ide Sessão dhontcm.)

Foi mandada á Commissâo de Administração Publica uma representação da Camará de Penafiel, apresentada pelo Sr. Mello e Carvalho. (P^ideSessão cChontem.)

O Sr. Gualberto Lopes:—Sr. Presidente, pedia palavra para ler e mandar para a Mesa um Proje-,cto de Lei que passo a ler. (Publicar-ie-ha quando VOL. 1.°—JANEIRO —1843.

tiver segunda leitura..) Por esta occasião mando tam« bem para a Mesa uma representação da Camará de Vallongo, que pede igualmente a extincção das Sa-boarias. Mando mais outra representação dos habitantes da freguczia de S. Manoel de Gandra, Concelho de Paredes, que pede ser annexada ao Conce» lho de Vallongo.

Sr. Presidente, aproveito esta occasião para pe« dir a V, Ex.a, que consulte a Camará se consente que seja impresso no Diário do Governoomeu Projecto de Lei. • -

O Sr. Presidente: —* O Projecto de Ler apresen» lado pelo Sr. Deputado fica para segunda leitura; as representações, que mandou para a Mesa, passam a ler-o destino competente. Vou pore'm consultar a Camará sobre se approva o requerimento do Sr, Deputado, para ser impresso no Diário do Governo o seu Projecto de Lei.

A Camará decidia affirmativamente.

O Sr. Cardoso CasteL-Branco;—Mando para a Mesa utn Requerimento. (Leu epublicar-se-haquan» do tiver segunda leitura.)

Sou o próprio a confessar que a Camará não pó* de avaliar a importância do meu Requerimento sem ser ouvido o Sr. Ministro do Reino, e por tanto peço a V. Ex.a, que tenha segunda vez leitura quando estiver presente S. Ex.a

Asúm se decidiu.

O Sr. João Bernardo de Sousa:-— Mando para a Mesa o Diploma do Sr. Deputado pelo Alemiéjo Joaquim António da Costa Sobrinho para aer reiaet-tido'á Commissâo de Poderes.

Foi remettido á Commissâo de Poderes.

O Sr. jBe/rao.--7-Mando por escripto para a Me* sã uma interpellaçao a fim de ser prevenido o Sr. Ministro do Reino do objecto sobre que o pretendo interpellar.

Leu-se na Mesa.

O Sr. Presidente: — Participar-se-ha ao Sr. Mi-•nistro do Reino.

O Sr. Ferreri: — Vou ler e mandar para a Mesa um Projecto de Lei que diz respeito aos Officiaes Generaes, e peço a sua urgência. (Pablicar-se-ha quando tiver segunda leitura.)

Não foi julgado urgente.