O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

duvidoso7 que aí' primeira' Gommissài> tenha- já- na quarta feira alguns^ trabalhos prtírnptt)s y- e&tom certo qtíe-ella trabalhará incessantemente para"os concluir com brevidade,. mas"ainda:. que na quarta, feira fos* sem presentes;- não:' se ganhara nada cõin issín^rJOr que estando os de-mais- trabalhos pendentes nasí outras Commissões, seguir-se-ia que os Membros destas teriam de interromper os seus trabalhos, para virem assirtir á reunião da Junta; assim parece-me que será mais* conveniente que a primeira Sessão da Junta tenha logar na Sexta-feira (Apoiados}.

A* Junta Prépafãtòria\Tes()lvèu que a,primei*a

Sessão fosse na sexta feira.

Q Srr Presidente; — Segundo &> decisão- que a Junta áeaba de tomar, a primeira- Sessão e na sexta feira. —<_ asessão='asessão' que='que' deíalgutís='deíalgutís' quatr-o='quatr-o' horas='horas' então='então' para='para' designar.='designar.' ordem='ordem' houverem='houverem' _='_' pareceres='pareceres' promptos='promptos' e='e' tarde.-='tarde.-' levantada='levantada' do-dia='do-dia' maisqueá='maisqueá' a.='a.' o='o' p='p' está='está' junta='junta' éaapprovação='éaapprovação' da='da'>

O REDATOR^ JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N.° 8.

Presidência- do Sr. Leonel Tíiuares-(Decano).

meia hora depois do meio dia, começou a fazer-se a chamada, e ao nomear-se" o Sr.- Adriào Acaróo da Silveira Pinto, disse

O Sr. Agostinho Albano1: — O! Sr. Adrião Aca-cio da Silveira Pinto encarregou-me de participar a V. Ex.a e á Junta Preparatória, q-ue: por motivos de moléstia não pôde comparecer hoje á Sessão, e talvez a mais algumas. E o Sr. José Borges de Carvalho, Deputado eleito por Villa Real, escreveu-me uma Carta pedindo-me participasse a V. "Ex.-a, que por iguaes motivos de moléstia não pôde por ora sair de sua casa para comparecer nesta Assembléa, o que fará logo que lhe seja possível.

O Sr. Presidente : — Peço ao Sr. Deputado eleito queira mandar por escripto essas participações para se lançarem na Acta.

Mandou as. E depois de concluída à chamada, disse

O Sr. Presidente: — Não ha numero sufficiente na Salla, e por isso não se pôde ler a Acta da ultima Sessão; nem dar" conta da correspondência. Alguns dos nossos Collegas acham-se nas Commissões trac-tando da verificação dos Poderes ; grande parte destes trabalhos, sei eu, que estão promptos, faltando-lhes apenas a ultima redacção, de maneira que ama* nhã sem falta devem ser presentes todos á Junta. Peço pois aos Senhores presentes, que tenham a bondade de concorrer amanhã á hora competente, e mesmo convidem aquelles dos nossos Collegas, que hoje ainda não appareceram para que venham a horas. A Mesa tem recebido já hoje três diplomas de três Srs. Deputados eleitos que se apresentaram de novo : estes diplomas são remettidos ás competentes Commissões, e se houver na Assembléa mais algum Senhor, que ainda não tenha apresentado o seu diploma, terá a bondade de 6 fazer para ser reméttido também á Commissãô competente

O Sr. Silva Sanches : — Não tenho diploma al--gurn a mandar para a Mesa ; más tenho a participar a V. Ex.a e á Junta Preparatória, que o Sr. Faus-tino da Gama por incommodo de saúde têm faltado estes dias á Sessão, e talvez não possa comparecer ainda por mais algum tempo ; assim como que o Sr. Francisco António Barrozo, Deputado eleito por Vizeu, me encarrega de participar a V". Ex.a e á Junta, que não obstante os muitos desejos que tem de sé apresentar nesta Asserabíea, com tudo não ihe tem sido possível, e o fará logo que lho seja.

Mandou a participação -por escripto.

1851.
O Sr. Maia e Silva: — O Sr. José da Costa Sousa Pinto Basto, Deputado eleito por Oliveira d'A-zemeis, pediu-me que participasse a V. Ex.a e á Junta, que negócios domésticos lhe não tee;i* pérmittido concorrer ás Sessões ; entretanto promette partir para esta Capital no primeiro Vapor, ainda que seja com sacrifício de alguns interesses de sua casa.
Mandou-se a participação por escripto.
O Sr. Presidente:—-Não ha cousa alguma mais a fazer por hoje, e então já disse aos Srs. Deputados eleitos que amanhã se devem reunir ás 11 horas. .... (O Sr. José Estevão: — Creio que se esperássemos mais algum tempo se poderia reunir numero sufíiciente para se abrir a Sessão, e apresentarem-se os Pareceres que estão promptos}. Eu disse que estavam alguns Pareceres promptos, masque ainda faltava tirarem-se as cópias em tempo; não disse que estavam promptos para se apresentarem.
O Sr. José Estevão:—> V. Ex.a não me percebeu, eu disse;, que talvez esperando mais algum tempo ap-parecesse numero sufficiente para se abrir a Sessão; e podia ser que as Commissões apresentassem alguns Pareceres, que de certo se não podem discutir já, porque e preciso o tempo do Regimento para se estudarem, mas com isto ganhava-se tempo.
O Sr. Presidente: —Pois bem; os Pareceres de. quê eu tenho conhecimento estarem promptos ainda lhes falta porem-se em limpo; se esperarmos que haja numero, podem hoje apresentar-se alguns, mas pode a Sessão demorar-se muito, e o resultado é que ama* nhã ainda os que restarem não hão-de estar promptos; por consequência parecia-me que era muito mais conveniente, que as Commissões continuassem hoje à trabalhar para amanhã poderem apresentar todos os seus trabalhos, o que de certo se não conseguirá se ellas hoje não poderem trabalhar mais. (Apoiados).
O Sr. Rodrigues Sampaio: — Eu tenho aqui alguns Pareceres já promptos que podia apresentar.
O Sr. Presidente: — Mas-, Senhores, isto é Sessão ? Temos numero sufíiciente para abrir a Sessão ? Não temos, e por isso não lhes recebo nada. (Riso) Torno a recommendar aos-Srs. Deputados eleitos, que amanhã a abertura da Sessão deve ser ás onze horas.
Deram-se assim por findos os trabalhos de hoje. •— Era mais da uma hora da tarde.