O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

sentes. Não podendo também deixar de notar de passagem que esta apresentação dos Cadernos originaes, está em contradicção com a Syndicancia feila pelo Administrador do Concelho de Mezãofrio, documento 11, dos remettidos pelo Governo, que attribue a não apresentação dos Recenseamentos por todos os Presidentes, a falsificações por elíes feitas rios mesmos Cadernos, e cuja descoberta temiam, se os apresentassem nas eleições.

Em Sabroza, dão-sc as mesmas circumstancias exactamente que em o Pezo da Regoa, para a nullidade de. 4 Eleitores dos daquelJe Concelho. *

fím CaneUas, .a Commis-ão do Recenseamento escusou-se toda pelos motivos constantes -dos Oflicios <_2 canellas='canellas' decreto='decreto' eleição.='eleição.' _36='_36' e-o='e-o' governo='governo' membros='membros' cuja='cuja' cond='cond' pelo='pelo' eleitores='eleitores' cornmissão..='cornmissão..' caso='caso' menos='menos' mezãofrio='mezãofrio' tem='tem' presidente='presidente' nova='nova' officio='officio' como='como' s6='s6' designado='designado' conde='conde' real.='real.' urna='urna' _.haa='_.haa' concludente='concludente' ao='ao' as='as' nullidade='nullidade' isso='isso' _-ou='_-ou' primitiva='primitiva' numero='numero' prescripto='prescripto' julho='julho' seus='seus' governador='governador' feito='feito' dos='dos' d.='d.' eleição='eleição' por='por' documentos='documentos' concluiu='concluiu' civil='civil' dias='dias' pois='pois' antes='antes' _='_' mesmas='mesmas' ser='ser' a='a' seu='seu' fernando='fernando' orneio='orneio' c='c' e='e' linha='linha' porém='porém' o='o' p='p' alguns='alguns' enviados='enviados' _7.='_7.' dia='dia' da='da' n.='n.' de='de' notaremos='notaremos' documento='documento' do='do' eleirão='eleirão' resposta='resposta' circurnsíancias='circurnsíancias' das='das' totalidade='totalidade' também='também' modo='modo' tal='tal' assembleas='assembleas' em='em' real='real' concelho='concelho' _1851='_1851' esta='esta' _3='_3' commissão='commissão' dão-se='dão-se' feita='feita' nomeou='nomeou' algum='algum' appli-cando='appli-cando' cie='cie' que='que' no='no' ediíaes='ediíaes' hypothcse='hypothcse' officiou='officiou' alli='alli' tinha='tinha' affixado='affixado' confessa='confessa' ainda='ainda' primaria='primaria' trabalhos='trabalhos' outubro='outubro' artigo='artigo' nrtigo='nrtigo' apresentados='apresentados' cornmissão='cornmissão' para='para' camará='camará' tag0:a='referenc:a' organisação='organisação' não='não' deve='deve' oito='oito' _25='_25' os='os' atempo.='atempo.' é='é' nulla.='nulla.' a.='a.' presente='presente' quando='quando' commissões='commissões' falta='falta' preencher='preencher' _30='_30' villa='villa' nomeação='nomeação' xmlns:tag0='urn:x-prefix:referenc'>

NoErmello, a Cornmissão designou as Assemble'as, e affixou os Editacs: o Presidente da Commissão depois arbitrariamente designou de ouíro modo as As-semble'as, reunindo ambas em uma só, e ahi se fez a eleição, que por isso incorreu em nullidade. — Os documentos que o comprovam são o 3.°, 4.°, -ô.°, dos apresentados pelo Conde de Vi i Ia Real, combinados comas Actas e mais documentos da dieta Eleição Primaria do Ermello.

Tal demonstração, e mais que sufficiente, na opinião da Commissão para provar e concluir pela nullidade da eleição: não pôde pore'rn, a Commissão deixar de declarar, que ainda accrescem três razões, a qual delias mais fortes, e todas comprovadas pelos documentos já no principio deste Parecer r.eferidos, que levam á evidencia, a nullidade da eleição do Circulo de V i lia Real; a saber:

1.° O ter sido feila a eleição debaixo da impressão de justificado terror de grande numero de Eleitores primários do Circulo de Villa Real.

Q." A intervenção da Auctoridade Administrativa na dieta eleição.

"A." \ intervenção, por ordem da dieta Auctoridade Administrativa, da força armada, sem ser requisitaria pelos Presidentes das Assembleas Eleitoraes, aníes por ellcs impugnada, e mandada retirar,'ordem a que não obedeceram.

É facto incontestável, e provado á ultima evidencia, al^rn dos documentos apresentados pelo Conde de Villa Real, que em a noite de2d para f 6 de Ou-

tubro, uma porção de Cidadãos inermes, que levando á sua frente unia musica de curiosos, e precedidos de archotes, tinham ido comprimentar o Conde de Villa Real, D. Fernando, foram por ordem do Governa-dor Civil, mandados esperar por uma força mui considerável de Caçadores n.° 3; e que assaltados da ernbçscada, em que a tropa se collocára, foram muitos espancados, ficando alguns feridos.
De todos os documentos se deprehende, que a força armada cumpriu asinstrucções do Governador Civil: elle próprio assim o confessa em seus officios.
A tropa foi collocada de modo, que bem claramente se conhece, que o seu fim ,era colher de emboscada os ditos Cidadãos, e espancal-os; se o fim fora só o fazer dispersar os grupos, nada mais era necessário do que collocar a força na ponte, e àhi, quando chegasse o grupo, mandal-o dispersar, e entrar dividido na Villa. A tropa, porém, foi collocada. da maneira seguinte, .como consta dos Officios: — uma parte na ponte, e outra parte sobre os dois lados da'estrada (muito alem da ponte), que vem de Matheus, de modo que via, e não era vista pelo grupo do povo quando recolhesse; e sentinellas colloca-das sobre os lados da ponte, de maneira que a força estava collocada nos três ângulos de um triângulo, e quando o povo esteve no centro -deste triângulo, foi accomrnettido pela tropa que o carregou, e fez os ferimentos que constam do Auto de Corpo de De-licto, Processo B, dos remettidos pelo Governo.
O Governador Civil recorre a uma inattendivêl defeza, quando explica o procedimento da tropa, e. os ferimentos, dizendo, que sendo onze e meia da noite, e vendo que ainda não tinham voltado cie Matheus, e que daquella hora em diante já não era perigosa a entrada do grupo na Villa, por toda a' povoação estar já recolhida, mandara ordem para retirar a tropa ; mas que chegando, « executando-se essa ordem no p"roprio momento em qu« o povo estava no centro do triângulo, foi isso a causa da desordem c ferimentos!!! Tendo no seu Officio l.° dos documentos mandados pelo Governo, negado os ferimentos, depois no Orneio, Processo B, dos remettidos pelo Governo, diz:
ti Nem eu, nem ninguém desta Villa, ignora que desgraçadamente^ alguns ficaram feridos, mas e'certo que se attribuirarh esses ferimentos, e por confissão dos próprios que .os receberam, ás quedas que deram, fugindo precipitadamente atravez da escuridão da noite.
«Suppondo que foram feitos por violência, porque motivo se não tentaram querelas contra os seus perpetra dores 1.
«.Eu já tive occasião de dizer a V. Ex.a, que por ordena minha se mandou retirar a força da ponte, porque sendo já onze horas dá noite me persuadi, que o bando dos que saíram da Villa em tumulto, voltaria cie madrugada, e então não encontraria pelas ruas com quem se tomar. ^
« Alem da força que estava na ponte, o Capitão., que acommandava, collocou alguns soldados a maior distancia, no adro de uma cape]Ia, que -liça um pouco desviada da estrada que vem de Matheu-s.