O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ti Eu não duvido que alguns soldados ao passar por entre os grupos, dessem algumas coronhadas • parece-me isto acreditável, estando a noite tão escura, e podendo clies a seu solvo faze-lo. »

Sendo notável, que neste ultimo período o Governador Civil lança sobre os soldados o odioso, de que tudo indica ou prova ser elle o culpado! !

E notável que lendo havido uni acontecimento desta magnitude; havendo ferimentos, grilos—D'aqui d'HIRei, e alarme em alta noute, e tendo primeiro havido, segunda informa o Governador Civil, tumulto tal, que oobrigava, a pedir 60 homens de tropa, para dispersar tal grupo, nem a Aucloridade Administrativa deu parte á Judicial, nem. se procedeu a Corpo de Delicio: c este to leve log;ir a pedido dos feridos, quando, como consta de sua representação, Processo B, remei t ido pelo Governo, «lies viam que o Governador Civil, negava a gravidade do acontecimento e os ferimentos; s

Auio de Corpo, de Delicio.

1.° Queixoso----ferimento com instrumento perfu-

ranle.-

tí.° Também feridas na cabeça com insilrum-enlo •c orla ai e.

.*>." Mostra 'q-ue lhe foii arremessado ú:M golpe tom in?trumen!o perfura n te, que lhe rasgou o albur.no z nu p.ule direita sobre o ventre.

4.° Ferimento na mão: .mostra ser feito com instrumento con l unden lê.

5.° 'Ferimento na cabeça, fw-ito com instrumento cortante, ferida giave, que, porem, ao momento do Corpo de Delicio se conhece não ser mortal, conluzão na face que mostra ser feita com instrumento contundente,

Os acontecimentos foram no largo de Sanla The-rcza, Freguezia de Matheus, e perante o Juiz Kleito, e por tanto competente, e' feito o Auto de Corpo de Delicio.

O Governador Civil, no seu Orneio do resposta, occulta esta circumslaneia.

O primeiro queixoso declara ter conhecido três Ofliciaes, e ler ouvido a voz de carregar, sem que os olíendidos tivessem dado a menor causa a resistência, e que foram. cercados e" carregados ás coronliadas e baionetadas, srndo nessa occnsiâo os ferimentos.

Que lambem foi moído ás comnhadas José Joaquim Rodrigues de Sá, Farmacêutico da Regoa, que estava ao pé do declaranle, e seria elle declarante morto, se não conseguira evadir se para a'quinta do Padre José Leitão, aonde foi curado e encontrou ou-l.ios fugidos que haviam escapado, entre elles. Bar-iholino de A.raujo com um pé quebrado (é um a que se refere o Auto de 'Investigação, e declaração dos Médicos, perante o Administrador do Concelho).

O segundo queixoso chegou a cair sem sentidos, pelos ferimentos e pancadas.

O terceiro queixoso, decima dois ()ffici:ies de espadas embainhadas, um desembainhada, e o .Brigadas com um páo na mão.

Q'ne o Brigadas dissera, aquelle t|ue retira, morre; o Ajudante dissera, estender aos lados, cerre a força, ;io que se seguiu a carga de baioneta calada. Os sol-ciarlos grita VÍ.KII morra a patulé.i.

O Cjuail.o queixoso decidia que vinham soeegados,

e que até se eslava a recommendar, o continuar com o maior socego para se ouvir bem a musica; foram carregados á baioneta á ordem do Ajudante dada ao Tenente Cibrão ; clles, espancados, traziam archotes; dá noticia deoutro OlTicial, o Capitão Fonseca; para todos os lados para onde queria fugir, havia iropa ; caiu no chão ás coronhadas, este Capitão Fonseca é que o deixou passar.

O quinto, lambem ouviu a ordern de^carregar dada pelo Ajudante, ao Tenente Cibrão; seguindo-se a carga ú baioneta e cororihada ; os soldados emboscai dos atraz da casa nova; caiu no chão áscoroniiadas; já no chão deram-lhe uma grande pancada na cabeça, parece-lhe que com espada, não conheceu quem ; foi curado pelo Cirurgião, Vaz de Matheus: esteve sem poder traba!h;ir desde 25 de Outubro até 11 de Novembro,

Algumas testemunhas dizem que a força era de 80 a 100 homens.

A segunda testemunha foi o que recolheu o Sá dó Peso ria Regoa, que grilava á poria delle testemunha— Quem me recolhe, senão .malam-rne!

.Viu passar todos os qu« iam a Malheus,' sonegados, e indo a musica a tocar.

Com a força iam paizanos embuçados em capas, escondendo o rosto quando passavam peja luz que saí-i da porta oídio t este manha ; ouviu os grilo?, pan-•cíidas, e te.

A outra testemunha, :qu.r.' àssi

A'quarta testemunha lambem não foi a Matheus, viu á luz do archote, que trazia a musica, o sairern os-soldados da emboscada sobre o povo, etc. ele.

• Os outros são dos que foram a Malheus, todos conformeis, que vinham soeegados.

A ultima testemunha também não foi a Matheus; combina com as antecedentes.

Desde este acontecimento, até hoje impune," o terror espalhou-se no Districlo, rnal st; podendo avaliar em que força.

No Concelho de Villa Real, hão houve propriamente eleição como fica assentado.

Fm o Peso da Regoa : dois dos Presidentes, como dizem em seus -Oflicios, foram assaltados no caminho indo para as eleições; tendo afortuna de escapar com vida.

Sendo por esla oecasião de notar que os alaques aos Presidentes deGodim, Sediellos e Loureiro, tanlo eram premeditados, e prevenidos os seus resultados para'querer fazer- as eleições sem elles presidirem, c: por Cader-nos differenles dos authenticos, que sendo dois dos dictos Presidentes atacado?, roubados, e destruídos os Cadernos do recenseamento, e outro obrigado a retirar para não ser victima, logo apparece-ram nas Freguezias indivíduos preparados com as tues-certidões de antemão tiradas!!!