O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 7.

SESSÃO DE JANEIRO DE 1858

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs. Joaquim Gonçalves Mamede.

D. Antonio da Costa Macedo.

Chamada—presentes 61 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os-srs. Affonso de Castro, Thedim, Sampaio, Rodrigues Cordeiro, Carlos Bento, Conde de Valle de Reis, Frederico Guilherme, Mamede, José Estevão, Ferreira Pinto Basto, Casal Ribeiro, Passos (José), Teixeira de Queiroz, Brown, Paredes, Garcia da Rosa, Mendes Leite e Jacome Correia.

Não compareceram—os srs. Abilio Costa, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Geão, Heredia, Antonio Emilio, Girão, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Costa Veiga, Aristides, Xavier da Silva, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Bento de Castro, B. C. do Amaral, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Faustino da Gama, Barroso, Resende, Francisco Carvalho, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Nazareth, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Mello Soares, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Bernardino Cardoso, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Benevides, Macedo Pinto, Ferreira de Castro, Banha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Delorme Colaço, Carvajal, Pinto Soares, Matoso, Sousa Cabral, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Sousa Feio, Osorio de Figueiredo, Osorio Cabral, Balthasar de Campos, Placido d'Abreu,; Pitta, Sebastião Coelho, Sena Bello e Pinto de Barros.

Abertura—á uma hora da tarde. Acta, approvada.

O sr. Presidente: — A deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso da corôa, desempenhou a sua missão, sendo recebida por Sua Magestade com a sua costumada benevolencia.

A mesa nomeou para commissão de redacção os srs. Sampaio, Seabra e Elias da Cunha Pessoa.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1. ª—Do sr. secretario Pequito, de que o sr. Miguel Osorio encarregou de participar á camara, que por motivo de molestia, não póde comparecer á ultima sessão, não póde comparecer á de hoje, nem poderá comparecer a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

2. ª—Do sr. Oliveira Baptista, de que o sr. B. C. do Amaral não comparece na sessão de hoje, nem podera comparecer a mais algumas, por motivo de molestia. A camara ficou inteirada.

3.º—Do sr. Garcia Peres, de que o sr. Bartholomeu dos Martyres não tem podido comparecer n'esta casa por incommodo de saude, que ainda o impede de o fazer.

A camara ficou inteirada.

Officios.

1. º—Do sr. Albino de Figueiredo, pedindo quinze dias de licença para sair de Lisboa, com o fim de restabelecer a sua saude.

Foi concedida.

2. º—Do ministerio do reino, acompanhando cento e quarenta exemplares das contas d'este ministerio, relativas á gerencia do anno economico de 1855 a 1856, e ao exercicio de 1854 a 1855.

Mandaram-se distribuir.

3. º—Do ministerio das obras publicas, acompanhando os boletins n.ºs 9 e 10 de 1857 d'este ministerio, para serem distribuidos pelos srs. deputados.

Mandaram-se distribuir.

4. °—Do mesmo ministerio, devolvendo os cadernos de recenseamento que foram dirigidos áquelle ministerio em 15 de abril do anno proximo preterito.

A commissão de organisação administrativa.

5. °—Do sr. F. Coelho do Amaral, participando que, pelo estado de sua saude, e por interesses de sua casa, não póde comparecer antes do mez de fevereiro.

A camara ficou inteirada.

6. º—Do ministerio da guerra, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento do major graduado de artilheria, João Ignacio da Silva Negrão.

A commissão de guerra.

7. º—Do ministerio da fazenda, acompanhando oitenta exemplares da conta do thesouro, relativa á gerencia do anno economico de 1856 a 1857.

Mandaram-se distribuir.

Representação.

De cento e tantos habitantes da villa do Topo, na ilha de S. Jorge, sobre divisão de territorio.

A commissão de organisação administrativa. Leram-se tambem na mesa as seguintes

SEGUNDAS LEITURAS.

Propostas.

1.º—Proponho a nomeação de uma commissão especial

Vol. II—Janeiro—1868.

6