O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

90

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

(6.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 10 DE JANEIRO)

PRESIDENCIA DO SR. VISCONDE DOS OLIVAES (DECANO)

Secretarios os srs.

José Augusto da Gama

Eduardo de Pinto da Silva e Cunha

Chamada: — Presentes 70 srs. deputados eleitos.

Abertura: — Á meia hora da tarde.

Acta: — Approvada.

O sr. Secretario (Gama): — Estão na mesa uns documentos, que foram mandados pelo sr. Barros e Sá, para poderem ser examinados pelos srs. deputados.

O sr. Presidente: — Amanhã se resolverá sobre o requerimento do sr. deputado eleito, para serem impressos no Diario de Lisboa.

O sr. Mendes Leite: — Mando para a mesa o meu diploma de deputado eleito pelo circulo n.° 54, para ser remettido á respectiva commissão.

O sr. Lampreia: — Pedi a palavra para mandar para a mesa o diploma do deputado eleito pelo circulo de Moura, que não tem assistido ás sessões da junta por incommodo de saude, mas que breve comparecerá.

Aproveito o ensejo para dizer a V; ex.ª que não compareci na sessão de hontem por incommodo de saude.

O sr. Ayres de Gouveia: — Mando para a mesa um parecer da terceira commissão de verificação de poderes sobre

a eleição do circulo n.° 123 (Cadaval), e peço a v. ex.ª que tenha a bondade de o mandar imprimir e distribuir com urgencia.

O sr. José de Moraes: — Pedi a palavra quando v. ex.ª annunciou a impressão dos documentos que foram mandados hontem para a mesa pelo sr. Barros e Sá. Eu, como estamos no principio da sessão, e costumo emittir o meu voto, para se ficar conhecendo, não mudo de opinião, declaro que voto contra a impressão dos documentos, porque estas impressões que se pedem tão quotidianamente, de todos os documentos no Diario, traz uma despeza, como v. ex.ª saberá durante o tempo em que estiver n'essa cadeira, e o seu successor, de alguns contos de réis; e eu como sou homem de economias, voto contra a impressão, contra esta e contra todas. Quem tiver interesse em imprimir documentos e quaesquer papeis, que os mande imprimir pagando, ou no Diario de Lisboa ou em outros jornaes, que é a maneira de sustentar a imprensa.

O sr. Presidente: — Este negocio não está em discussão, está na mesa para ser avaliado pelos srs. deputados, e ámanhã se tomará uma deliberação para ser impresso ou não.

O sr. Barão do Rio Zezere: — Mando para a mesa uns documentos, para serem juntos ao protesto que já apresentei sobre a eleição do circulo n.° 120.

O sr. Pinto de Magalhães: — Mando para a mesa um protesto contra a eleição do circulo de Faro, e peço que seja enviado á commissão respectiva.

O sr. Severo de Carvalho: — Pedia a v. ex.ª que pozesse á votação o requerimento do sr. José de Moraes. Elle terminou por um requerimento para que não fossem impressos os documentes apresentados pelo sr. Barros e Sá.

Vozes: — O sr. Barros e Sá não está presente.

O Orador: — Então que fique o negocio adiado para quando o estiver.

O sr. José de Moraes: — O sr. Barros e Sá, mandando alguns documentos para a mesa, fez um requerimento para que se publicassem esses documentos no Diario de Lisboa, e v. ex.ª disse muito bem que essa questão ficava para ser decidida hoje quando se tratasse do expediente, e agora é o logar competente, competentissimo para v. ex.ª pôr á votação da assembléa se quer ou não que se publiquem esses documentos no Diario de Lisboa.

Eu não fiz requerimento nenhum, eu declarei que votava contra a impressão de todos estes documentos. Agora V. ex.ª deve propor á assembléa se quer ou não que se publiquem.

O sr. Sant'Anna e Vasconcellos: — Eu não comprehendo como este negocio tenha tomado estas proporções. O sr. deputado que mandou para a mesa estes papeis e que requereu a sua impressão não está presente. Quem sabe mesmo se o sr. deputado, sabendo que os outros seus collegas lendo os documentos ficam satisfeitos com isso, insistirá pela impressão? Parece-me mais conveniente esperar que s. ex.ª chegue e inste pela impressão d'esses papeis, e então se discutirá isso. Não me parece que esta questão deva tomar mais tempo á camara; temos mais que fazer, temos pareceres que approvar.

ORDEM DO DIA

CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DOS PARECERES DAS COMMISSÕES DE VERIFICAÇÃO DE PODERES

O sr. Placido de Abreu: — Parece-me que não havia inconveniente em que se continuasse na mesma pratica que se estabeleceu hontem; que se fossem discutindo os pareceres que estão impressos ácerca dos quaes não ha duvida alguma. Por consequencia requeria a v. ex.ª que submettesse á approvação da camara se, dispensando o regimento, queria que continuasse a discussão dos pareceres que estão impressos sobre a mesa.

Posto á votação este requerimento, foi approvado.

Seguidamente entrou em discussão o pertence A n.° 3.

É o seguinte:

PERTENCE A DO N.° 3

Senhores. — A terceira commissão de verificação de poderes tem a honra de sujeitar á vossa illustrada deliberação o resultado do seu detido exame nos seguintes processos eleitoraes.

Circulo n.° 121 (Alcácer do Sal)

São quatro as assembléas eleitoraes d'este circulo: Alcácer, S. Thiago de Cacem, Grandola e Santo André, e vieram a ellas 1:191 votantes, obtendo o cidadão João Rodrigues da Cunha Aragão Mascarenhas 1:189 votos.

Nem protesto nem reclamação se apresentou.

E portanto a vossa commissão de parecer que deve ser approvada esta eleição, e proclamado deputado o dito cidadão, cujo diploma está em fórma legal.

Circulo n.° 122 (Alemquer)

Nas cinco assembléas: Alemquer, Meca, Merceana, Villa Franca e Alhandra, votaram 2:300 eleitores em

José Augusto da Gama......................... 1:819

Pedro Augusto de Carvalho.................... 408

José Carlos Mardel Ferreira.................. 63

Em varios cidadãos........................... 10

É a maioria absoluta dos votantes............ 1:151

Os trabalhos eleitoraes concluiram-se com toda a regularidade, sem reclamação ou protesto algum.

É pois a vossa commissão de parecer que deve ser approvada esta eleição, e proclamado deputado da nação o cidadão José Augusto da Gama, que obteve maioria absoluta e apresentou o seu diploma legal.

Circulo n.° 124 (Aldeia Gallega)

Compõe-se de quatro assembléas: Aldeia Gallega, Alcochete, Moita e Barreiro, e dos 1:192 eleitores que vieram á uma obteve o cidadão Antonio Gomes Brandão 1:191 votos, sendo a eleição feita com toda a regularidade e sem protesto ou reclamação alguma.

Deve por isso ser approvada, e proclamado deputado Antonio Gomes Brandão, cujo diploma está em fórma.

Circulo n.° 125 (Sardoal)

Conta quatro assembléas: Sardoal, Mação, Ferreira do Zezere e Areias, nas quaes votaram 1:342 eleitores, alcançando o cidadão Adriano Pequito Seixas de Andrade 1:287 votos, sem motivo á minima reclamação.

É portanto de parecer que se approve esta eleição; e pois que o cidadão Adriano Pequito Seixas de Andrade apresentou o seu diploma legal, deve ser proclamado deputado da nação.

Circulo n.° 127 (Barquinha)

Ás quatro assembléas: Barquinha, Gollegã, Constancia e Chamusca, concorreram 822 votantes, recaíndo 671 votos no cidadão Julião José de Vasconcellos Mascarenhas, e 149 no cidadão José Silverio de Amorim da Guerra Quaresma.

No processo eleitoral houve toda a regularidade, sem protesto nem reclamação alguma.

A vossa commissão é de parecer que deve ser approvada esta eleição, e proclamado deputado o cidadão Julião José de Vasconcellos Mascarenhas, que apresentou o seu diploma em devida fórma.

Circulo n.° 136 (Elvas)

Nas cinco assembléas: Sé, Collegio, Villa Boim e Arronches, que formam este circulo, votaram 1:374 eleitores.

Maioria absoluta......................... 688

O cidadão João José de Alcantara obteve.. 1:193 votos

O cidadão D. Antonio da Silva Pessanha... 178»

Avulsos.................................. 3»