O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 9 DE JANEIRO DE 1889
Presidência do ex."10 sr. Manuel Afonso Esnrenneira (vice-presidente) ^ i «i \ i /
Secretários os ei.mos srs.
Francisco José de Medeiros
José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral
O sr. presidente declara, na.forma do regimento, constituida a camará ; agradece o ter sido incluido na lista quintupla, e propõe um voto de louvor â mesa provisória. — A camará approva.— Procede-se á eleição dos deputados que devem compor a lista quintupla psy-a a escolha dos supplentes a presidência e vice-presidencia. — É nomeada a doputacào que ha de apresentar a Sua Magestade n lista quintupla.— Propostas para accurnulaçíio apre-J sentadas pelo sr. ministro da justiça, em seu nome e no dos seus] collegas da marinha_e da fazenda. — São em seguida approva-das. — Apresenta igual proposta o sr. ministro da guerra, eni relação aos srs. deputados que exercem funcções no respectivo ministério.— E igualmente approvada. — O sr. presidente do conselho explica os motivos que deram logar á modificação do ministério no intervallo parlamentar. — Seguo-se o sr. ministro da guerra, que expõe as rasões que o determinaram a fazer parte do gabinete.— Observações do sr. Consiglieri Pedroso com respeito a essas declarações. Refere-se em seguida ao facto de ter f-ido prc^o e mandado para juízo pelo sr. comiuissario geral de policia o aa-ctor de uma Revista. — Responde detidamente o sr. ministro do reinoj5 replicando-lhe em seguida o orador precedente. — Usa novamente da palavra sobre o mesmo assumpto o sr. ministro do reino. — O sr. Aruuca, depois de oppor algumas considerações ao que s. ex.a diasRra, dirige duas perguntas «o sr. ministro d-.s obras publicas, que lhe responde em íeguida. — Declaração do sr. Arou-ca. — O sr. presidente annuncia a ordem do dia para o dia seguinte, e levanta a sessão.
Principio d'esta sessão — As quatro horas da tarde. Presentes—100 srs. deputados.
O sr. Presidente (Espregueira): — Convido os srs. secretários Francisco José de Medeiros e José Maria do Al-poim Cerqueira Borges Cabral a occuparem os seus loga-res. .,
A camará dos deputados da nação portugueza está definitivamente constituída.
Por motivo da ausência do sr. presidente, o sr. deputado Francisco de Barros Coelho e Campos, cabe-me a honra de declarar constituída a camará e dar começo aos .trabalhos da presente sessão legislativa.
Antes d'isso, porém, permitta-rne a camará que eu lhe testemunhe o meu profundo reconhecimento por me ter ha bilitado com os seus votos a que Sua Magestade se dignasse escolher-me para o cargo de vice-prcsidente.
Asseguro aos meus collegas que todas as vezes que oc-cupar este logar, usarei da máxima imparcialidade e empregarei todos os esforços pára que os debates d'esta camará se mantenham na devida altura.
Não bastam, porém, os desejos e os esforços do presir dente para que isto se possa;conseguir; é necessário o concurso de todos os meus collegas no mesmo empenho, e por isso instantemente lhes peco que me coadjuvem n'este árduo e espinhoso encargo com a sua costumada benevolência.
Parece-me que correspondo aos desejos da camará, propondo que na acta se consigne um ~voto de louvor á mesa provisória pelo modo distincto como desempenhou as suas funcções. (Apoiados geraes.) - ,
Em vista da manifestação da camará, considero approvada a minha proposta. (Apoiados.) Passemos aos nossos trabalhos.
Era conformidade com o regimento deve proceder-se im-mediatamente á eleição dos cinco deputados para formarem a lista da qual Sua Magestade ha de escolher os supplentes á presidência e vice-presidencia da camará.
Convido portanto os srs. deputados a formularem as
suas listas.
(S. ex* não reviu ás notas tachygraphicas.)
Feita a chamada e corrido o escrutínio verificou se, terem
entrado na mesa õS listas, numero igual ao das descargas,
das quaes l branca, jicando deito o sr. :
Francisco de Castro Mattozo da Silva Corte
Real com............................. 56 votos
Eduardo' José Coelho ;.......,......"...... l »
Foram escrutinadores os srs. Bernardo Homem e Santiago Gouveia.
O sr. Presidente:— Vae proceder-se a segundo escru- -. tinio, visto ter sido apurado apenas um nome.
Queiram os srs. deputados formular as suas listas, e desde já convido para escrutinadores os srs. Cardoso Valente e Santos Moreira.
Feita a chamada e corrido o escrutínio, verijicou-se terem entrado na urna 08 listas, numero igual ao das descarga*, ficando eleito o sr.:
Estevão António de Oliveira Júnior.......... ÕS votos
O sr. Presidente :— Para complemento da lista quintupla vae proceder-se a terceiro escrutinio. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.
Feita a chamada e corrido o escrutínio, verificou-se terem entrado na urna 68 listas, numero igual ao das descargas, saindo eleitos os srs.:
Eduardo José Coelho..................... 08 votos
Joaquim de Almeida Correia Leal........... Z>1 »
José Maria de Andrade................... &1 »
Foram escrutinadores os srs. VUlaga e Guimarães Pé-droza. o
O sr. Presidente:—A deputação que ha de participar a Sua Magestade a constituição da camará e apresentar-lhe a lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidência e vice-presidencia será composta, alem da mesa, dos srs.:
Manuel Pinheiro Chagas.
Júlio Marques de Vilheua.
Carlos Lobo d'Avila. **
João Cardoso Valente.
José de Sousa Santos-Moreira.
Júlio Carlos de Abreu e Sousa.
João Lobo Santiago Gouveia.
D. Jorge Augusto de Mello.
D. Fernando de Sousa Coutinho.
José Joaquim de Vasconcellos Gusmão.
O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Lu-ciano de Castro): — Declaro a v. ex.a que El-Rei recebe a deputação que acaba de ser nomeada, amanhã, pelas duas horas e meia da tarde.
l O sr. Presidente: — Em vista da declaração do sr. presidente do conselho, os srs. deputados que fazem parte da deputação ficam desde já prevenidos que ella será recebida amanhã, pelas dua^ horas e meia da tarde.