O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 DIARIO DA CA3IAKA DOS SENHORES DEPUTADOS

entende que esta eleição devo ser approvada e proclamado deputado o cidadão João Gualberto de Barros e Cunha que apresentou o seu diploma na forma da lei.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, em 13 de janeiro de 1890. = Francisco José Machado = Francisco de Medeiros = Antonio Eduardo Villaça = Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator = D. João de Alarcão Velasques Osorio.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 75 (Circulo n.° 86 - Abrantes)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo relativo á eleição pelo circulo uninominal n.° 86 (Abrantes), e tendo-o examinado devidamente verificou que o numero total do votantes, foi de 5:368.
Listas brancas, 1.
Numero real de votos, 5:367.
Obtiveram os seguintes cidadãos:

José Alves Pimenta de Avellar Machado .... 4:471 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 463 votos
José Maria Latino Coelho .... 360 votos
Antonio Henriques da Silva .... 55 votos
Antonio de Sousa Pinto de Magalhães .... 1 votos
Joaquim Peito de Carvalho .... 2 »
Caetano Pereira Sanches de Castro .... 69 »

Considerando que esta eleição correu com toda a regularidade, não tendo sido presentado protesto algum contra a sua validade, é a vossa commissão de parecer que a eleição seja approvada e proclamado deputado o cidadão José Alves Pimenta de Avellar Machado, que obteve a maioria de votos e apresentou o seu diploma na forma da lei.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação do poderes, em 13 de janeiro de 1890. = D. João de Alarcão Velasques Osorio = Francisco de Medeiros = Antonio Eduardo Villaça = Francisco José Machado = Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator.
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 73 (Circulo n.° 96 - Lagos)

Senhores. - Á vossa terceira commissão de verificação de poderes foi presente o processo eleitoral do circulo uninominal n.° 96 (Lagos).
Pelo exame d'este processo averiguou-se que o numero total de votos foi de 3:662 e sendo inutilisada uma lista que dizia (Porto de abrigo e caminho de ferro) ficando portanto 3:661, numero real de votos e sendo votados os seguintes cidadãos:

Visconde do Silves .... 3:033 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 76 votos
Luciano Cordeiro .... 37 votos
José Maria Latino Coelho .... 6 votos
João Soares de Campos .... 3 »
Augusto Fuschini .... 3 votos
João Antonio Judice Fialho .... 2 votos
Sebastião de Sousa Dantas Baracho .... 3 votos
Manuel de Almeida Coelho de Bivar .... 1 »
José Luiz Guerreiro .... 1 votos

E tendo corrido o acto eleitoral com regularidade e sem provocar protestos, a nossa commissão é de parecer que seja approvada esta eleição e proclamado deputado o cidadão mais votado Visconde de Silves logo que apresente o seu diploma c que este esteja na devida forma.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, 13 de janeiro de 1890. - D. João de Alarcão Velasques Sarmento Osorio - F. de Medeiros = Francisco José Machado - Antonio Eduardo Villaça = Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator
Approvado sem discussão.

PARECER N.° 74

(Círculos de Nova Goa e Mapuçá)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou os processos das eleições que se verificaram nos circules abaixo mencionados, o tem a honra de vos apresentar acerca d'elles o seguinte parecer.

Circulo de Nova Goa

Numero total de votantes, 13:828.
Numero real de votos, 13:828.
Obtiveram os cidadãos:

D. Jorge Augusto do Mello .... 13:815 votos
Magalhães de Lima .... 1 votos
Aleixo Justiniano Socrates da Costa .... 8 votos
Barão de Combarjua .... 2 votos
José Christovão do Patrocínio S. Francisco Xavier Pinto .... 1 votos
Eduardo Augusto de Sá Nogueira Pinto Balsemão .... 1 votos

Circulo de Mapuçá,

Numero total de votantes, 25:284.
Numero real de votos, 25:284.
Obtiveram os cidadãos:

José Julio Rodrigues .... 23:837 votos
Adelino Abel Coelho da Cruz .... 1:152 votos
Aleixo Justiniano Socrates da Costa .... 190 votos
Constancio Roque da Costa .... 101 votos
José Christovão do Patrocínio S. Francisco Xavier Pinto .... 4

N'estas eleições correu regularmente o acto eleitoral, não havendo protestos, e porque os cidadãos mais votados obtiveram a maioria legal e apresentaram os seus diplomas em devida forma, é a vossa terceira commissão de parecer que estas duas eleições sejam approvadas e proclamados deputados os cidadãos D. Jorge Augusto de Mello e José Júlio Rodrigues.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, 13 de janeiro de 1890. - F. de Medeiros = D. João de Alarcão Velasques Sarmento Osorio - Francisco José Machado - Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator.
Approvação sem discussão.

O sr. Tavares Crespo: - Por parte da primeira commissão do verificação do poderes, mando para a mesa o parecer sobre os diplomas dos srs. deputados Teixeira de Vasconcellos e Branco de Moraes Sarmento, cujas eleições já foram approvadas. Peço que este parecer entre já em discussão.
Resolveu-se affirmativamente.

Leu-se na mesa o parecer que é o seguinte:

PARECER N.° 78

Senhores. - A vossa comissão de verificação de poderes viu e examinou os diplomas dos deputados eleitos abaixo indicados, e cujas eleições foram approvadas já pela junta preparatoria.