O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

7.ª SESSÃO

EM 10 DE MARÇO DE 1909

SUMMARIO: - É lida e approvada a acta. - O Sr. Egas Moniz realiza um aviso prévio ao Sr. Ministro das Obras Publicas sobre o concurso para a adjudicação do transporte, por automotores, na ria de Aveiro, entre Bestida e a Torreira. Responde-lhe o Sr. Ministro das Obras Publicas (D. Luiz de Castro). - O Sr. Zeferino Candido manda para a mesa uma nota de interpellação ao Sr. Ministro da Fazenda. - O Sr. Moreira de Almeida requer documentos pelo Ministerio da Marinha. - O Sr. Joaquim Pedro Martins manda para a mesa um aviso previo ao Sr. Ministro do Reino, e o Sr. Brito Camacho, dois, um ao mesmo Sr. Ministro e outro ao da Guerra. - O Sr. João Castello Branco requer seja enviado ao Sr. Ministro do Reino um telegramma que recebeu da Camara Municipal de Valpaços.

Ordem do dia: - O Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral) declara-se habilitado a responder ás tres notas de interpellação do Sr. Ernesto de Vilhena. - O Sr. Presidente participa que as interpellações serão devidamente annunciadas. - O Sr. Canto e Castro communica a constituição da commissão de marinha e propõe que a ella seja aggregado o Sr. Conselheiro Augusto Castilho. - O Sr. Queiroz Ribeiro requer e a Camara approva a urgencia d'esta proposta, que é posta á discussão com dispensa do regimento. Usam da palavra os Srs. Almeida d'Eça, Ernesto de Vilhena, Conde de Paçô-Vieira, Macedo Ortigão, Moreira Junior e o Sr. Ministro da Marinha (Antonio Cabral). Interrompida a sessão e reaberta, decorrida meia hora, volta a falar sobre a proposta o Sr. Ministro da Marinha, e falam ainda mais os Srs. Ascensão Guimarães, Pereira dos Santos, Moreira Junior e João Pinto dos Santos. O Sr. Presidente declara submettê-la á votação, e o Sr. Affonso Costa, sobre o modo de votar, requer votação nominal. É approvada a proposta. - Dada a palavra, para explicações, ao Sr. Pereira dos Santos, desiste d'ella, reservando para a proxima sessão a explicação do seu voto.