O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

133

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso pronunciado na sessão de 13 do corrente, e que devia ler-se a pag. 106, col. 2.ª, lin. 47.ª, do Diario n.° 11

O sr. Ministro da Fazenda (Dias Ferreira): — Mais de uma vez eu tenho sido interpellado em ambas as casas do parlamento por causa de uma relação de economias que tive a honra de apresentar a esta camara em sessão nocturna de 10 de junho do anno passado, economias que me pareceram realisaveis, economias a respeito das quaes tenho ainda a mesma opinião, advertindo que tudo quanto possa fazer-se no sentido de economias, no sentido do pensamento que enunciei á camara, o governo esta de accordo em leva-lo á execução. (Vozes: — Muito bem.)

Devo prevenir a v. ex.ª e á camara, de uma vez por todas, que eu, como membro do governo, não hei de fazer projectos theoricos, nem dissertações inauguraes. Fiz já uma dissertação inaugural, e fico por ahi. Ouvidos os homens praticos que entendem realmente das especialidades em que porventura eu haja de tocar, hei de empregar todos os meios para reduzir successivamente a despeza publica até onde seja possivel reduzi-la (apoiados. — Vozes: — Muito bem.)

Declaro a v. ex.ª e á camara que me não cinjo estrictamente a esse programma. Se podér hei de ir muito alem (apoiados). Pois a coherencia não esta na escolha dos meios, mas na firmeza dos principios. (Vozes: — Muito bem.) O governo não ha de augmentar a despeza publica com organisações de serviços que possam adiar-se, porque o paiz não póde n'esta occasião fazer senão os indispensaveis sacrificios (apoiados); o que deve merecer-nos mais cuidado é o thesouro publico e a sorte do paiz (apoiados. — Vozes: — Muito bem.),

O illustre deputado e meu amigo, que tive muito prazer em ouvir, quer o seu espirito socegado a respeito do exercito. O illustre deputado não leu a minha proposta. O illustre deputado é o primeiro a confessar que o nosso soldado custa mais caro, exceptuando o soldado inglez, que o soldado de outros paizes. Ora s. ex.ª sabe que não se trata agora do programma do governo, nem de uma relação de economias que um deputado indicou. Mas posso assegurar a s. ex.ª e á camara, que o meu collega da guerra esta resolvido a fazer todas as reducções na despeza publica que forem compativeis com as necessidades do serviço, e já effectuou algumas. E n'esta parte creia a camara, que qualquer que fosse o meu programma, com relação ao ministerio da guerra, desde que dirige esta secretaria um cavalheiro tão distincto e tão conhecedor dos negocios militares como é o general Magalhães (apoiados), eu sujeitava completamente a minha opinião á d'elle (apoiados. — Vozes: — Muito bem.)

Não venho discutir programmas. A primeira questão para mim são os interesses do paiz e as conveniencias publicas. (Vozes: — Muito bem.)

O governo já apresentou o seu programma. Peço á ca-