O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(97)

O Sr. Borralho: - O meu requerimento tem lugar?

O Sr. Presidente: - Tem lugar.

ORDEM DO DIA.

Nomeação de Commissões.

O Sr. Presidente: - Vai nomear-se a Commissão; que ha de examinar o requerimento para a dissolução da Camara.
Praticadas as formalidades do Regimento, saíram eleitos.

Os Srs. Antonio Camello Fortes de Pina 45 votos
Rodrigo de Sousa Castel-branco 42 »
Bento Pereira do Carmo 41 »
Francisco de Paula Aguiar Ottolini 41 »
Antonio Bernardo da Fonseca Moniz 40 »
Bernardo do Canto Machado 39 »
José Joaquim dos Reis 38 »

Continuou-se com a nomeação da Commissão de agricultura, e da mesma fórma saíram eleitos

Os Srs. Francisco de Lemos Bettencourt 50 votos
Joaquim Antônio da Costa Sobrinho 45 »
Macario de Castro 40 »
José de Sá dos Santos Ferreira Valle 40 »
João Elias da Costa e Faria 40 »
José Homem de figueiredo 39 »
Bento Pereira do Carmo 37 »

Passou-se em fim á nomeação da Commissão de instrucção publica, que ficou composta dos

Srs. Joaquim antonio Barjona 47 votos
Luiz Cypriano Coelho de Magalhães 43 »
José de Sá dos Santos Ferreira Valle 39 »
José Alexandre de Campos 39 »
José Homem de Figueiredo 38 »
Antonio José Lopes Alheira 37 »
Antonio Maria Couceiro 35 »

O Sr. Presidente: - A Ordem do dia para a secção seguinte é a eleição de uma Commissão, o projecto das indemnisações na sua generalidade, e o da venda dos bens nacionaes em cada um de seus artigos; e disse está levantada a secção pouco depois das tres horas da tarde.

Para o Ministerio dos Negocios do Reino.

Excellentissimo e Reverendissimo Sr. Tenho a honra de passar ás mãos de V. Exca. a inclusa copia da indicação apresentada n'esta Camara pelo Sr. Deputado Julio Gomes da silva Sanches, em secção de 23 do corrente, em que se requer que sejam renovadas as mais terminantes ordens para a eleição dos Juizes de Paz, nas terras aonde ainda não estiverem eleitos, com as declarações especificadas na mesma indicação, sobre a qual a Camara deliberou que fosse remettida ao Governo para a tomar na devida consideração.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 27 de Janeiro de 1835. - Excellentissimo e Reverendíssimo Sr. Bispo Conde Fr. Francisco, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo Deputado Secretario.

Para o mesmo

Excellentissimo e Reverendissimo Sr. - Havendo esta Camara approvado, em secção de 23 do corrente, a indicação do Sr. Deputado Leonel Tavares Cabral, sobre a causa que deu logar ao apparato de patrulhas da Guarda municipal pelas ruas, por onde transitou S. M. a Rainha no dia 2 do mesmo mez; e sobre outros objectos especificados na referida indicação; tenho a honra de a remetter inclusa por copia a V. Exca., a fim de que se sirva de prestar-me as informações alli pedidas, para serem presentes na Camara.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 27 de Janeiro de 18335. - Excellentissimo e Reverendissimo Sr. Bispo Conde Fr. Francisco, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Excellentissimo e Reverendissimo Sr. - Havendo sido approvada por esta Camara, em secção de 23 do corrente, a indicação de um de seus membros, sobre pedir-se ao Governo informação dos fundamentos que houve para se mandar suspender em algumas terras do Reino a eleição das Camaras municipaes, com as declarações mencionadas na mesma indicação; tenho a honra de a remetter inclusa por copia a V. Exca., afim de que se sirva de dar-me a pedida informação, para ser presente na Camara.

Deus guarde a V. Exca. Palacio das Côrtes, em 27 de Janeiro de 1835. - Excellentissimo e Reverendissimo Sr. Bispo Conde Dr. Francisco, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino. - Francisco Xavier Soares d'Azevedo, Deputado Secretario.

Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 28 DE JANEIRO

Ás dez horas e tres quartos disse o Sr. presidente = Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo verificou; pela chamada, acharem-se presentes noventa e dois SSrs.Deputados, e que faltavam, com justificado impedimento, dezoito, a saber: - Os Srs. D'Oliveira - Pereira do Carmo - Vieira da Mota - Botto Pimentel - Soure - Larcher - Avilez - Zuzarte - Morão - Teixeira de Moaes - Pinto Basto - Figueiredo Freire - Silva Pereira - Almeida Amaral - Neves Mascarenhas - Campean - Bandeira de lemos - Mouzinho da silveira - Northon.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo deu conta da seguinte:

CORRESPONDENCIA

Camaras Municipaes.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Da Villa e Termo de Mortagua, sobre divisão judiciaria de territorio. Mandou-se que se remettesse ao Governo.

2.ª Da Villa de Boubadella, pedindo ser autorisada para impor certo tributo no vinho, afim de poder occorrer ás despezas do Concelho. Passou á Commissão d'administração publica.

3.º Do Concelho de Sabrosa, pedindo providencias sobre desigualdade de medidas existentes nos vários districtos, hoje annexados ao dito Concelho.
Continuou dizendo - Este requerimento do Povo de Sabrosa, e que hoje forma um só districto, que pede se lhe marque um padrão de medidas certo, pelo qual se deva pagar; por quanto umas medidas são maiores, outras menores; parece que deve mandar-se ou á Commissão de agricultura, ou á d'administração publica...

Vozes - Ao commercio - ao commercio.

VOLUME I. LEGISLATURA I. 12 *