O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(61 )

- Coes que se fizeram horitem nesta Camará, aliusivas directamente a mi m , por um meu nobre Amigo, e Deputado pela Província do Minho o Sr. Feiguei-ras. As palavras obsequiosas de que S. Ex.a usou j quasi me impossibilitam de fallar sobre esta matéria; e se fallo é só por que tenho na minha inão , para apresentar á Camará, um requerimento que me rói confiado por esses disgraçados votantes de Santa Marinha d'Arcozello, do concelho de Ponte de Lima: sobre essa população inteira eu não esperava ver lançar o baldão que saiu u da bocca de um Sr. Deputado eleito, o/ue tem a Itorira de ser Governador Civil daquellé Districto. (Apoiado ) Não o esperava dê certo, mas pouco estranho se me tornou, quando eu vi q'ae igual labeo de incivil, e ignorante lançou o mesmo Sr. sobre um Collega nosso, bem Conhecido pela sua grande habilidade e talentos;' seja-me permittido a m i m' que sou como uni' cidadão adoptivo do Districío de Vianna da Província do Minho, áorídé possuo a única, e pequena propriedade que tenho neste Reino, e neste Mundo, repel-lir o stigrna tão desmerecidamente lançado sobre os Habitantes de Ponte de Lima pelo seu Governador Civil. O* seus moradores gozam de unia excellente reputação e são dignos delia; mas o Sr. Depuiado eieito disse que ha tempos houvera alíi desordens e turbulências, mas não sabia, confessou el!e, quando , nem de qtie género: bello modo de argumen-. tsr para aecusar', B m qual povoação por pouco antiga que seja, deixará de ter havido desordens? E com este imuiva se lanfça uni' ferrete geral em. uirm povoação inteira ? Quando todos esses habitantes fossem sentenciados criminosos menos um', esse um' deveria por sua iunocencia obstar á reprovação' g'e» ral. (Apoiado.) Esta máxima é bem conhecida é até sediça; mas o desprezo q'ue sé fazyde.tão santo priiVcipio, me obriga a ennuncia-lo a esta Caiiiafa. Depois do que se acaba d'ouvir, é que eu me vejo na necessidade de apresentar o requerimento daquelles mesmos homens, que aqlii foram accUsados de turbulentos , desordeiros, etc. etc. li' agora que peço justiça para estes homens; houro-me muito cie o fa-z'er:, (dpoiado) e devo-o fazer, pois que uma voz de pouca '-experiência , de pouco conhecimento dos deveres do hoiriem publico, e das regras Parlamentares , os condemnou barbaramente. EU pois estes cidadãos do Districto de Vianna, os Eleitores de Santa Marinha cFArcozello : vou ler o requefiuierí-tb; tenham pacieucia com tanta leitura. (Leu.) São l lô assiguaturas dos Eleitores de Santa Marinha de Arcozello. Cu, Sr. Presidente, uno posso deixar de combater os motivos da Com missão, em quanto diz que são igualmente reprovados os actos, não só illegaes, mas de falsidade, de violência, e de usur* pação , os actus, digo, commettidos pelo Presidente primeiro nomeado pela Com missão Municipal de Ponte de Lima , para presidir á Asseuibléa d'Arco-. z

ridades., taes como as que vou notar, sejam tí detados como foram aquelles indivíduos que não fizeram nenhuma eleição, nem votação : esta censura que a Commissão lança aos primeiros actos, não nie parece que .deva estender-se aos segundos, que são mera, e puramente innocentes. (Apoiados.)