O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

. ia). Peço a V. Ex.a que faça cumprir o Regimen-o á risca : apenas algum Deputado fizer aqui a menor allusâo pessoal, e allusào pessoal e' fallar dos precedentes de alguém , allusào pessoal e dizer que «m Deputa*do tern telhados de vidro: uma vez que Laja aqui a menor allusào pessoal, seja V. Ex.a inexorável; porque eu nào consinto que alguém tenha direito de vir aqui inciepar-me, quando estou no exeicicio das minhas altribuições. INâo fallo já da" linguagem impropria e aniiparlatnenfar, de que usou o Si*. Deputado quando disse: que eu falllei hon-£em a respeito deile em termos incivís, e em que provei s mais completa ignorância da Lei.......

O Sr. A. A lhano:—Para um Requerimento', Sr. Presidente, o Sr. Deputado não eslá na ordem.

O Orador: — listou na urdem, estou justificando o meu Requerimento. (Muitas vozes- — Ordem, ordem, nào está na ordem—confusão e vozearia).

O Sr. Silva Sane h es:—Sr. Presidente, aquillo e que e desordem , e peço a V. Ex.a que mantenha a ordem. (Apoiados).

O Sr. Presidente ; —Ordem, ordem Srs. (O tu-multo fíiinintte).

O Orador:—Sr. Presidente, todo o Deputado •chamado á ordem tern direito de se justificar', isto está no R«'gitriénio ; eu pedi a pala\ra para um Requerimento, V. Ex.n concedeu-ma , estou justificando' o meu Requerimento, por consequência estou na ordem, V. Ex.a não me chamou a ella. porque V. E.\.a conhece molhei' n Regimento que os Srs. Deputados que estão aqui provocando desordem. (O Sr. A. Alhano : — Olhem as aliusôes pessoaes!) Õ' Orador:—Eu eslavo na ordem.... (agitação). ívião me interrompam... perdem o seu tempo, nào •me fax.em perder o fio do meu discurso... O meu "Requerimento e — pedir a V. K.x.a que não consiu-sa que aqui se façam allusôes pessoaes, e quando isso aconteça , que chame á ordem a quem o tiver feito.

O Sr. Presidente'. — Eu tinha dado a palavra ao Sr. Deputado para um Requerimento; neste logar T>ão tenho nem direita, nem esquerda. (Apoiados). 11 ontem consenti que o Sr. Deputado Ávila sahisse um pouco fora da ordem , porque os meus princípios são sempre dê favorecer ern qualquer caso as minorias (Apoiados) ; assentei que era do meu dever . islo; a complacência que tive com o Sr. Ávila é

causa de hoje a ler tido também com o Sr. Bran* dão e Mello; porque tendo consentido que o Sr. /\viia saísse urn pouco fora da ordem, parecia muito mal que deixasse de consentir o mesmo ao Sr. Deputado da direita ; porem daqui por diante como se invoca o Regimento, dou a minha palavra de honra que ha do ser cumprido. (Muitos apoiados}» Agora tenho a fazer uma communicaçào á Ca-mara ; peço aí tenção.

O Sr. Secretario : — Leu um officio do Ministério da Justiça , em resposta a outro que lhe foi remet-tido por esta Junta, acompanhando o ofFicio o i-ginal do Juiz de Direito de Lamego , de 28 de Maio ultimo, e o officio do General da 2.a Di-visão Militar em referencia a este, reinei lido ao Ministério da Justiça pelo da Guerra. f

O Sr. Presidente: — É o resultado dos dois Requerimentos, o do Sr. José Estevão, e o do Sr. Gorjão.

O Sr. José EsfevJo :—Creio que ambos satisfazem, quero dizt-r, vem a informação do Juiz de Direito que eu psjdi , e a participação do Comman-dante Militar que pedia o Sr. Gorjâo. (Pozes: — E verdade). O Orador: — Então bem.

O Sr. Gorjâo: — (Sobre a ordem.) Sr. Presidente, o.Paiz não exculpado das nossas digressões, o P;;iz nào e' culpado de nós perdermos o tempo indevidamente, e :e nós o fazemos, restauremos esse perdido, e preciso constituir-se a Camará, por consequência nós devemos permanecer aqui todo o tempo qu(! nos for indispensável; rogo a V. Ex.a que proponha a prorogaçào desta Sessão por mais duas horas.

O Sr. Ministro do Reino:—-Sr. Presidente, ern outro qualquer dia hão me opporia eu ao Requerimento do Sr. Deputado, mas á vista do que se tem passado nesía Sessão parece-me que é necessário deixar socegar os Deputados de um lado, e de outro, que eílâo desejosos de dar explicações. (Apoia-dos gentes.)

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã é o Parecer da segunda Commissão sobre a validade das eleições da Beira Alta, e a hora ás 10. — Kstá levantada a Sessão.

O REDACTOR DO DrARio, DAM ASO JOAQUIM LUIZ DE SOUSA MONTEIRO-

N.° 10.

preparatória em 20 l»e 3nll)0 1842.

Presidência do Sr. F. C\ de Mendonça (Decano.)

a

' hamada—Presentes 72 Srs. Deputados eleitos.

Abertura — Pouco depois do meio dia.

Actii — Approvíidci sem discus>ão.

O Sr. Brandão de Mello: — Tendo-se produzido lioniem nesta Assemhlea alguns factos que me são allusivos, e que deixaram algumas impressões desagradáveis, pedia a V. Ex.a que me concedesse hoje a palavra, que me tinha hontem dada, para algumas explicações pessoaes, a fim. de desfazer as impressões, que causaram esses factos.

O Sr.. Presidente: — Sinto r»ão poder conceder* Y or. 1.°—JULHO — 1812,

lhe a palavra; os precedentes desla Cornara são que as explicações terminam logo quu acaba a Sessão^ e só lhe posso dar a palavra se a Junta Preparatória os quizer alterar.