O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°8 .
SESSÃO DE 10 DE JULHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEO DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
[José de Mello Gonveia
SECRETÁRIOS OS SRS.
(João Cardoso Ferraz de Miranda
Chamada—presentes 67 srs. deputados.
Entraram duranle a sessão—os srs. Lacerda (Anlonio), Coutinho e Vasconcellos, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Pinlo de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Telles de Vasconcellos, Pinlo Carneiro, Sousa Azevedo, Ramiro Coutinho, Pinlo Coelho, Garcia Peres, Silva Cunha, Faustino da Gama, Bivar, Cosia Lobo, Bicudo Correia, Pulido, Magalhães Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, Blanc (Hermenegildo), Mártens Ferrão, Ferraz de Miranda, Rebello Cabral, Aragão Mascarenhas, Noronha e Menezes, Mamede, Coelho de Carvalho, Matos Correia, Pinto Coelho, Chrispiniano da Fonseca, Frazão, Lalino Coelho, José Horta, Silveira e Menezes, Nogueira, Aboim, Rebello da Silva, Camara Leme, Freitas Branco, Peneira, Azevedo Pinto, Mariano de Sousa, Pinto Marlins, Pedro Roberto, Moraes Soares, Nogueira Soares, Thomas de Carvalho e Ferrer.
Não compareceram — os srs. Azevedo e Cunha, Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Fontes, Pinheiro Osorio, Santos Lessa, Aristides, Xavier da Silva, barão das Lages, Garcez, Bento de Freitas, Custodio de Faria, Diogo Forjaz, Folque, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinlo, Posser, Mello e Minas, Fonseca Coutinho, Calça e Pina, Lobo d'Avila, Maia, Dias Ferreira, José Estevão, Figueiredo de Faria, J. M. de Abreu, Lacerda (D. José), Rojão, Justino de Freitas, Luiz Albano, Mendes de Vasconcellos, Teixeira de Sampaio Júnior, marquez de Sousa Holslein, Monteiro Castello Branco, Jacome Correia, Pinlo da França, Simão de Almeida, Blanc (Viriato) e visconde de Portocarrero.
Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÃO
Do sr. Diogo de Sá, de que o sr. Monteiro Castello Branco não compareceu á sessão de hontem, não comparece á de hoje e mais algumas, por doente.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1.»—Do sr. Azevedo e Cunha, justificando com certidão de facultativo a sua falia de comparência ás sessões desde o dia 4.
A camara ficou inteirada. Vol. VI—Julho—1860
2.°—Do ministério da marinha, acompanhando os esclarecimentos, pedidos pelo sr. Arrobas, tirados dos balancetes mensaes dos cofres da lhesouraria geral e recebedorias particulares da provincia de Cabo Verde.
Pora a secretaria.
3.°—Do ministério da jusliça, pedindo que a camara resolva para que o sr. depulado Balduíno possa ir depor como testemunha no summario a que se está procedendo, pela oc-correncia que teve logar no Passeio Publico d'esta cidade entre Jacinto Augusto SanfAnna e Dobignie.
Concedida a licença.
REPRESENTAÇÕES
1.* — Das religiosas do mosteiro das Chagas, da cidade de Lamego, contra a desamortisação dos bens das freiras.
Ficou sobre a mesa. ,
2." — Das religiosas do convento de Nossa Senhora da Ribeira, no mesmo senlido que a antecedente.
Ficou também sobre a mesa.
3."—Da camara municipal de Sanlarem, pedindo que não seja approvado o projecto que supprime ai corridas de touros. ,
Foi á tommissão de agricultura.
4.*—Da camara municipal da villa das Velas, conlra a suppressão da relação dos Açores.
Foi á commissão de estatistica, ouvida a de legislação.
5.*—Da camara municipal e cidadãos da Mealhada, pedindo que se approve a proposla do governo para a liberdade do commercio dos vinhos.
Foi á commissão de vinhos.
6."—Varias representações de officiaes da guarnição de Lisboa, pedindo augmento de seus soldos. Foi á commissão de petições.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS
1."—Requeiro que, pelo minislerio competente, se mande a esta camara copia da consulla do conselho de obras publicas, sobre as obras a fazer na barra e ria de Villa Nova de Portimão. -= Bivar.
2.°—Requeiro que se peça ao governo que, pelo ministério competente, mande com urgência a esta camara copias de todas as informações dos diversos directores de obras pu-