O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8.ª SESSÃO DA JUNTA PREPARATORIA EM 14 DE JANEIRO DE 1880

Presidencia do exmo. sr. Antonio Alves Carneiro (decano)

Secretarios - os srs.

Thomás Frederico Pereira Bastos
Augusto Victor dos Santos

Abertura.- Ás duas horas e meia da tarde.

Chamada.- 109 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs. Alfredo de Oliveira, Sousa Prado, Braamcamp, Alves Carneiro, Pereira da Fonseca, Pereira de Miranda, Rodrigues Ferreira, A. A de Sousa e Silva, Antonio Castello Branco, Antonio Candido, Antonio Ennes, Fialho Machado, Ribeiro Ferreira, A J. d'Avila, A J. da Rocha, Guimaraes Pedroza, Bigotti, Crespo, Arrobas, Mazziotti, Pessoa de Amorim, Pinto de Magalhães, Antonio de Vasconcellos, Torres e Silva, Eça e Costa, Soares de Azevedo, Saraiva de Carvalho, Victor dos Santos, Barão de Combarjua, Barão de Paçô Vieira, Carlos Ribeiro, Conde de Bomfim (José), Conde de Sabugosa, Diogo de Macedo, Pinheiro Borges, Elviro de Brito, Sousa e Serpa, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Goes Pinto, Hintze Ribeiro, Fernando Caldeira, Francisco Beirão, Sotto Maior, Castro Monteiro, Medeiros, Van-Zeller, Ressano Garcia, Gaudencio Pereira, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Casal Ribeiro, Freitas e Oliveira, Pires Villar, J. C. de Abreu e Sousa, Melicio, Scarnichia, Barros e Cunha, Izidro dos Reis, Dias Gallas, Vieira de Castro, Sousa Machado, Alves Matheus, J. A. Neves, Oliveira Valle, Pimenta Tello, Ornellas e Matos, Simões Ferreira, Gusmão, D. Jorge de Mello, Sousa Lixa, Bandeira Coelho, Dias Ferreira, Garcia Diniz, Abreu Castello Branco, Laranjo, Fernandes Vaz, Rodrigues do Freitas, Oliveira Baptista, Ponte e Horta, Napoles, José Luciano, J. M. dos Santos, Simões Dias, J. C. de Abreu e Sousa, Almeida Rainha, Julio de Vilhena, Bivar, Luiz Garrido, Luiz José Dias, Jardim, Pires de Lima, M. C. Emygdio, Almeida Brandão, M. Pereira Dias, Nobre de Carvalho, Mariano de Carvalho, D. Miguel de Noronha, Dias de Freitas, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Roberto, Ornellas Bruges, Thomás Ribeiro, Thomás Bastos, Visconde de Arneiroz, Visconde de Bousões, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs. : - Adriano Machado, A. Dias Telles, Ferreira de Mesquita, Candido de Moraea, e Visconde da Arriaga.

Acta.- Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1 ° Do ministerio do reino, remettendo as reclamações dos cidadãos residentes nos concelhos de Nellas, S. João de Areias e Castro Daire, do districto de Vizeu, e os do concelho das Ilhas de Goa, que por virtude do ultimo recenseamento foram considerados habeis para serem eleitos deputados.

Para a secretaria.

2.° Do mesmo ministerio, respondendo sobre o pedido que tinha sido dirigido áquelle ministerio, ácerca da acta da eleição na assembléa primaria de Alla, pertencendo ao circulo n.º 27 (Macedo de Cavalleiros).

Para a secretaria.

3.° Do mesmo ministerio, acompanhando o seguinte

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado dr. José Joaquim Fernandes Vaz para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado Antonio José da Rocha, do meu concelho, para o de vice-presidente.

Paço da Ajuda, em 13 de Janeiro de 1880.= REI.= José Luciano de Castro.

Enviado á secretaria.

O sr. Presidente: - Em virtude da carta constitucional e pela nomeação de presidente e vice-presidente estáo terminadas as funcções da mesa provisoria e acha-se esta dissolvida.

Agradeço á camara o favor e benevolencia que sempre me dispensou, e peço-lhe desculpa das muitas faltas commettidas no exercicio d'este difficilimo encargo, faltas involuntarias, mas inevitaveis em quem não tinha outra competencia mais do que a do pouco invejavel privilegio da idade.

Convido o sr. José Joaquim Fernandes Vaz a vir á mesa prestar juramento na qualidade de presidente d'esta camara.

Prestou juramento o sr. José Joaquim Fernandes Vaz, declarando previamente que optava pelo logar de deputado, e occupou a cadeira da presidencia.

O sr. Presidente: - Convido os srs. Thomás Bastos e Avila a virem occupar os seus logares de secretarios.

Occuparam os seus logares de secretaries os srs. Thomás Frederico Pereira Bastos e Antonio José d'Avila.

O sr. Presidente: - Em conformidade com o regimento da camara vae proceder-se ao juramento dos srs. deputados.

O sr. presidente desceu de sua cadeira e deferiu o juramento aos srs. secretarios e em seguida a todos os outros srs. deputados presentes. O livro dos Santos Evangelhos esteve sobre uma mesa que fôra collocada defronte da presidencia.

Os srs. deputados que prestaram juramento foram os seguintes.

Alfredo Cesar de Oliveira.
Angelo Sarrea de Sousa Prado.
Anselmo José Braamcamp.
Antonio Alves Carneiro.
Antonio Alves Pereira da Fonseca.
Antonio Augusto Pereira de Miranda.
Antonio Augusto Soares Rodrigues Ferreira.
Antonio Augusto de Sousa e Silva.
Antonio de Azevedo Castello Branco.
Antonio Candido Ribeiro da Costa.
Antonio Fialho Machado.
Antonio Francisco Ribeiro Ferreira.
Antonio José d'Avila.
Antonio José Ennes.
Antonio José da Rocha.
Antonio Justino Bigotto.
Antonio Lopes Guimarães Pedroza.
Antonio Lucio Tarares Crespo.
Antonio Maria Barreiros Arrobas.
Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti.
Antonio Pessoa de Amorim Navarro.
Antonio Pinto do Magalhães Aguiar.
Antonio de Vasconcellos Pereira Coutinho de Macedo.
Antonio Xavier Torres e Silva.
Augusto da Cunha de Eça e Costa.
Augusto Feio Soares de Azevedo.
Augusto Saraiva de Carvalho.
Augusto Victor dos Santos.
Barão de Combarjua,

Sessão de 14 de janeiro de 1880 8