O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 51

JUNTA PREPARATORIA 8.A SESSÃO EM 14 DE JANEIRO DE 1890

Presidencia do exmo. sr. Estevão Antonio de Oliveira Júnior (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

SUMMARIO

Justificações de faltas dos srs. deputados José Bento Ferreira de Almeida, José Joaquim Rodrigues de Freitas, João de Menezes Parreira e José Maria de Andrade.
Na ordem do dia é apresentado pelo sr. Casal Ribeiro o parecer relativo á eleição pelo circulo n.º 91 {Mertola), e, dispensada a impressão, é logo approvado. - Approva-se do mesmo modo o parecer da primeira commissão de verificação de poderes, apresentado pelo sr. Dias Costa, sobre a legalidade dos diplomas dos deputados eleitos pêlos circules n.° 9 (Villa Verde), e n.º 20 (Bragança), sendo em seguida proclamados deputados os srs. visconde da Torre e Eduardo José Coelho. - Eleição para a escolha do presidente e vice-presidente. -Eleição dos secretários da mesa. - Deputação que deve apresentar a lista quintupla a Sua Magestade.

Abertura - Ás quatro horas e dez minutos cia tarde. Presentes á chamada - 77 srs. deputados eleitos. Acta - Approvada sem reclamação. Não houve expediente.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

Participo a v. exa. e á camara que os srs. deputados José Bento Ferreira de Almeida e José Joaquim Rodrigues do Freitas, mio têem comparecido a algumas sessões por incommodo de saúde. = Luciano Monteiro.
Para a secretaria.

Tenho a honra de participar a v. ex.a e á camara que o sr. deputado João de Menezes Parreira tem faltado por motivo de doença e portanto justificadamente ás sessões. = J. F. Abreu Castello Branco.
Para a secretaria.

José Maria de Andrade, deputado pelo circulo n.° 89, por motivo justificado não pude comparecer ás sessões da camara dos senhores deputados, anteriores ao dia 13 do corrente mez de janeiro e aqui participa á mesma camara. = José Maria de Andrade.

ORDEM DO DIA

Eleição dos srs. deputados que devem formar a lista qnintupla para a escolha do sr. presidente e vice-presidente da camara.
Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Apenas votaram 43 srs. deputados, e como este numero não é sufficiente para a votação ser valida, tem de se fazer nova chamada.
O sr. Ignacio Casal Ribeiro: - Por parte da terceira commissão de verificação de poderes, mando para a mesa o parecer da mesma commissão, declarando valida a eleição do circulo n.° 91 (Mertola). Entende também a commissão que deve ser proclamado deputado o sr. Anselmo Assis de Andrade quando apresente o seu diploma em forma legal.
Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se dispensa a impressão d'este parecer, para que possa ser discutido Alfredo Pereira Francisco Fartado de Mello
desde já, visto não haver protestos nem reclamações a respeito d'esta eleição.
Leu-se na, mesa o seguinte:

PARECER N.° 80

(Circulo n.° 91 - Mertola)

Senhores. - A vossa terceira commissão de verificação de poderes examinou o processo da eleição a que se procedeu no circulo n.° 91 (Mertola), e acerca d'elle tem a honra de vos apresentar o seguinte parecer:

Numero total de votantes, 4:780.
Numero real de votos, 4:780.
Obtiveram os cidadãos:

Anselmo de Assis Andrade .... 2:867 votos
Joaquim Alves Matheus .... 320 »
Pinto de Magalhães .... 268 votos
Luciano Cordeiro .... 676 »
José Abreu do Couto Amorim Novaes .... 250 votos
Alberto Antonio de Moraes Carvalho .... 315 »
José Maria Latino Coelho .... 84 votos

O acto eleitoral correu com regularidade. E porque o cidadão mais votado obteve a maioria legal, é a vossa commissão de parecer que esta eleição seja approvada e proclamado deputado o cidadão Anselmo do Assis Andrade logo que apresente o seu diploma em forma legal.
Sala das sessões da terceira commissão de verificação de poderes, em 14 de janeiro de 1890. = Francisco José Machado = D. João de Alarcão Vellasques Osorio = Eduardo Villaça - Francisco de Medeiros = Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, relator.
Dispensada a impressão do parecer foi em seguida approvado sem discussão.
O sr. Dias Costa: - Por parte da primeira commissão de verificação de poderes mando para a mesa o parecer da mesma commissão, declarando que se acham em devida forma os diplomas dos srs. visconde da Torre, eleito pelo circulo n.° 11 (Villa Verde) e Eduardo José Coelho, eleito pelo circulo n.° 20 (Bragança).
Os respectivos processos eleitoraes já foram approvados.
Peço a v. exa. que consulte a junta sobre se permitte que este parecer entre já em discussão.

Leu-se na mesa o seguinte:

PARECER N.° 79

Senhores.- A vossa primeira commissão de verificação de poderes foram presentes os diplomas dos deputados eleitos em seguida designados. E tendo verificado que os ditos diplomas estão na forma legal, é de parecer que os cidadãos a quem se referem, e cujas eleições já foram approvadas, sejam proclamados deputados.

São os seguintes:

Visconde da Torre, deputado eleito pelo circulo n.° 9 (Villa Verde).
Eduardo José Coelho, pelo circulo n.° 20 (Bragança).
Sala da commissão, em 14 de janeiro de 1890. = A da Fonseca - A. L. Tavares Crespo = F. F. Dias Costa.

Página 52

52 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Dispensada a impressão, approvou-se em seguida o parecer.
O sr. Presidente: - Em virtude da votação que acaba de realisar-se, proclamo deputados da nação portugueza os srs. visconde da Torre e Eduardo José Coelho.
Vão continuar-se a eleição para a escolla do presidente e vice-presidente da camara.
Feita a chamada e corrido o escrutínio, verificou-se terem entrado na urna 60 listas, saindo eleito o sr.:

Manuel Affonso Espregueira, com .... 60 votos

Foram escrutinadores os srs. Bernardo Correia e Bandeira Coelho.
O sr. José de Azevedo Castello Branco: - Mando para a mesa a seguinte proposta:
«Proponho que seja nomeada uma commissão especial de verificação de poderes dos deputados eleitos pela accumulação. = José de Azevedo Castello Branco.»
Peço a urgência d'esta proposta; e por ser evidente a rasão em que ella se funda, abstenho-me de a acompanhar com quaesquer considerações.
Considerada urgente, ficou em discussão.

O sr. Emygdio Navarro: - Se a memoria me não atraiçoa, da primeira vez que se fez a applicação da ultima lei eleitoral, nomeou se uma commissão especial para proceder á verificação dos poderes dos deputados por accumulação, e da segunda vez entregou-se este trabalho á commissão de poderes.
Em todo o caso, como parece haver este anno algumas duvidas, eu, que entendo que se deviam dar garantias a a todos, perfilho o pensamento da proposta do sr. José de Azevedo Castello Branco, mas apresento ao mesmo tempo outra resolução, e vem a ser que se entregue o apuramento dos votos á primeira commissão de verificação de poderes, aggregando-se-lhe dois membros de cada um dos grupos da minoria d'esta casa.
O sr. Presidente: - Peço ao sr. Navarro que mande para a mesa a sua proposta por escripto.
O sr. José de Azevedo Castello Branco: - Concordo completamente com as observações apresentadas pelo sr. Etnygdio Navarro, e, acceitando o alvitre indicado por s. exa., peço licença para retirar a minha proposta.
Permittiu-se que retirasse.

O sr. Ermygdio Navarro: - Mando para a mesa a seguinte:

Proposta

Proponho que o apuramento dos votos de accumulação seja, feito pela primeira commissão de verificação de poderes, aggregando-se-lhes dois representantes do cada um dos grupos da minoria, que para isso forem indicados pela mesa. = Emygdio Navarro.
Foi admiltida e logo approvada sem discussão.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a nova eleição para a lista quintupla. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.
Feita a chamada e corrido o escrutínio, verificou-se terem entrado na urna 69 listas, saindo eleito o sr.:

Francisco de Castro Mattozo da Silva Corte Real, com .... 59 votos
Foram escrutinadores os srs. Antonio Centena e Bandeira Coelho.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se a terceiro escrutínio, porque faltam ainda três nomes para complemento da lista quintupla.
Feita a chamada e corrido o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 68 listas, saindo eleitos os srs.:

Conde de Villa Real, com .... 58 votos
José Maria de Andrade .... 58 »
Estevão Antonio de Oliveira Junior .... 58 votos
Foram escrutinadores os srs. Bandeira Coelho e Mazziotti.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição do primeiro secretario.

Feita a chamada e corrido o escrutínio verificou-se terem entrado na urna 09 listas, saindo eleito o sr. :

Francisco José de Medeiros, com .... 59 votos
Foram escrutinadores os srs. Cancella e Madeiros.

O sr. Presidente: - Falta a eleição do segundo secretario. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.
Feita a chamada e corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 68 listas, saindo eleito o sr.:

José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, com .... 58 votos
Foram escrutinadores os srs.

Francisco Machado e Bandeira Coelho.

O sr. Presidente: - A deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara será composta dos srs.:

Antonio Lucio Tavares Crespo.
Carlos Lobo d'Avila.
Victorianno Estrella Braga.
Francisco Furtado de Mello.
Jayme Arthur da Costa Pinto.
Julio Marques de Vilhena.
Ignacio José Franco.

O srs. deputados serão avisados amanhã, em suas casas, do dia e hora em que Sua Magestade recebe a deputação.
A ordem do dia para amanhã é a eleição dos vice-secretarios, e a sessão começará ás duas horas da tarde.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e meia da tarde.

O redactor = S. Rego.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×