O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

58 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Leu-se, na mesa a seguinte:

Proposta

Propomos que se exare na acta da sessão de hoje um voto de congratulação pelo regresso á patria dos corajosos e benemeritos exploradores de Africa, dois dos quaes, os srs. Serpa Pinto e Antonio Maria Cardoso, são membros d'esta camara.
Sala das sessões, 3 de maio de 1890. = Bernardino Pacheco Alves Passos = Adolpho da Cunha Pimentel.
Foi approvada a urgencia e posta em discussão.

O sr. Ministro da Instrucção Publica João (Arroyo): - Pedi a palavra para adherir, em nome do governo, com todo o prazer e satisfação, á proposta que os illustres deputados sr. Alves Passos e Adolpho Pimentel acabam de mandar para a mesa.
Escuso de dizer a v. exa. que é opinião do governo, como creio que não póde deixar de ser a opinião de todos os srs. deputados, que a proposta não representa mais do que a manifestação de um sentimento justissimo de intima satisfação por ver regressar a Portugal, ao nosso convivio, á nossa estima e amisade, compatriotas tão distinctos, tão valentes e tão heroicos. (Vozes: -Muito bem.)
Ditas estas palavras nada mais tenho a acrescentar, porque penso que não são necessarias rasões para justificar a proposta; nem são igualmente necessarios effeitos de qualquer ordem para mostrar a sua perfeita justiça. (Vozes: - Muito bem.)
O sr. Elvino de Brito: - Pedi a palavra parca declarar a v. exa. e á camara, que me associo com enthusiasmo não só á proposta apresentada pelos nossos illustres collegas mas ainda ás palavras enthusiasticas proferidas pelo nobre ministro da instrucção publica e bellas artes. Os nomes de Serpa Pinto e Cardoso representam uma gloria para o nosso paiz. (Apoiados.)
Os serviços que s. exas. prestaram em Africa, na região do Zambeze, já conseguindo actos de vassallagem á corôa portugueza, por parte de diversos regulos, já defendendo, com denodo, com enthusiasmo, com energia viril, propria de portuguezes, a honra da bandeira da patria, representam o acto mais solemne, a affirmação mais categorica que nós podemos oppor a essas espoliações violentas e deploraveis que só pretende fazer aos nossos direitos nas regiões da Africa. (Apoiados.)
Para ser completa a homenagem que a camara dos deputados vae votar, perfilhando é approvando a proposta do sr. Alves Passos, entendo, e isso vou propor, que deveria ser publicada no Diario do governo a acta n.° 37 da sessão de 19 de dezembro de 1889, da camara municipal de Quelimane. V. exa. e a camara não ignoram que Quelimane representa o coração da Zambezia; portanto, o voto da camara municipal de Quelimane representa o sentir dos povos da Zambezia. Os votos d'esses povos em relação aos actos brilhantes praticados por aquelles nossos concidadãos, não podem deixar de ser os de toda esta camara. É por isso que eu peço a v. exa. que só digne consultar a camara sobre se consente que, como complemento da manifestação proposta pelo sr. Alves Passos, se mande publicar no Diario do governo a acta da sessão da referida camara municipal de 19 de dezembro de 1889 publicada no Boletim official da provincia, de 1 de fevereiro de 1890.
É approvada por unanimidade a proposta do sr. Alves Passos.
O sr. Presidente: - = O sr. Elvino de Brito pediu que eu consultasse a camara sobre se consentia que fosse publicada no Diario do governo a acta da sessão da camara municipal de Quelimane de 19 de dezembro de 1889, que vem publicada no Boletim official da provincia de Moçambique de 1 de fevereiro do corrente anno.
O documento é extenso, creio que estará concebido em termos que não obstem á sua publicação.
O sr. Elvino de Brito: - Eu peço licença para lembrar a v. exa. que o documento é a acta de uma sessão da camara de Quelimane com a assistencia da governador do districto.
V. exa. comprehende que este facto, e a circumstancia de ter sido esse documento publicado no Boletim official da provincia, bastam para tirar qualquer duvida sobre os termos em que está redigido o mesmo documento.
O sr. Presidente: - O documento é muito extenso, é para não cansar, a attenção da camara com a sua leitura, é que ia observar, como observo, que a publicação quando seja auctorisada, só entenda sempre no caso de não haver inconveniente.
Proponho á votação da camara o pedido de auctorisação apresentado pelo sr. deputado Elvino de Brito.
Foi approvada a publicação.
O sr. Augusto Maria Cardoso: - Agradeço ao meu collega a proposta que acaba de fazer e á camara a sua votação.
Não estando presente o meu collega o sr. Serpa Pinto, creio interpretar bem o sentimento de s. exa., agradecendo igualmente em seu nome tão honrosa manifestação.
Vozes: - Muito bem.
O sr. Presidente: - Na segunda feira será nomeada a grande deputação que ha de participar a Sua Magestade a constituição da camara, e ao mesmo tempo apresentar a lista quintupla para a escola dos supplentes á sua presidencia e vice-presidencia.
A ordem do dia é a eleição das commissões de resposta ao discurso da corôa, administrativa da camara, e outras commissões permanentes, se para tanto houver tempo.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e um quarto da tarde.

O redactor = Sá Nogueira.