O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

84 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mento dos documentos que recebeu; mas s. exa. e eu entendemos que não podemos proceder assim sem que o sr. ministro da marinha consinta em que esses documentos sejam tambem por mim manuseados.

(O orador não reviu as notas tachygraphicas.)

O sr. Ministro da Marinha (Barros Gomes): - Pedi a palavra para declarar ao illustre deputado que gostosamente annuo, e de prompto, á communicação que me fez da combinação particular entre s. exa. e o sr. conde de Lagoaça. Os documentos estão a disposição de s. exa. do momento em que a pessoa a quem os entreguei lh'os communique; mas s. exa. não solicitou unicamente entes documentos, pediu tambem alguma correspondencia trocada entre a companhia de Moçambique e o governo. Esses documentos então ás ordens do illustre deputado o eu os trarei á camara na primeira occasião.

Devo, porém, declarar hoje n'esta camara, como já declarei na camara dos dignos pares, que as condições do pessoal do meu ministerio me tolhem de satisfazer por completo as requisições das camaras, quando esses documentos são muito extensos e numerosos, porque o meu pessoal é muito limitado, o serviço está muito atrazado e ou não posso obrigar aquelles empregados a satisfazerem a tudo quanto se lhes exijo. Maa, creiam v. exas., e n'este caso, o sr. deputado, que todas as vezes que possa, enviarei os originaes para que os examinem.

(O orador não reviu as notas tachygraphicas.)

O sr. Marianno de Carvalho: - Agradeço ao sr. ministro a sua amabilidade.

O sr. Presidente: - A primeira sessão é na terça feira.

Na primeira parte da ordem do dia discutir-se-ha a resposta ao discurso da corôa, se ella poder imprimir-se e ser distribuida pelos srs. deputados, com a antecipação de quarenta e oito horas, como manda o regimento; na segunda parte continúa a eleição de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e meia da tarde.

Representações mandadas para a mesa n'esta sessão

Da junta de parochia da freguezia de Santa Catharina e parochianos da mesma freguezia, do concelho do Alcobaça, pedindo que sejam mantidas as disposições da carta de lei de 21 de maio de 1896, relativas á freguezia de Santa Catharina.

Apresentada pelo sr. deputado Ferreira da Cunha e enviada, á commissão de circumscripções administrativas e judiciaes.

Da junta de parochia da freguezia do Juncal, e mais cidadãos da mesma freguezia, pedindo que esta freguezia continue fazendo parte do concelho de Alcobaça, a que actualmente pertence.

Apresentada pelo sr. deputado Ferreira da Cunha e enviada, á commissao das circumscripções administrativas e judiciaes.

Dos guardas da cadeia civil central, pedindo ser equiparados no vencimento aos quadros de 2.ª classe da cadeia geral penitenciaria.

Apresentada pelo sr. deputado Carlos José de Oliveira e enviada á commissão do orçamento.

O redactor = Sá Nogueira.