O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(36)

formidade do regimento, e com todas as formalidades e etiquetas do costume; introduziu na sala o Sr. José Ferreira Pinto Basto - Deputado eleito pelo Douro - e tendo presido o juramento; tomou a sua respectiva cadeira.

O Sr. Presidente: - O Sr. José Ferreira Pinto Basto está proclamado - Deputado eleito da nação portugueza - pela provincia do Douro, e continuou; agora convido o Sr. Depuro para votar na eleição, a que e Camara está procedendo; é para a Commissão d'Inatrucção publica; já estão eleitos cinco de seus membros; faltam dous, é para estes, que tem de formar a sua lista.

O Sr. Pinto Basto: - Lançou na urna a sua lista.

Contaram-se as listas, e acharam-se com, das quaes se inutilisou uma, por se não achar conforme, e corrido o escrutinio deu em resultado, alcançar a maioria absoluta o

Sr. Luiz Cyprianno Coelho Magalhães .... 50 votos, e a relativa, o Sr. Roque Joaquim Fernandes Thomaz .... 49 votos

O Sr. Presidente: - Segue-se a Commissão da fazenda; são de sete nomes as listas.

Corrido o escrutinio, e apuradas das cem listas, que estavam na urna, noventa e oito, por se inutilizarem duas, deu o seguinte resultado, maioria absoluta; os

Srs. Florido Rodrigues Pereira Ferraz .... 91 votos.
José Xavier Mousinho da Silveira .... 90 votos.
João d'Oliveira .... 82 votos.
José Ferreira Pinto Basto .... 80 votos.
Antonio Marciano d'Azevedo .... 55 "
Macario de Castro da Fonseca .... 52 "
Francisco Rebello Leitão .... 50 votos.

O Sr. Presidente: - Vemos agora á Commissão de Estatistica.

Recolhidas noventa e oito listas, alcançaram a maioria absoluta os

Srs. Filippe Neri da Costa Zagallo .... 86 votos.
José Fortunato Ferreira de Castro .... 78 "
José Ferreira Pestana .... 76 votos.
Joaquim Filippe de Soure .... 64 "
Antonio da Fonseca Mimoso Guerra .... 54 votos.
Joaquim da Cunha Freire Rebello Pignateli .... 50 votos.

O Sr. Presidente: - Vamos fazer uma lista d'um nome, por que somente seis Srs. Deputados alcançaram a maioria absoluta.

Procedeu-se a segundo escrutinio, e saiu eleito o Sr. Antonio Ribeiro Barbas Saraiva 47 votos.

O Sr. Presidente: - A hora está muito adiantada, e não ha tempo, para se nomear outra Commissão. Continuaremos por tanto á manhã. Eatá levantada a secção. Eram trws horas e meia da tarde.

O Redactor.

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 13 DE JANEIRO.

Ás dez e tres quartos da manha disse o Sr. Presidente = Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo, verificou pela chamada que estavam presentes cento o um Srs. Deputados, e que faltavam com justificado motivo os Srs. Dias d'Oliveira - Marciano d'Azevedo - Barão de Leiria - Bernardo Joaquim Pinto - Vieira da Motta - Augusto da S. Paio - Baeta - Camacho - Jeronimo José Carneiro - Queiroga - Ferreira Sarmento - Joaquim Antonio de Magalhães - Galvão Palma - Morão - Figueiredo Freire - Sá Vargas - Rojão - Rebello da Silva - Raivoso - Thomaz Norton.

O Sr. Deputado Vice-Secretario Velloso da Cruz leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Ministro da Fazenda: - A palavra para depois da correspondencia.

O Sr. João Elias: - Tambem peço a palavra para antes da ordem do dia.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Tenho, aqui um officio do archivista e sub-inspector da Camara, em que partecipa que na manhã do dia d'hoje apparecem arrombado um quarto, junto á entrada particular d'este Palacio, aonde o Sr. Deputado Galvão Palma guardava muitos objectos que lhe pertencem, os quaes, pela maior parte lhe foram roubados. Persuado-me que não ha a fazer mais se não remettello á Commissão administrativa, para tomar medidas a respeito da guarda do Palacio. Em quanto acamais o Sr. Deputado roubado lá tem os meios judiciarios á sua disposição, use d'elles se lhe parecer. (Apoiado).

O Sr. Presidente: - O Sr presidente da Commissão administrativa tem a palavra.

O Sr. Presidente da Commissão administrativa: - Tenho que apresentar á Camara a relação dos Srs. Deputados que foram á Commissão.....

O Sr. Leonel Tavares: - Perdoe-me o Sr. Deputado que o interrompa; mas parece-me melhor acabar esta questão.

O Sr. Presidente da Commissão administrativa: - Mas o Sr. presidente deu-me a palavra...

O Sr. Presidente: - Eu cuidei que era para fallar a respeito da partecipação de que se acabou da dar conta, ou, que pretendia, como Presidente da Commissão administrativa, partecipar á Camara o mesmo caso.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Eu repito o que acabei de dizer. E um officio do archivista. Subs-inspector da Camara... mas eu o leio (leu). Ora digo eu - pelo que pertence á Camara, não ha a fazer mais do que mandallo á Commissão administrativa, para tomar as cautellas que julgar convenientes; e quanto ao mais, o roubado uzo se quizer dos meios que as leis lhe facilitam para perseguir os roubadores. (Apoiado).

Propoz o Sr. Presidente se devia mandar-se á Commissão administrativa, e resolveu-se que = Sim = para tomar sobre este acontecimento as providencias que couberem em suas attribuições.

O Sr. Deputado Secretario Soares d'Azevedo: - Tambem está sobre a mesa o requerimento que o Sr. Lopes de Lima fez hontem á Camara; e sendo provavel que antes da decisão d'elle haja alguma discussão, pediria eu ao Sr. Deputado consentisse que ficasse a sua leitura para depois de nomeadas as commissões, para não interrompermos este trabalho, sem o qual não podemos fazer cousa alguma.

O Sr. Lopes de Lima: - Eu julgo o objecto do meu requerimento de toda a urgencia - com tudo não insisto que por causa d'elle se interrompa a marcha, regular dos trabalhos parlamentares. Fique a sua decisão para quando a Camara julgar conveniente.

O Sr. Deputado Secretaiio Soares d'Azevedo: - Pois bem - fica transferido para a primeira occasião. Mandou-se declarar na acta que ficava o requerimento do Sr. Lopes de Lima para ser tomado em consideração, depois de acabada a eleição dão commissões.

O Sr. José Liberato renovou a declaração que fizera na Sessão passada, de que renuncia o subsidio que lhe compete como Deputado.

O Sr. Teixeira de Moraes declarou, que cedia do ordenado que lhe pertence como juiz de direito do julgado de