O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(15)

N.° 7. Sessão de 17 de Dezembro. 1838.

Presidencia da Sr. Bispo Conde.

Abertura - Ao meio dia e um quarto.

Chamada - Presentes 83 Srs. Deputados, e faltaram os Srs. Gorjão Henriques, José Liberato, Passos (Manoel), Silva Costa, Reis e Vasconcellos, e Manoel Antonio de Carvalho.

Acta - Approvada.

O Sr. Derramado: - Mando para a Mesa um requerimento do Sr. Conde da Taipa, expondo que, tendo sido eleito quinto Deputado apresente legislatura pelo Circulo de Guimarães, recebeu um diploma, no qual e considerado como quarto substituto. Diz que este equivoco nasce de um erro de geographia politica, e pertende ser ouvido á barra, quando se tractar da eleição daquelle Circulo, para revindicar seus direitos, como Deputado proprietario. - Foi á Comissão de Paderes.

O Sr. Fonseca Magalhães: - Da parte da Commissão dos Poderes, tenho a honra de participar a V. Exa. e á Camara que os trabalhos da mesma Commissão ainda se não acham ultimados, apezar do muito zelo, e esforços, que temos empregado para o conseguir. Aos primeiros papeis ainda sobrevieram outros mandados pela Meza, e alguns apresentados por varios Srs. Deputados: tem-nos por consequencia sido necessario classificar de novo, tornar a ver, a observar, e a examinar; porem esperamos que n'um dos dias desta semana se poderá apresentar esse parecer; sendo, e declaro-o a esta Camara, até agora impossivel, ainda que quizassemas, proceder de modo, que foi lembrado por alguns Membros desta Camara, (apoiado) porque maneira possivel fazer juizo do todo, sem correr as partes de que esse todo fosse composto, e para poder graduar sobre inconvenientes, e difficuldades, que appareceram nos diversos Circulos, era necessario passar a examinar muitas circumstancias pôr todos elles, pelas actas parciaes de que elles se formaram, e por todas as ocorrencias particulares, que tiveram logar em differentes partes. Sentimos muito, os Membros da Commissão, não poder comprazer com o desejo que mostraram os Srs. Deputados de que se viesse mandando para esta Camara daquella parte do trabalho, que julgássemos mais facil; porque este trabalho não tem partes na nossa consideração, e se o quizerem dividir e as partes, é a Camara quem o poderá fazer melhor que nós; sem embargo do que não nos havemos de esquivar á grande fadiga de fazer esta graduação para se poder facilitar a discussão de similhante objecto. E o que participo a V. Exa., e a esta Camara da parte da Commissão.

O Sr. Secretario Moura deu conta d'um officio dirigido ao Sr. Presidente pelo Senador eleito João José Preto Giraldes, ácerca das eleições de Castello Branco.

Foi á Commissão de Poderes.

O Sr. Presidente: - Não ha mais que fazer; está levantada a Sessão. - Era uma hora da tarde.

N.° 8. Sessão de 18 de Dezembro. 1838.

Presidencia do Sr. Bispo Conde.

Abertura - Ao meio dia e um quarto.

Chamada - Presentes 77 Srs. Deputados, e faltaram os Srs. Avila, Cesar de Vasconcellos, Fernandes Coelho, Pereira Brandão, Henrique Peixoto, Pestana, Marecos, Reis e Vasconcellos, Derramado, Vaz Lopes, Queiroga, M. A. de Carvalho e Colmieiro.

Acta - Approvada.

O Sr. Presidente: - Hontem, depois da Sessão, recebi alguns papeis, que mandei á Commissão de Poderes. Um destes papeis era um officio do Ministerio do Reino, remettendo outro do Administrador Geral interino do Porto, sobre a representação dos habitantes daquella Cidade, contra as eleições: outro e um officio do Presidente da Camara Municipal de Braga, remettendo documentos relativos ás ultimas Sessões, que diz encontrou no respectivo archivo ... Como todos estes papeis dizem respeito ás eleições, julguei dever manda-los á Commissão dos Poderes. (Apoiado.)

O Sr. Seabra. - Vou mandar para a Mesa uma representação de 400 Cidadãos do Circulo de Bragança, sobre as eleições do mesmo Circulo.

Foi á Commissão de Poderes.

O Sr. Presidente: - Não havendo mais que. fazer, está levantada -4;Sessão. - Era uma hora da tarde.

N.º 9. Sessão de 19 de Dezembro. 1838.

Presidencia do Sr. Bispo Conde.

Abertura - Á uma hora menos um quarto.

Chamada - Presentes 85 Srs. Deputados, faltando os Srs. Avila, Fernandes Coelho, Pereira Brandão, Cabral de Maraes, Frederico Gomes, e M. A. de. Carvalho.

Acta - Approvada.

O Sr. Passos (Manoel): - Mando para a Mesa o requerimento seguinte, assignado tambem, pelos