O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(88 )

que vem ás 10 horas esperem por aquelles que vem á l ou ás 2 horas, e depois estejam aqui ainda mais 5 horas de Sessão; e então será melhor escolher-se uma hora em que mais facilmente concorram os Srs. Deputados, e que lhes seja mais commoda : eu, por mim, estou prompto a vir a toda a hora, mas. não acontece o mesmo a todos os Srs. Deputados, e não é justo que uns estejam aqui 7 ou 8 horas, em quanto outros estão apenas 5.

O Sr. Gorjâo Henrique*: — Parece-me que a Junta não deve^ alterar a decisão, que já tomou a este respeito, e se porventura a Sessão se contar desde que começou, a hora depende do arbítrio de cada um que vem chegando mais tarde, e nunca teremos íiora: portanto a hora deve ser a marcada, e d'ella se deve contar a Sessão, e se o paiz perde em nós perdermos o tempo, compele isso a quem vera mais tarde e anda passeando. (Apoiados.) Ainda não se pôde conseguir apparecerem todos á mesma hora ; por consequência vamos a evitar o maior mal, e depois recaia a responsabilidade sobre quem não faz effectiva a Sessão das 5 horas.

O Sr. Presidente : — Eu respondo por mim, aqui heide estar á hora. No entanto consulto a Camará, para ractificar se a Sessão deve principiar ás 10 horas.-— '• ,

Assim se resolveu.

O Sr. Presidente:—Tem a palavra o Sr. Silva Sanches para uma explicação.

O Sr. Silva Sanches: — Os illustres Deputados que se me seguiram afallar, fizeram allusões a dou-" trinas eroittidas por mim em 38, e trouxeram ao campo da discussão as discussões d'esse tempo: nas eleições d'esse tempo não tive eu parte alguma : sinto que não esteja presente o Sr. Ministro do Reino, porque elle confirmaria o que acabo de dizer; elle insistiu comigo para erjirar n'umaCom-missão para esses trabalhos, eu recusei-me , e a mesma recusa dei a outras pessoas que no mesmo me fallaram : eu estava tão longe de tomar parte n'ellas, que nem o meu voto dei; eslava então nas Caldas dá Rainha traclando da minha saúde, não estava ahi recenseado , não pude por consequência votar. Mas cm 38, (e para aqui é que eu peço aat-tenção dosilluslres Deputados,) não emitlt eu uma única idea contraria as que agora ernitli ; riem ainda mesmo na votação eu contrariei as doulrinasque agora emitli; porque, se a memória me não falha, decidiu-se que o parecer fosse posto á votação in-distinctamente; eu votei pela distincção, mas não foi approvada, entretanto approvei as eleições, reprovando as únicas que foram reprovadas.

Um illustre Deputado que muito fallou, e que talvez agora me não queira ouvir , mesmo porque talvez não lhe convenha ouvir-me, (o Sr Agostinho Albano conversava com outro Sr. Deputado); fez allusôes ao que eu disse em outra época sobre as eleições de Castello Branco, para concluir d'ahi que eu estava em contradicção; o que eu disse então, está perfeitamente em harmonia com o que acabei de sustentar agora , e vou prova-lo. O que havia err» 38 contra as eleições de Castello Branco ? Era o terem sido annulladas algumas actas pela falta de observância da lei nas eleições que constavam dessas actas , e eu defendi que essas

actas foram bem annulladas, porque na verdade a Lei não tinha sido observada: que fiz eu hoje? Notei que a Lei não linha sido observada em 25 Assembléas eleitoraes, taxei isso de irregular, e ao mesmo tempo reconheço como reconheci em 38, que não se podem fazer eleições ern que se observem slrictamente todas as determinações da Lei , em quanto o nosso paiz não estiver mais adiantado nos conhecimentos do Systema Representativo, , ou em quanto o numero das formalidades não baixar a menos — ora se eu então sustentei que tinham sido bem annulladas aquellas actas, porque as formalidades não tinham sido cumpridas, se eu hoje não fiz outra couza , como e' que eu estou em contradicção ? Sabe V. Ex.a quem está em contradicção l São os illustres Deputados que então atacaram de illegaes as eleições por certos factos, e que hoje acham legaes certas eleições a que precederam factos mais horrorosos: então eram illegaes as eleições, porque nas eleições tinham precedido espancamentos, hoje acham legaes as eleições em que houve maior numero de espancamentos, e por um systema organisado !..... Entãr» approvaratn uma doutrina , hoje sustentam a contraria ! .. . Eu sustentei então a mesma doutrina^ que sustento hoje. Digo, que então não havia systema organisado, porque eu heide mostrar que o Governo d'enlão fez o que pôde para que as eleições procedessem com a maior regularidade, e as instrucções que deu ás suas Auctoridades foi, que os Cidadãos tivessem ac-cesso á Urna livres de toda a coacção. Sinto muito não achar*aqui as Portarias para mostrar quaes foram essas instrucções (Rumor.)

O Sr. Presidente : — Peço licença para lhe observar que o Sr. Deputado pediu palavra para uma explicação pessoal.

O Orador: — E e' o que estou fazendo (com ve-hemencia.) Sr. Presidente, o que eu vejo é uma impaciência de escutar íudo o que não é de certos indivíduos. V. Ex.a não ouviu ainda ha pouco soltar nesta Casa expressões que eu nunca ouvi senão ngora? Um Sr. Deputado disse a outro — que se não sabia, fosse aprender. — Ouviu ou não V. Ex.a esta expressão? Entretanto isto foi tolerado, e agora não se me concede uma explicação ! V. Ex.a não ouviu ainda ha pouco dizer a um Deputado, em resposta ao quo outro tinha dito aqui — que era a cousa mais infame? A Camará ouviu isto silenciosamente, e agora não me quer ouvir uma explicação ! Deixo tudo o mais ao paiz.

O Sr. Almeida Garreti:— Eu linha pedido para um requerimento.

O Sr. Presidente:—A hora já deu; e a Junta já decidiu que as cinco horas seriam contadas desde as dez.

O Sr. José 'Estevão: — A maioria falia em quanto pôde, e quando não tern mais que fallar, vai-se embora (f^ozes:— Ordem , ordem,)

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para ama" nhã, é o Parecer sobr« a eleição da Província do Alemtejo. — Está levantada a Sessão — Eram 4 horas dá tarde.

O REDACTOR,