O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

161

sejar, não tbi culpa dos Eleitores, mas sim culpa doa Presidentes das Assembleias. l)is?c-se também —Que em Sedielos não havia documento legal por onde se podesse fazer as eleições — porem houve nada menos do que a lista afíixada á porta da Igreja. • O Sr. Holtreman: — Aonde cstào postas as noias de descarga 'í

O Oradtff: —Vamos ver se o Caderno aonde se puzeram as notas, confere com esta rolarão; po:q ;e a relaçào está assignada pela Mesa; tem ioda a autlienticidade ; e a cópia tem tanta autlienlicidade corno o original.

l*or consequência, Sr. Presidente, nós não podemos conscienciosamenle deixar de approvar os eleitos nestas duas Assemble'as, porque o documento que se apresenta da não authenticidade da lista do recenseamento, não lhes pôde ser applicado; concedo que o appliquem para outros, para estes não.

Assim, Sr. Presidente, eu intendo que a Commis-tão annullou indevidamente as eleições em Sediellos,

e as eleições de S. Faustino ; isto é, annullou 6 Eleí-tores pertencentes a estas duas Assembleas, 6 Eleitores que estavam legalmente eleitos, torno a clixer, porque o único argumento válido que se podia apresentar contra clles, era o dá não authentieidade das listas do recenseamento; e a auctoridade destes documentos que eu acabo de mostrar, não pôde ser contestada.

Eu contava mais comigo; eu desejava fallar ainda, e linha muito que dizer; mas não posso. (f^uzcs •—-• Deu a hora). Então se m'o perrnittem, amanhã acabarei.

O Sr. Presidente: — Muito bem; fica para árna-nliã. A ordem do dia para amanhã e a continuação da de hoje. Está acabada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

N.° 10. 9.°

Presidência do Sr. Leonel Tavares (Decano).

. — Presentes 80 Srs. Deputados.

Abertura.— Ao meio dia.

Acta. —— Approvada. . Nau houve Correspondência.

- O Sr. Visconde d*Azevedo: — O Sr. Mello e Carvalho encarregou-me de participar a V. Ex«,a e á Junta Preparatória que não pôde comparecer á Sessão de honlem .nem á de hoje por estar fortemente constipado.

O Sr. Fcrrcr: — Peço a V. Ex.* que me reserve a palavra para apresentar um Parecer.

ORDEM DO DIA.

Continua a discussão do Parecer sobre as eleições do Circulo de l7 illa Real.

O Sr. Ávila: — Sr. Presidente, eu sinto, ter abusado da paciência da Camará já em duas Sessões, e ter de abusar ainda nesta; ruas a Junta sabe que me chegou a palavra tanto no primeiro corno no segundo dia muito tarde; e eu sou o primeiro'interessado, em acabar este discurso, ate mesmo para que possa ser respondido pelos illustres Cavalheiros que sustentam o Parecer da Corri missão, e possamos continuar nos nossos trabalhos: farei por consequência todo o possível para restringir o que tenho a di/er, e ate porei de parte alguns argumentos para ir directamente aos esisenciaes.

Tractava hontern da eliminação dos Eleitores feita pela illustre Com missão relativamente ao Concelho do Peso da J legou ; e dizia eu, que as eleições na-quelle Concelho haviam sido feitas sem que se tivessem dado os pretextos invocados, de coacção. A illustre Coininissão tomou um pretexto para esta eliminação— o terem-se leito as eleições daquelle Concelho não em presença dos Recenseamentos legacs, irias sim de Certidões que a Co m missão não julgava Voi,. l."_ JANKIKO — IttóS.

1852.

authenlicas. Já eu honletn disse que a respeito, da. eleição de Sediellos não aconteceu isso, porque as eleições fizeram-se na presença das próprias listas affixadas nas portas das Igrejas, das duas F regue-zias, que compunham aquella Assemblca^ listas q no eram acompanhadas dos addicionamentos e eliminações leitos pela Coinmissão do Kcceriseamento respectiva ; e essas listas, pelo menos, não podem deixar de ser consideradas como authenticas, porque tinham as assignaturas originaes dos Membros da Com--rnissào do Recenseamento. Na Assernbléa de S. Faustino não aconteceu precisamente o mesmo; porque, pelo rncnos eu, não vi senão a relação ou a lista affixada na porta da Igreja de S. Faustino dos recenseados pela Com missão do Recenseamento na-quella Freguezia, c não vi o Recenseamento de Fon-tcllas; mas não posso por forma nenhuma convir com a illustre Coiiimissão em que as Certidões apresentadas naquella eleição não tinham o caracter de authentieidade, necessário para poder supprir a destruição ou o desapparecimento que se fez illegalmente das listas do Recenseamento, e que foi feito por aquelles que primeiro que tudo tinham a obrigação de as guardar e de lhes dar o destino que a Lei ordena. As Certidões que eu encontrei na Casa da Commissão juntas ao Processo Jiieitoral, acharn-se aqui todas; e a Certidão da Freguezia de S. Faustino, e a de (.iodjur, e a de Fontellas, e a de JLou* reiro, o e a de Sediellos: Iodas estas Certidões não só contem a cópia aulhentica dos'Eleitores que tinham sido recenseados pelas respectivas Coinmissõcs de Recenseamento, mas tèem ainda as eliminações e addicionamentos feitos pelas mesmas Comrnissões dos Recenseamentos. Por consequência aquelle argumento de. que eu /ogo tractarei, que já se fez a rés-, peito das eleições de Villa Real não se dá aqui. Em V illa Real ve-se efectivamente que não foram presentes senão as Certidões tiradas dos primeiros trabalhos das Commissões do Recenseamento antes das eliminações e addicionamentos; aqui vê-se rnais, ve-se que estas-Certidões são tiradas não só dos primei-