O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 29 —

dia a um individuo, que tem feito muitas campanhas, e que tem entrado em muitas batalhas. Eu não pensei, nem por sombras, que o Sr. José Estevão quizesse offender o Sr. Placido, peço-lhe me faça esta justiça.

Ora, S. Ex.ª talvez me possa dizer que o Sr. Placido podia emprehender a jornada por terra, mas o Sr. Placido, como todos sabem, é Director dos Obras Publicas de um Districto, e tem por isso muito que fazer. Não me parece pois que um individuo, nestes casos, deva antes fazer uma jornada de 10 dias, quando a póde fazer em 24 horas. Consta-me que este Engenheiro tem feito alguns serviços, tratando de remediar um pouco os estragos causados pelas chêas; por conseguinte, póde explicar-se muito bem deste modo, o não ter o Sr. Placido preferido antes fazer a jornada por terra, em logar de a fazer por mar, mesmo porque póde ainda querer fazer mais alguns serviços, estando lá, aproveitando o tempo da demora.

O Sr. Presidente: — Mas eu pedia ao Sr. Deputado que tivesse a bondade de vir á questão.

O Orador: — Desculpe v. Ex. se sair da ordem; mas tratando-se de um individuo, que é meu camarada, intendi dever dizer duas palavras em seu abono. A respeito porém, do meu Requerimento, eu concluo dizendo que, poderá elle não ser justo; poderá não ser conveniente; poderia mesmo enganar-me, póde ser tudo isto; mas não é absurdo, porque elle foi apresentado para desfazer um absurdo, a não dar-se o caso de que sejam dois absurdos em logar de um, e que vá um de encontro ao outro.

Eu, Sr. Presidente, ouvi dizer que se estava tratando de discutir sem haver numero, e direi unicamente que fiz todos os esforços possiveis para que se não fallasse, e para que a Proposta do Sr. Monteiro se não apresentasse; mas como depois ella appareceu, e como vi que muitos Srs. Deputados tomavam parte da questão, intendi tambem que tinha o mesmo direito para fallar, e foi por isso que pedi a palavra.

O Sr. Presidente: — Ainda tem a palavra dois Srs. Deputados, o Sr. José Estevão, e o Sr. Cunha. (O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Eu cedo da palavra — O Sr. José Estevão: Tambem cedo) Mas não se póde fazer cousa alguma, porque não ha numero na Casa; por consequencia, ámanhã a Sessão é á mesma hora. Está levantada a Sessão. — Eram 3 horas da tarde.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo