O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.°9
SESSÃO DE 9 DE JUNHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMED DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
ÍJosé de Mello Gouveia Luiz Albano de Andrade Moraes
Chamada—presentes 83 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—os srs. Affonso Botelho, Gonçalves de Freitas, Avila, Fontes, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Zeferino Rodrigues, Abranches, Carlos Bento, C. J. Nunes, Garcia Peres, Mousinho dc Albuquerque, Folque, F. de Mello, F. J. da Costa e Silva, Gavieho, Bicudo Correia, Soares Franco, Pereira de Carvalho e Abreu, Palma, Silva Andrade, Gomes dc Castro, Mártens Ferrão, Mamede, Lobo dWvila, Infante Pessanha, J. M. de Abreu, Casal Bibeiro, Latino Coelho, José Horta, Silveira e Menezes, Nogueira, Luiz Albano, Mendes de Vasconcellos, Peixoto, marquez de Sousa Holslein, Pinto Martins e Pedro Roberto.
Não compareceram—os srs. AzevedoeCunha, Correia Caldeira, Dias de Azevedo, Ferreira Pontes, Barros e Sá, Pinheiro Osorio, Antonio de Serpa, Aristides, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, Freilas Soares, Ramiro Coutinho, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Silva Cunha, Faustino da Gama, Filippe Brandão, Barroso, Paiva Pinto, Pulido, Batalha, Fonseca Coulinho, Almeida Pessanha, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Silva Cabral, Dias Ferreira, Encarnação Coelho, Figueiredo de Faria, Frazão, Rojão, Camara Leme, Freilas Branco, Teixeira de Sampaio Júnior, Charters, Thomas de Carvalho c Ferrer.
, Abertura—á meia hora da tarde. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
1.*—Do sr. Santos Lessa, de queo sr. Teixeira de Sampaio não pôde comparecer á sessão dc hoje por molivo justificado.
A camara ficou inteirada.
2."—Do sr. S. M. de Almeida, de que não«póde comparecer á sessão de hontem por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.
3.*—Do sr. D. Rodrigo de Menezes, de que não compareceu á sessão do dia 7 por incommodo de saude, e ás tres anteriores por molivo justificado.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS
1."—Do ministerio do reino, acompanhando o caderno dos cidadãos hábeis para deputados ás cortes no concelho de Sanla Cruz das Flores, no dislriclo da Horla.
Para o archivo.
Vol. V— Jonho— 1860
2.°—Do mesmo ministerio, acompanhando o processo da eleição de um depulado ás cortes, a que se procedeu no circulo n.° 160, no dislricto da Horta.
Para o archivo.
3."—Do ministerio da fazenda, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento dos segundos ofliciaes do tribunal de conlas, no qual pedem augmento de ordenado.
Foi á commissão de fazenda.
4."—Do mesmo minislerio, acompanhando anota demonstrativa do rendimento annual dos dízimos na ilha da Madeira desde 1849 a 1859, satisfazendo assim a um requerimenlo do sr. Gonçalves de Freilas.
Para a secretaria.
5.°—Do mesmo minislerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de Antonio Rodrigues Bicho, pedindo augmento de vencimento.
Foi á commissão de fazenda.
6.°—Do mesmo ministério, dando os esclarecimentos, pedidos pela commissão de fazenda, relativos á fabrica de vidros da Marinha Grande.
Foi á mesma commissão.
7."—Do mesmo minislerio, dando os esclarecimentos, pedidos pela commissão de fazenda, relativos á concessão do cerco do exlinclo collegio do Carmo, na rua da Sophia, á ordem terceira de Coimbra.
Foi á mesma commissão.
8.°—Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos, pedidos pela commissão de fazenda, acerca do molivo por que tem sido consentida a particulares a fruição da barca dos Palheiros, na eslrada geral de Coimbra para a Murcella.
Foi á mesma commissão.
9."—Do secretario geral interino da academia real das sciencias, acompanhando cento quarenta e tres exemplares do decimo oitavo volume do Quadro elementar das relações politicas e diplomáticas de Portugal, e da primeira parte do segundo volume das Lendas da Índia, por Gaspar Correia.
Recebido com agrado, e mandados distribuir os exemplares.
REPRESENTAÇÕES
1.*—Da camara municipal da Azambuja, e dos proprietários e moradores de Villa Nova da Rainha, pedindo que se tornem a abrir as estações do caminho de ferro que foram supprimidas.
Foi remettida ao governo, e mandada publicar no Diário de Lisboa.