O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 9.
SESSÃO DE 11 DE JULHO DE 1860
PRESIDÊNCIA DO SR. BARTHOLOMEU DOS MARTYRES DIAS E SOUSA
(José de Mello Gouveia SECRETAIUOS OS SRS.J
(Luiz Albano da Andrade Moraes
Chamada—presentes 84 srs. deputados.
Entraram durante a sessão—ossrs. Braamcamp, Lacerda (Antonio), Pinto de Albuquerque, Peres, Folque, Costa Lobo, Bicudo Correia, Silva Andrade, Ferraz de Miranda, Sousa Machado, Mamede, Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Encarnação Coelho, Rojão, Silveira e Menezes, Freilas Branco, Teixeira de Sampaio Júnior, Peneira, Sousa Feio, marquez de Sousa Holstein, Dias da Silva e Thomas de Carvalho.
Não compareceram—os srs. Azevedo e Cunha, Dias de Azevedo, Antonio Feio, Ferreira Pontes, Couto Monteiro, Pinheiro Osorio, Roballo de Azevedo, Aristides, Sousa Azevedo, Xavier da Silva, barão das Lages, Garcez, Freilas Soares, Abranches, Carlos Benlo, Caslro Ferreri, Cyrillo Machado, Pinlo Coelho, Custodio de Faria, Domingos de Barros, Pereira Brandão, Bivar, Barroso, Paiva Pinto, F. M. da Costa, Soares Franco, Posser, Pereira da Silva, Lacerda (Gaspar), Pereira de Carvalho e Abreu, Jacome de Bruges, Mártens Ferrão, Mello e Minas, Fonseca Coutinho, Sequeira Pinlo, Calça e Pina, Lobo d'Avila, Maia, Dias Ferreira, José Estevão, Pacheco, Figueiredo de Faria, J.M. de Abreu, Lacerda (D. José), Lalino Coelho, Ponte e Horta, Sieuve de Menezes, Aboim, Mendes de Vasconcellos, M. J. de Almeida Júnior, Castello Branco, Jacome Correia, Plácido de Abreu, Moraes Soares, Pinlo da França, Silveira Moniz, Viriato Blanc, visconde de Portocarrero e visconde de Torres Novas.
Abertura—aos Ires quartos depois do meio dia. Acta—approvada.
DECLARAÇÕES
l.*r—Do sr. S. Maria de Almeida, de que por motivo justificado não pôde comparecer ás tres ultimas sessões. . A camara ficou inteirada.
2.*— Do sr. Pinto Martins, de que o sr. Monteiro Castello Branco não compareceu á sessão de honlem, não comparece á de hoje e talvez a mais algumas, por incommodo de saude.
' A camara ficou inteirada. «
3.* — Do sr. Luiz Albano, de que não compareceu ás duas ultimas sessões por incommodo de saude.
A camara ficou inteirada.
CORRESPONDÊNCIA
OFFICIOS 1 '
1.'—Do ministério da fazenda, acompanhando a nota, peT Vol, VI—Julho— 1860
dida pelo sr. Plácido de Abreu, do rendimento das portagens, por annos civis, das estradas do Minho. Para a secretaria.
2.°—Do mesmo ministério, devolvendo informado o requerimento do procurador e mordomos de Nossa Senhora das Chans e alguns habitantes de Vallongo, pedindo a concessão de uma casa nacional.
Foi á commissão de fatenda.
REPRESENTAÇÕES
1." — Da camara municipal de Tavira, pedindo que não seja approvada a proposla do governo que reforma a inslrucção secundaria, na parte que supprime o lyceu de Faro.
Foi á commissão de inslrucção publica.
2.* — Vinte e dois requerimentos dos officiaes do regimento de infanteria n.° 1, pedindo augmento de soldo.
Foi á commissão de petições.
3:' — Vinte e oito requerimentos dos officiaes do regimento de lanceiros da rainha, no mesmo sentido que os antecedentes. Foi á mesma commissão.
EXPEDIENTE
A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS
1.*—Espero que o governo, pelo minislerio dos negócios da marinha e ullramar, haja de satisfazer aos requerimentos por mim apresentados nas sessões de 29 de fevereiro, 1 de março, 20 de abril, 9 e 10 de maio do corrente, e que se acham publicados nos Diários de Lisboa n.09 49, 50, 92, 107 e 108; e declaro que só dois d'elles foram satisfeitos, e constam dos Diários de Lisboa n.° 49 e n.° 107. = Bernardo Francisco de Abranches, depulado pela ilha de S. Thomé. • 2."—Requeiro que o governo, pelo ministério da marinha e ultramar, haja de tomar na devida consideração Iodas as indicações e propostas por mim apresentadas nas sessões de 4 e 5 de março, c 18 e 25 de junho do corrente, e se acham publicadas no Diário de Lisboa n.°* 53, 54, 137 e 143. = Bernardo Francisco de Abranches, deputado pela ilha deS. Thomé.
3."—Renovo o requerimento que fiz pelo ministério da justiça, pedindo por copia o processo instaurado em Arganil, relativo ao chamado Ferreiro da,Várzea. ¦= Henriques Secco.
4."—A commissão do ullramar precisa que se renove o