O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

134 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

N'este caso direi com a musa antiga «cumpram-se os fados» e que o que está escripto se realise.

E se tendes de ser arrastados, por essa fascinação que deslumbra os que vão correndo para uma perda certe, ide todos, muito embora por culpa vossa, mas fique ao menos lavrado o protesto dos que não estão dispostos a acompanhar-vos nem a seguir-vos!

Quereis approvar a eleição da Madeira!? Approvai-a em boa hora!

Podeis validar estes diplomas com a vossa votação; podeis com ella cobril-os;
estaes no vosso direito.

Mas como muito bem disse o sr. Emygdio Navarro, para que as maiorias tenham verdadeira força, é necessario que lá fóra contem com a força do paiz.

Ha muitos srs. deputados, que estiveram em parlamentos quasi unanimes como vós, emquanto que a nação os repellia, e essas ficticias unanimidades apenas se assimilhavam ao grupo de pobres naufragos perdidos em fragil jangada no meio do vasto Oceano, prestes a subvertel-o!

Tendes o exemplo da historia.

Grandes maiorias ostentava no seu parlamento o ministerio Polignac, e comtudo Polignac caíu e com elle Carlos X; grandes maiorias tinha a apoial-o Guizot, e comtudo Guizot caíu e com elle Luiz Philippe. Grandes maiorias tinha Emilio Olivier no corpo legislativo, e comtudo Emilio Olivier um dia teve que partir para o exilio, deixando Napoleão amaldiçoado pela França mutilada. Grandes maiorias, quasi unanimidades, teve sempre Izabel II, e comtudo os Narvaez e os Gonzales Bravo levaram-na a perder a corôa na ponte de Alcolea!

Poderia continuar n'estas recordações historicas que deixo á vossa consideração. Attentae n'ellas se podeis e se ainda é tempo; mas se já for tarde, segui a vossa má estrella e votae conforme quiserdes. Eu sigo o meu caminho, e subindo a esta tribuna cumpri com o meu dever.

Vós fazei a vossa vontade, que o paiz nos julgará a todos. (Apoiados.)
Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem.

Redactor = S. Rego.