O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 9

SESSÃO DE 6 DE JULHO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Approvada a acta, são introduzidos na sala e prestam juramento os srs. Campos Henriques, conde de Paçô Vieira, Malheiro Reymão, Albano de Mello, João Antonio de Sepulveda e Alvaro Castellões. - Dá-se conta do expediente.- Declaração e explicações do sr. presidente, relativas ao modo como interpreta e tenciona applicar o artigo 104.º do regimento.- Apresento seis propostas de lei o sr. ministro das obras publicas, e sete o sr. ministro da guerra. - Manda para a mesa uma representação da associação auxiliadora dos fabricantes de pão o sr. Marianno de Carvalho, que, a proposito, dirige uma pergunta ao sr. ministro das obras publicas. Conclue, declarando que, não estando presente o sr. ministro dos negocios estrangeiros, reserva para outra occasião o que tinha a dizer-lhe.-Resposta do sr. ministro das obras publicos.- Apresenta um parecer da commissão de marinha o sr. Kendall - É introduzido na sala e presta juramento o sr. Tavares Festas. - Manda para a mesa uma representação e dois requerimentos o sr. Luciano Monteiro - O sr. Teixeira de Sousa, depois de enviar para a mesa um aviso previo e quatro requerimentos, fez diversas considerações em referencia a marcha politica do governo. - Os srs. Catanho, Baracho, Moncada e Queiroz Ribeiro apresentam avisos previos - O sr. Baracho apresenta tres requerimentos e o sr. Avellar Machado igualmente tres.

Na ordem do dia entra em discussão o projecto de resposta ao discurso da corôa.-Usa da palavra em primeiro logar o sr. Franco Castello Branco, que declara votar o projecto como um cumprimento ao chefe do estado, sem todavia acceitar as doutrinas e afirmações que n'elle se contém. E faz em seguida a critica de diversos factos ocorridos nas ultimas eleições de deputados.- Responde-lhe o sr. presidente do conselho. Vota-se o projecto.- O sr. ministro da fazenda, referindo-se a um requerimento do sr. Luciano Monteiro, declara que no primeiro Diario do governo será publicado o contrato Gualdamina, a que se referia aquelle requerimento. - Agradecimento do sr. Luciano Monteiro. - É encerrada a sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e cincoenta minutos da tarde.

Presentes á chamada, 63 srs. deputados. São os seguintes: - Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alfredo Carlos Le-Cocq, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Simões dos Reis, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde do Alto Mearim, Eduardo José Coelho, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Abel da Silva Fonseca, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Correia de Barros, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira de Almeida, José da Cruz Caldeira, José Frederico Laranjo, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Joaquim da Silva Amado, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Barbosa de Magalhães, José Maria Pereira de Lima, Libanio, Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Pinto de Almeida, Marianno Cyrillo de Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sebastião de Sousa Dantas Baracho, Sertorio do Monte Pereira, Visconde da Ribeira Brava e Visconde de Silves.

Entraram durante a sessão os srs.: - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Alvaro de Castellões, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Conde de Paçô Vieira, Francisco Felisberto Dias Costa, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressano Garcia, Henrique da Cunha Matos de Mendia, João Antonio de Sepulveda, José Dias Ferreira, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Malheiro Reymão, Luiz José Dias, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Telles de Vasconcellos e Visconde de Melicio.

Não compareceram á sessão os srs.: - Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Conde de Burnay, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, José Estevão de Moraes Sarmento e Leopoldo José de Oliveira Mourão.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Estão nos corredores da camara os srs. deputados Campos Henriques, Albano de Mello, conde de Paçô Vieira, Malheiro Reymão, João Antonio de Sepulveda e Alvaro de Castellões, que vem prestar juramento.

Convido os srs. deputados Luciano Monteiro e Queiroz Ribeiro a introduzil-os na sala.

Foram introduzidos, prestaram juramento e tomaram assento.

EXPEDIENTE

Officios

Da camara dos dignos pares do reino, remettendo os seguintes projectos de lei da camara dos senhores deputados e que caducaram n'aquella camara:

N.° 13 - Concedendo uma pensão de 540$000 réis a D. Elvira Aurora Faria de Lima Nunes.

9 9