O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 9

SESSÃO DE 27 DE JANEIRO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Eduardo José Coelho

Secretarios - os exmos. srs.

Joaquim Paes de Abranches
Frederico Alexandrino Garcia Ramires

SUMMARIO

Lida e approvada a acta, dá-se conta do expediente. = Participa-se a constituição das commissões de administração publica, de saúde publica, da recrutamento e de instrucção primaria e secundaria. - Os srs. Antonio Cabral e ministro das obras publicas trocam explicações sobre obras no districto de Braga. - O sr. Luciano Monteiro interroga o sr. ministro da fazenda, que responde, sobre as obrigações do primeiro grau do caminho de ferro do norte e leste. - O sr. Oliveira Matos faz considerações sobre a circumscripção hydraulica, e apresenta um projecto de lei.- O sr. ministro das obras publicas responde - Apresentam requerimentos e projectos de lei os srs Avellar Machado, Abreu Castello Branco, Francisco Machado, Frederico Ramires, Alexandre Cabral. Mazziotti e Teixeira de Sousa, que tambem justifica as faltas do sr. Ferreira de Almeida. - Fazem avisos previos os srs. Franco Frazão e José Pessanha.

Na ordem do dia entra em discussão o projecto de lei n.º 40 (conversão), que se resolve, por indicação do sr. ministro da fazenda e indicação e indicação de Sr. Elvino de Brito, que volte de novo á commissão. = Levanta-se um incidente sobre a interpretação regimental do artigo 148.°, em que tomam parte os srs. Dantas Baracho, Luciano Monteiro e Avellar Machado - O sr. Frederico Ramires apresenta o parecer ás emendas do projecto de lei n.º 57 (reorganisação do tribunal de contas).

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde. Presentes, 19 srs. deputados.

Segunda chamada e abertura da sessão - Ás tres horas. Presentes, 73 srs. deputados. São os seguintes: - Abel da Silva, Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alexandre Ferreira Cabral Paes, do Amoral, Alfredo Carlos Le-Cocq, Alfredo Cesar de Oliveira, Alvaro de Castellões, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio dos Reis, Antonio Teixeira de Sousa, Arnaldo Quedes Rebello, Augusto Cesar Claro da Ricos, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde da Serra de Tourega, Conde de Silves, Eduardo José Coelho, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco João Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Frederico Ressano Garcia, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho de Meneses, João Joaquim Izidro dos Reis, João Lobo de Santiago Gouveia, João de Mello Pereira Sampaio, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, Joaquim Simões Ferreira, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Augusto Correia de Barros, José Benedicto de Almeida Pessanha João Capello Franco Frazão, José da Cruz Caldeira, José Eduardo Simões Baião, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Frederico Laranjo, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Joaquim da Silva Amado, José Luiz Ferreira Freire, José Malheiro Reymão, José Maria de Oliveira Matos,
José Mathias Nunes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Fischer Borquó Poças Falcão, Manuel Antonio Moreira Junior, Manuel Tellos de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sebastião do Sousa Dantas Baracho, Sertorio do Montes Pereira, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os ses. - Antonio Eduardo Villaça, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Conde do Alto Mearim, Conde de Burnay, Elvino José de Sousa a Brito, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima. Joaquim José Pimenta Tello, José Dias Ferreira, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Pereira de Lima, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz José Dias, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro e Manuel Affonso de Espregueira.

Não compareceram á sessão os srs. - Albano de Mello Ribeiro Pinto, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto de Campos Henriques, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Eusebio David Simões da Silva, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Silveira Vianna, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Candido da Silva, João Antonio de Sepulveda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Monteiro Vieira de Castro, João Pinto Rodrigues dos Santos, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Bento Ferreira de Almeida, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Maria Barbosa de Magalhães, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Libanio Antonio Fialho Gomes, Manuel Pinto de Almeida e Marianno Cyrillo de Carvalho.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Da camara dos dignos pares do reino, acompanhando a proposição de lei que concede ás irmão missionarias de Maria a igreja e parte de convento de Nossa Senhora da Piedade ou dos Remedios, da cidade de Braga, e á camara municipal da mesma cidade a parte restante da cêrca e convento.

Para a secretaria.