O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

a situação a que chegou este genero do alimentação, porque o agio melhora e o preço da carne sobe.

Resta o açambarcamento o esse combate-se por medidas que, remodelando o mercado central de gados, criem talhos municipaes, do modo que o abastecimento se faça directamente e por pagamento immediato.

Desde que o criador de gado, o pequeno agricultor tenha a certeza de que a Camara lhe compra e paga toda a carne, deixa do estar na mão doa açambarcadores.

O Sr. Presidente: - Previno o orador de que faltam cinco minutos para se passar á ordem do dia.

O Orador: - Vae contrahir as suas considerações de modo a que ellas caibam nosso espaço de tempo.

É necessario que se dê á população do Lisboa carne em quantidade sufficiente u a preço conveniente para que não se dê o depauperamento que se vão accentuando, manifestando-se até no campo moral.

Percorrendo um mappa estatistico do consumo da carne nas differentes cidades da Europa, vê-se que Lisboa é a que menos carne consome, sendo este o motivo por que a tuberculoso ligara lugubremente em primeiro plano no quadro da mortalidade da capital.

Varios alvitres deseja elle, orador, apresentar. Um d'estes é o desaparecimento do imposto do consumo.

Na impossibilidade, porem, do conseguir que este seu alvitre seja adoptado, lembra o de se aproveitarem, a exemplo do que faz a Allemanha, todas as carnes tuberculosa, esterilizando-as, sem lhe diminuir as suas condições alimenticias e vendendo-as a um preço baratissimo ás classes pobres, ou ainda como faz a Belgica, a França e outros paises, o do se usarem as carnes das raças cavallar, assina o muar, cujo valor nutritivo se approxima muito da carne bovina.

Assim, por esta forma, combatendo o açambarcamento e lançando mão da carne esterilizada ou das outras carnes a que se referiu, resolver-se-ha o problema sem drenagem de ouro o com vantagem para a agricultura.

(O discurso será publicaria na integra guando S. Exa. restituir as notas tachygraphicas).

O Sr. Presidente: - Constando que está, nos corredores da Camara para prestar juramento, o Sr. Deputado Tavares Festas, convido os Srs. Fialho Gomes e José de Alpoim a introduzirem S. Exa. na sala.

Foi introduzido na aula, prestou juramento, e tomou assunto.

O Sr. Presidente: - Deu a hora de se passar á ordem do dia. Os Sm. Deputados que tenham papeis a mandar para a mesa podem fazê-lo.

O Sr. Reis Torgal: - Mando para a mesa uma proposta do renovação de iniciativa do projecto n.° 48, apresentado em Sessão de 11 de maio do 1900, auctorizando o Governo a contar para os effeitos da promoção, no acto da reforma, a antiguidade no posto de tenente desde 28 de dezembro de 1876, ao capitão do exercito da Africa Oriental Francisco José Diniz.

O Sr. Lima Duque: - Mando para a mesa a seguinte

Nota de Interpellação

Desejo interpellar o Sr. Ministro da Guerra sobre as disposições da lei e regulamento dos serviços do recrutamento ultimamente publicados, - O Deputado, Lima Duque.

Mandou-se expedir.

O Sr. Marianno Prezado: - Apresento uma proposta da renovação do iniciativa do projecto de lei n.° 68-A, de 1900, que confere ao general do brigada do quadro auxiliar do exercito, Augusto Cesar Justino Teixeira, o direito á reforma nos termos da lei de 26 de julho de 1899.

Ficou para segunda leitura.

O Sr. Francisco José Machado: - Mando para a muna os seguintes

Requerimentos

Requeiro que, pelo Ministerio da Marinha, me suja enviada copia do boletim do ex-governador geral de Moçambique, no anno de 1900, em que dava conta dos serviços prestados durante o seu governo pelos funccionarios que mais se distinguiram.

Roqueiro que mo soja enviado o relatorio official da provincia de Moçambique, de outubro do 1900, onde vem publicada a allocação do governador ao entregar o governo da provincia e apreciados devidamente ou serviços prestados por alguns officiaes e força da expedição. - F. J. Machado.

Roqueiro que, pelo Ministerio de Guerra, seja enviada a esta Camara, copia da circular da l.ª divisão militar, dando ordem a todas as praças da Guarda Fiscal para ficarem inteiramente subordinadas á Inspecção Geral dos Impostos. - F. J. Machado.

Requeiro que, pelo Ministerio da Guerra, mo seja enviada copia do relatorio do commandante da expedição a Moçambique em março de 1900, e bem assim copia do relatorio do tenente do artilharia, Roberto da Cunha Baptista, que serviu de chefe de estado maior da columna na fronteira do Transvaal, na occasião de serem internados e desarmados no nosso territorio 2:000 boers, e que se acha junto ao primeiro.

Copia do telegramma que o Sr. Ministro da Marinha enviou ao governador do Moçambique em fins de setembro de 1900, elogiando o procedimento das tropas da expedição. - Francisco Machado.

andaram-se expedir.

O Sr. Francisco de Medeiros: - Apresento o seguinte

Aviso previo

Em additamento á nota de aviso previo apresentada por mim na sessão de 23 do corrente mês, declaro que, nos termos das disposições regimentaes ali invocadas, desejo fazer algumas perguntas ao Sr. Ministro das Obras Publicas, não só acerca dos regulamentos mencionados naquella nota, como tambem sobre o seguimento do officio do corretor de 10 do outubro de 1901, assim como acêrca dos respectivos decretos da mesma data, que approvaram esto requerimento e aquelles regulamentos.

Sala das sessões, 25 de janeiro do 1902. = O Deputado, Francisco José de Medeiros.

Mandou-se expedir.

O Sr. Fuschini: - Mando para a mesa os seguintes

Avisos previos

Não me tendo a Camara concedido licença para usar da palavra com urgencia sobre o seguinte assumpto, peço a V. Exa., Sr. Presidente, a fineza de communicar a S. Exa. o Ministro da Fazenda esto aviso previo.

Desejo perguntar ao Sr. Ministro da Fazenda, se elle, ou o Sr. Director Geral da Contabilidade Publica, Pereira Carrilho, agente privativo do mesmo Ministro ao estrangeiro, como se deprehende da resposta a este respeito dada na Camara dos Pares por S. Exa. o Sr. Presidente do Conselho ao Digno Par Dantas Baracho, offereceram ou admittiram o principio da consignação especial dos rendimentos das alfandegas nacionaes para a divida externa, em completa contradicção com as dignas o justas declarações officiaes feitas, e mais do uniu vez repetidas, pelo illustre chefe do partido regenerador e actual chufe do Governo, o Sr. Hintze Ribeiro.