O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

actualmente, que é haver repetidas baixas ao hospital, certamente devidas á accumulação de soldados e ás más condições de hygiene.

Não venha o Sr. Ministro da Guerra dizer-me que ha falta de meios, porque nesse caso direi que S. Exa. poderá alcançar rendimentos para fazer face a essas despesas, alienando parte dos terrenos do quartel da Graça e aproveitando convenientemente o convento de Sant'Anna, que está nas melhores condições para tal fim. (Apoiados de alguns Srs. Deputados por Coimbra).

O Governo obterá, da alienação dos terrenos do quartel da Graça, receita para transformar convenientemente o Convento de SantAnna em magnificas accomodações, para ali se poderem aquartelar os soldados.

Não quero, Sr. Presidente, fatigar a attenção da Camara, e por isso mando para a mesa a representação, pedindo a V. Exa. se digne consultar a Camara sobre se permitte que ella seja publicada no Diario do Governo, visto que está escripta em termos perfeitamente convenientes.

Mas, já que estou com a palavra, não quero deixar, no cumprimento do meu dever, de chamar a attenção do Governo para um outro ponto importante.

Sr. Presidente: entendo que a coherencia dos homens publicos é um dever que se impõe. (Apoiados).

Acho que quasi todos os politicos adoecem um pouco de falta de coherencia, e que, quasi todos, quando occupam os legares da opposição, sustentam uma opinião, e quando passam para o lado da maioria - sustentam logo o contrario! (Apartes).

Muito desejaria que o meu exemplo aproveitasse aos illustres Deputados da opposição.

Pela coherencia que quero manter, e por ter, quando estava na opposição, tratado de um assumpto que sempre julguei importante, vou agora tambem referir-me ao mesmo assumpto.

, portanto, em nome da coherencia, que mando para a mesa uma representação da Associação Commercial do Beato, que vem reclamar contra a nova linha de circumvallação.

O Sr. Ministro da Fazenda transacto não resolveu, como se sabe, a questão, e eu, quando me sentava nas cadeiras da opposiçâo, mais de uma vez pedi e reclamei a resolução do assumpto.

É por isso que hoje sigo o mesmo caminho, e a mesma orientação. (Apoiados).

A Associação Commercial do Beato foi uma das que mais se envolveu na campanha contra a nova circumvallação, e nesta representação, que hoje apresento, dizem os signatarios que já estão fartos de ver os homens publicos faltarem a todas as suas promessas e revirarem as suas opiniões.

Todavia, eu estou convencido de que o meu partido, e o Governo que d'elle saiu, hão de cumprir o seu dever. (Apoiados).

Já o Sr. Ministro da Fazenda nomeou uma commissão para estudar o assumpto e propor o que for mais justo, afim de habilitar o Governo a poder resolver com justiça o inadiavel assumpto.

Os habitantes da circumvallação teem justificada razão nas suas reclamações, até porque o augmento da receita proveniente do alargamento da area da cidade é completamente absorvido pela despesa a fazer com a fiscalização do imposto de consumo, a que esses pobres habitantes estão agora sujeitos.

Portanto, eu seria incoherente, e não mereceria nem um apoiado dos meus amigos e dos meus adversarios, se não viesse neste momento continuar a fazer-me echo, nesta casa do Parlamento, das justas reclamações d'esses habitantes.

Só desejo que justiça seja feita.

Não está presente o nobre Ministro da Fazenda, mas está muito bem representado o Governo e está presente o Sr. Ministro da Marinha, que defendeu nesta casa do Parlamento a justiça das reclamações dos habitantes da circumvallação e por isso espero que S. Exa. não falhará ao cumprimento dos seus deveres, e continuará a pugnar por essas reclamações.

É necessario que nem todos os homens publicos sejam envolvidos na mesma accusação da opinião publica - a sua incoherencia.

Contra esse apodo protesto eu solemnemente; e pela minha parte, sem quebra de disciplina, esteja ao lado do Governo, ou esteja nas bancadas da opposição, continuarei formulando as reclamações com a mesma energia, esperando que o meu partido cumpra as promessas feitas. Eu ainda sou d'aquelles que pensam - e os factos o provarão - que sempre existe alguma differença entre os que se sentam agora n'aquellas cadeiras e os que se sentavam ha mezes. (Apoiados).

(Vozes: - Muito bem).

(O orador não reviu).

Leu-se na mesa a seguinte

Proposta de accummulação

Senhores. - Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do Primeiro Acto Addicional á Carta Constitucional da Monarchia, o Governo de Sua Majestade pede á Camara permissão para que possa accummular, querendo, o exercicio das suas funcções legislativas com as do seu emprego ou commissões dependentes do Ministerio das Obras Publicas, Commercio e Industria o Sr. Deputado Jorge Guedes Gavicho.

Secretaria de Estado dos Negocios das Obras Publicas, Commercio e Industria, em 27 de abril de 1905. = D. João de Alarcão.

Foi approvada.

O Sr. Presidente: - Vae ler-se, para se votar, a seguinte

Proposta

Em nome da commissão de fazenda e de conformidade com a disposição do artigo 85.° do regimento, proponho que seja aggregado á referida commissão o Sr. Deputado Oliveira Mattos. = José Cabral Correia do Amaral.

Foi approvada.

E, em seguida, consultada a Camara sobre se permitte a publicação no "Diario do Governo" da representação da Associação Commercial de Coimbra, sendo auctorizada a publicação.

O Sr. Ministro da Guerra (Sebastião Telles): - Sr. Presidente: vou responder em breves palavras ás considerações que o illustre Deputado Sr. Oliveira Mattos acaba de fazer.

Referiu-se S. Exa. á representação da Associação Commercial de Coimbra sobre assumptos militares.

Sempre que se pensa em fazer modificação nas organizações militares, ha sempre tambem receios, por parte das diffirentes localidades, de serem prejudicadas com a mudança de quarteis.

Reconheço quanto a permanencia de um corpo numa localidade influe na sua situação economica e, por esse facto, attendo sempre, tanto quanto possivel, a essa circumstancia.

Relativamente a Coimbra pode S. Exa. estar certo de que farei quanto puder no sentido de attender á sua representação.

Pelo que se refere á circumvallação, como está presente o Sr. Ministro da Marinha, que é ao mesmo tempo Deputado por Lisboa e que com todo o empenho se tem oc-