O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

9.ª SESSÃO

EM 15 DE MARÇO DE 1910

SUMMARIO. - Approvada a acta e lido o expediente, o Sr. Zeferino Candido manifesta o desejo de falar na presença do Sr. Ministro da Marinha, que não está presente. - O Sr. Estevam de Vasconcellos occupa-se de uma escola criada pela Camara Municipal de Lagos e apresenta um projecto de lei de protecção aos operários. - O Sr. Antonio Cabral participa que lançou na caixa das petições um requerimento. - O Sr. Almeida d'Eça apresenta um projecto de lei para que se cunhe moeda de prata commemorativa do centenário de Herculano, que é approvado, associando-se os Srs. Ministro da Justiça, Moreira de Almeida, João de Menezes e Zeferino Candido, e impugnando-o o Sr. Rodrigues Nogueira, que deseja que de preferencia se conceda a quantia necessaria para as festas commemorativas. - O Sr. Schwalbach participa o fallecimento do actor João Rosa, propondo um voto de sentimento, que é approvado, associando-se á manifestação de pesar os Srs. Ministro da Justiça e Augusto de Castro. - O Sr. Araujo Lima participa a constituição da commissão do bill. - O Sr. Queiroz Velloso apresenta um aviso previo. - Requerem documentos os Srs. Nunes da Silva e Pereira Cardoso.

Na primeira parte da ordem do dia continua a discussão da portaria de 12 de fevereiro de 1910, ácerca do Sr. Bispo de Beja, sendo antecedentemente rejeitada uma nota de assunto urgente, apresentada pelo. Sr. Affonso Costa, relativamente á reclamação da firma W. Hinton & Sons, da Madeira. - Sobre a portaria usa da palavra este Sr. Deputado, procedendo-se á votação das respectivas moções logo que termina as suas considerações.

Na segunda parte da ordem do dia elegem-se as commissões de iristrucção publica superior e especial, de instrucção primaria e secundaria, dos estrangeiros e de pescarias. Por ultimo os Srs. Ministro dos Estrangeiros e Affonso Costa trocam considerações relativas á referida reclamação da firma Hinton. As G horas e 40 minutos da tarde encerra-se a sessão, marcando-se a immediata para o dia seguinte, 16.