O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(116)

Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara em 12 de Janeiro de 1828 - lllustrissimo e Excellentissimo Senhor Carlos Honorio de Gouvêa Durão - Antonio Vicente de Carvalho e Sousa, Deputado Secretario.

Para o Ministro das Justiças.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tendo a Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza approvado em Sessão de hontem a Proposição da sua Commissão especial encarregada de proceder no exame determinado no Artigo 139 da Carla, que junto por copia conforme, sobre se pedirem ao Governo, com a maior brevidade possível, ai informações constantes da mesma Proposição, assim tenho a honra de communicar a V. Exca. para haver de ser satisfeita.

Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara em 18 de Janeiro de 1828. - Ilustrissimo e Excellentissimo Senhor José Freire d'Andrade - Antonio Vicente de Carvalho e Sousa, Deputado Secretario.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Foi presente á Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza o Officio de V. Exca. datado de 8 do corrente, em que participa não ter sido recebido nesse Ministerio o desta Camara de 30 de Março ultimo, que pedia informações a respeito dá divisão do Territorio; e passando-se ao exame necessario sobre tal objecto, achou-se registado no Livro respectivo o Officio da copia inclusa, que tenho a honra de remetter a V. Exca.

Deos guarde a V. Exca. Palacio da Camara em 14 de Janeiro de 1828. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor José Freire d'Andrade - Antonio Vicente de Carvalho e Sousa, Deputado Secretario.

ERRATAS.

Pag. 23 col. 1.ª lin. 30 litografiarem = leia-se = litographarem

ibidem lin. 35 litografiado = leia-se = litographado = e do mesmo modo em
todos os mais lugares, em que se acharam estas palavras, assim escriptas
Pag. 39 col. 1.ª lin. 38. arruinar-me = leia-se = arruinar-se

SESSÃO DE 15 DE JANEIRO.

Ás 9 horas e meia da manhã fez a chamada o Senhor Deputado Secretario Parva Pereira, e se acharão presentes 96 Senhores Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão, 18, a saber: os Senhores Rodrigues de Macedo - Pereira Ferraz - Leite Lobo - Xavier da Silva - Santos - Costa Rebello - Sousa Queiroga - Ferreira de Moura - Sousa Cardoso - Azevedo Loureiro - Rocha Couto - Braklaini - Pimenta d'Aguiar - Soares Castello Branco - todos com causa; e sem dia os Senhores Soares d'Azevedo - Cordeiro - Mello Freire - e Visconde de S. Gil de Perre.

Disse então o Senhor Presidente que citava aberta a Sessão; e lida pelo Senhor Deputado Secretario Carvalho e Sousa a Acta da Sessão antecedente, sendo posta á votação, foi approvada.

Logo dêo conta o Senhor Deputado Secretario Paiva Pereira de um Officio do Ministro e Secretario d'Estado dos Negócios Estrangeiros em data de 12 do corrente, em que faz saber que nenhuns esclarecimentos pode dar aquelle Ministerio, relativos á Divisão do Territorio. Ficou a Camara inteirada. - De outro Officio do Secretario da Camara dos Dignos Pares, Marquez de Tancos, remettendo 132 exemplarem das seguintes, peças:

Mensagem da Camara dos Dignos Pares Serenissimo Senhor Infante D. Miguel pelo fausto motivo dos seus Esponsaes.

Serenissimo Senhor. - Todo este Reino conta entre os Successos mais venturosos, de que se reconhece devedor á Divina Providencia, o Contracto de Espontes celebrado entre s Rainha Fidelíssima a Senhora D. Maria II, e a Augusta Pessoa de Vossa Alteza. Nelle vê guardadas as Leis veneráveis da Monarchia, e perpetuada a Real Authoridade na Família Soberana de Bragança, que tem sido, por séculos, o objecto constante das suas esperanças, e do seu agradecimento; e nelle prevê desde já assegurada a Successão do Throno, e com a Successão do Throno a paz, os prosperidade no regimento interior, a boa amizade e consideração da parte dos Povos estranhos. A Camara dos Pares ao receber a noticia deste faustissimo acontecimento, que Sua Alteza a Serenissima Senhora Infanta Regente se Dignou de lhe mandar participar, teve por satisfeitos cabalmente os seus desejos; e sem demora se determinou a enviar, por occasião tão feliz, á Augusta Presença de Vossa Alteza rendidas e fieis protestações de alegria respeitosa, e de profundo reconhecimento. Supplica com submissão, e espera do Real animo de Vossa Alteza, que lhe sejão acceitas, como nascidas do puro Patriotismo, do amor, e firme lealdade aos seus Príncipes, em que a Camara se preza de seguir sem desvio o exemplo de honrados. Deos guarde, e dilate a preciosa vida de V. Alteza, como todos os Portuguezes desejamos, e havemos mister. Lisboa Palacio da Camara dos Pares 29 do Novembro de 1826. - Duque do Cadaval - Cardeal Patriarcha - Marquez do Lavradio - Marquez d'Alegrete - Marquez do Louriçal - Marquez de Torres Novas - Marquez de Borba - Marquez de Bellas - Marquez de Vallada - Marquez de Vagos - - Marquez de Pombal - Marquez Monteiro Mór - Arcebispo Bispo d'Elvas - Conde d'Obidos - Conde de S. Miguel - Conde de Lumiares - Conde de Almada - Conde de Villa Real - Conde da Ponte - Conde da Ega, Antão - Conde da Figueira - Conde de Paraty - Conde de Cêa - Conde de Sampaio, Antonio - Conde d'Anadia - Marquez de Vianna - Conde de Carvalhaes - Conde da Cunha - Conde de Linhares - Bispo de Coimbra, Conde d'Arganil
— Conde do Rio Pardo - Bispo de Castello Branco - Bispo de Pinhel - Bispo do Porto Bispo de Vizeu - Conde de Villa Flor - Bispo do Algarve - Marquez de Tancos - Conde das Galvêas.