O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

sem os editaeSj e que f«*z aCommissão? não os affi-xou, não deu tal conhecimento aos habitantes de Reguengos, e aqui temos os habitantes de Reguen/-gos pensando pelo despacho do Governador Civil que a eleição se fazia alli, e não tendo noticia alguma de qne estava derogado aquelle despacho. Não o souberam, e ainda que o soubessem, a Camará; não podia impor a pena de perdiinento do exercício dos direitos políticos, visto que a convocação linha sido illegal? se elíes comparecessem tinham um representante no Collegio eleitoral, mas não compareceram, porque não tinham obrigação de comparecer por ordem illegal; não compareceram porque não souberam que se.pretendia fazer esse ajuntamento em JMonsaráz para ahi se proceder ao acto eleitoral.

Sr. Presidente, a necessidade da mudança da eleição de Regutíngos para Monsaraz pareceu á illustre Commissão justificável pela impossibilidade de se fazer legalmente em Reguen-g.-s a eleição ; mas eu eslow convencido de que este molivo não existiu , e que foi um facto arbitrário, sem molivo algum considerável ale'm de ser praticado com infracção da Lei aquelle que mudou o (oral. de Regueng- -s- para Monsaraz. Que e' o que se allega? Que os povos de Reguengos esta vá t» degassocegados, em um estado tumultuado , que tinha havido assuadas e tiros ! Certamente que se allega que linha havido assuadas e tiros para inculpar os socegados habitantes de Reguengos .... não houve assuadas, não houve tumultos ; foram dons homens que qirz-ram promover o tumulto, que qmzoram alterar a tra^qn llidade publica; foram dons homens, um que promoveu», outro que atirou dous tiros ao povo IranquiMo e soce-gado , ferindo um dos habitantes, sendo os outros obrigados a reti/arem-so para suas casas com medo de serem assassinados. Ora, Sr. Presidente, este e' o facto, facto de que ninguém pôde duvidar, porque está consignado no processo judicial, estes dous homens estão pronunciados por çste facto, e de*te processo judicial consta que os habitantes de Reguengos em logjr de fazerem assuadas e tumultos estavam Iranquillos ,. e que a sua tranquillidade e' que se queria a!t< rar , e de propósito para fins eleito-,raes; foram dous homens criminosos contra u ma população pacifica: e eu, Sr. Presidente, tenho muitas vezes ouvido dizer e tenho lido, que quando muitos homens premeditadamente atacam um ou dons — ha as&uadtt— mas quando dous atacam'muitos Iranquillos , e' a primeira vez que lenho ouvido dizer, que seja assuada ! . . .. ( sfpoiados.)

Sr. Presidente, o meu dever de Deputado eleito me obriga a diz.-r aquillo de que estou convencido, v di-ío-hei com aquella circumspecçào que costumo; porque sempre e agora não desejo offender os senti.-atentos de pessoa alguma , ainda que eu seja diffe-, rente em opinião.

Sr. Presidente, eu entendo, que este caso de Re-guengos e mais um exemplo dos muitos esforços que se fizeram em lodo este paiz para conduzir as eleições a uni corto sentido. (Apoiados.)

U-rn iliustre Deputado que eu muito respeito, disse— que nós não podemos como Junta preparatória conhecer mais do que daquilio que constava das aclas eleitoraes ; disse, que era verdade que nós éramos juizes , e juizes que não estamos adstrictos ás fornias legaes — nesle ponto concordo plen amen-

te com o illustre Deputado; mas accrescentou,—— que nós como J&nta- preparatória se víssemos nos documentos algum atLentado contra a liberdade das eleições, algum crime punido mesmo pelas Leis,

J_I*i-«

nada disso nos devia importar, porque raâo. podíamos tractar senão do objecta da eleição — creio que foi isio o qtie disse o illustre Deputado eleito pelo AlfiíDtej^, que eu muito respeito..... (OSr./. M. Granrfe:—Eu ? nãodisse.) Eu tinha entendido que o illustre Deputado tinha di!o isto. ..e.

O Sr. .7. jfâ'. Grande:—Sé me dá licença eu* ractifico.

O Orador: — Faz-me muito fawr.

O Sr. J. M. Grande:—Eu disse que a esta Júri» ta Preparatória não pertencia mandar processar nm-guenr, porque quando houvessem abusvs e violências, lá eslava o Mmisteiio Publico a quenj competia fazei o. Isto é o que eu disse, e inroec o testemunho de ioda a Camará» (Apoiados)